segunda-feira, 29 de outubro de 2018

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE: RÉGUA DE COBRANÇA E OS SEUS BENEFÍCIOS PARA DIMINUIR A INADIMPLÊNCIA DE SUA EMPRESA


A inadimplência anda tirando o sono de muitos empresários. Sempre foi uma problemática, porém, atualmente, está sendo um desafio grande manter o seu índice baixo. Para o financeiro e todo o planejamento empresário, contar com um dinheiro que não irá receber é bastante prejudicial para a continuidade do negócio. Para amenizar tal situação, as empresas devem adotar algumas medidas em benefício próprio.

Algumas dessas medidas são: Organizar-se no mapeamento do processo de recebimentos; Acompanhamento diário dos recebíveis; dar descontos a vistas para incentivo dessa modalidade; adotar vendas a prazo por meio de cartão de crédito; adotar a régua de cobrança; dentre outras.

Para as dúvidas dos leitores, no artigo de hoje, focaremos na régua de cobrança. Essa é uma ferramenta que tem como objetivo diminuir o índice de inadimplência, através da criação de uma sistemática de cobrança com tempos certos, definidos e padronizados para sua empresa. Isso ajudará a notificar aos seus clientes sobre os boletos pendentes, cheques que estão próximos de seu vencimento e outros. A empresa utilizando essa ferramenta poderá ter uma redução muito elevada na inadimplência e um consequente aumento  no seu Fluxo de Caixa.
Para isso, os contadores e consultores da Primme Contabilidade e Gestão de negócios respondem as questões:

1- Como a Régua de cobrança fará com que meu Fluxo de Caixa aumente?

R=  Primeiro essa ferramenta é um processo que tem inicio, meio e fim. As cobranças se dão antes mesmo do vencimento, dessa forma a será uma rotina normal da empresa e consequentemente diminuirá o índice de inadimplência  aumentando o seu Fluxo de Caixa. Deve ser algo padronizado, como a forma de falar ao telefone e os dias certos de cobrar.

2- Como criar uma regra de cobrança em minha empresa?


R= O primeiro passo é conhecer os seus clientes, observar qual a melhor forma de diálogo com ele, se é através de SMS, E-mail, Ligação por Telefone ou até mesmo na Área do Cliente no próprio site da empresa. Segundo passo é definir prazos para a tomada de ações que serão definidas como: Pré-Cobrança(uma semana antes do vencimento), cobrança(enviar uma notificação de lembrança no dia do vencimento) e Lembrança de débito(após alguns dias de atraso).
3- Não corro risco de perder clientes com essas formas de cobrança?

R= Não, desde que você contrate funcionários competentes, comunicativos e padronize sua forma de tratamento. Os funcionários devem manter uma boa relação com o cliente e com a ferramenta "Régua de Cobrança " .

4- Terei que adquirir um sistema?

R= Não obrigatoriamente. Você pode até adotar a velha e boa planilha, ou até manter suas anotações em cadernos, porém, com os dados computadorizados  será tudo feito automaticamente trazendo agilidade para a empresa e regularidade nas ações  e no prazo correto.
5- E se mesmo utilizando a régua de Cobrança o pagamento não for feito?

R= Se mesmo enviando a pré-cobranca antes do vencimento, a cobrança no dia do vencimento e depois do vencimento, o serviço deve ser interrompido e após alguns dias enviar uma notificação ou ligar informando o prazo que a empresa está dando para a quitação do devido debito.
Nós da Primme Contabilidade & Gestão de negócio ajudamos você a identificar e conhecer os custos de sua empresa.

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