segunda-feira, 12 de novembro de 2018

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE: DICAS PARA MELHOR ADMINISTRAR O SEU ESTOQUE


Quando falamos de administrar estoque, estamos direcionando o significado para trabalho de decisão de níveis de estoque, de forma que esse possa ser utilizado pela empresa para obtenção de um maior e melhor retorno de seus investimentos.  Se tratando, principalmente, de empresas voltadas para a venda de bens, à administração de estoque é uma questão de sobrevivência.

Imagina você, por exemplo, as prateleiras vazias e, pior ainda, com falta dos itens básicos em sua empresa, isso gera fuga dos clientes e entrega de oportunidade para seus concorrentes. Não só isso  que é fruto de uma inadequada administração de estoque, outras consequências são:

- Falta de equilíbrio financeiro
-  Compras sem harmonia de planejamento
- Giro Inadequado de estoques
- Estoques obsoletos

Tudo isso acarreta em prejuízos grandes para empresa, pois estoques e compras representam uma porcentagem alta dos desembolsos, ao mesmo tempo em que absorvem grande parte das necessidades de Capital de Giro.

Como exemplo da falta de conhecimento neste assunto, temos o Sr. Jorge que teria comprado uma carreta de determinado produto para sua empresa por causa de uma oferta tentadora de um fornecedor. Isso seria uma compra volumosa de certo produto sem observar aspectos como giro do estoque, fluxo de caixa, sazonalidade, entre outros. Isso ocasionou necessidades financeiras na empresa, porque os recursos estão empregados em um produto que possui uma rotatividade média na empresa. Com isso, Jorge teve que acionar o banco para garantir os pagamentos momentâneos do período. Perceba que daí já houve juros para o empréstimo, e também um custo de oportunidade por deixar de comprar outros itens, muitas vezes até básicos. 


Diante da grande importância do assunto, nós da Primme Contabilidade e Gestão de negócios damos algumas dicas você iniciar a administração do estoque na sua empresa:

01 – Realização periódica de inventário. Verifique se seus itens físicos estão batendo com o do sistema
02 – Estude e analise o giro do seu Estoque
03 – Perceba os 20% dos seus produtos que representam 80% das suas vendas
04 – Monitore suas compras e vendas constantemente.
05 – Tenha lista de fornecedores para que não crie uma relação dependência com um só.
06 – Além do inventário periódico, realize diariamente inventário seletivo. Ou seja, escolha alguns produtos para fazer a contagem deles, até realizar todo o giro no seu negócio.

Outra dica importante que podemos mencionar neste artigo é para que você tenha conhecimento dos níveis de estoque mínimo e estoque máximos. Os estoques mínimos é que você vai perceber qual o nível viável  manter. Já o Estoque máximo será analisado qual o nível que a empresa pode manter.

Todas essas dicas ajudarão na tomada de decisão do seu negócio. Lembrando que o Estoque é o bem que possui maior liquidez na empresa, ou seja, é o bem que fará com que sua empresa possa receber recursos mais rapidamente. Por isso da importância de um estudo com objetivo de melhor tomada de decisão. Invista em seu negócio, ele é o instrumento para o seu crescimento e realização de seus objetivos.

Nós da Primme Contabilidade & Gestão de Negócios podemos analisar seu caso.
Praça Juracy Magalhães, 290 – 1° andar (30m do Banco Bradesco) – Centro - Senhor do Bonfim/BA.
74 3541 0379
contatoprimmecontabilidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.