segunda-feira, 22 de outubro de 2018

ANDORINHA: SECRETARIA DE SAÚDE DE ANDORINHA ESTÁ REALIZANDO CADASTRO PARA PACIENTES QUE NECESSITAM REALIZAR CIRURGIA DE CATARATA


A Secretaria de Saúde de Andorinha está realizado cadastro de pacientes do município que precisam fazer cirurgia de catarata. Os interessados devem levar cópia do RG, cartão do SUS e comprovante de residência (legíveis).

Depois de realizar o cadastro, o paciente diagnosticado com a patologia ocular de catarata deverá aguardar o contato do setor responsável. O cadastramento será feito de segunda a sexta-feira, na Central de Marcação de Exames, localizado na Rua Princesa Isabel, no horário de 08h às 14h.

As cirurgias devem acontecer no mês de dezembro em Senhor Bonfim, e serão realizadas pela clínica Oftalmodiagnóstico. O tempo da cirurgia de catarata varia de pessoa a pessoa, mas em geral dura em média 20 minutos.

Como é realizada


A técnica atual é a cirurgia combinada com laser e facoemulsificação. O laser faz as incisões e ruptura da catarata e a facoemulsificação faz a remoção da catarata.

São feitas incisões menores de 3,5mm com um laser nos olhos. É inserida através dessa ruptura uma espécie de cânula no globo ocular, ligada a um equipamento ultrassônico que aspira dilui a catarata.
Em seguida, é implantada uma lente intraocular através da incisão. Esta lente varia de pessoa a pessoa, pois além do grau existem lentes monofocais e multifocais. Quem decidirá qual a melhor lente será o médico juntamente com o paciente.

Em todo o procedimento o paciente fica deitado e é utilizado um microscópio para a visualização da cirurgia.

Após a cirurgia de catarata, o olho operado terá um curativo que pode ser feito com gaze, tampão de acrílico ou óculos escuros, dependendo da técnica utilizada. Serão receitados colírios por um período.

Por ser feito com uma técnica segura, a cirurgia de catarata pode ser realizada centros especializados, não necessitando de internação. O paciente tem alta logo após o procedimento, podendo voltar para sua casa.

Tanto o procedimento, sua técnica e as lentes intraoculares são de amplo conhecimento dos oftalmologistas aptos a realizar a cirurgia de catarata.

Ascom - Andorinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.