quinta-feira, 29 de novembro de 2018

I SEMINÁRIO DE MEIO AMBIENTE DO CAMPUS JACOBINA DO IFBA ACONTECE ATÉ ESTA SEXTA-FEIRA, 30


Por Verusa Pinho

Com exposição de fotografias e livros, o Campus Jacobina do IFBA iniciou seu I Seminário de Meio Ambiente na noite dessa quarta-feira, 28. Voltada para a reflexão acerca das potencialidades econômicas do Piemonte da Diamantina e seus impactos ambientais, sobretudo no âmbito dos recursos hídricos, a primeira edição do evento contou com a participação de Robson Rodrigues, diretor da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (Cofaspi), e Markus Breuss, presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte da Diamantina (Codep).       

Após a abertura oficial, realizada pelo coordenador do curso técnico de meio ambiente e integrante da comissão organizadora do Seminário, Leandro Rafael Prado, deu-se início o debate em torno do tema “Vantagens da agricultura orgânica na gestão dos recursos hídricos”.

Na sua apresentação, Markus Breuss, membro de diferentes organizações da sociedade civil, como o Quilombo Erê, comitê de bacia hidrográfica e rede de feiras agroecológicas, contextualizou o cenário ambiental, citando a não priorização do assunto por parte do presidente eleito, bem como o posicionamento preocupante da maior liderança política mundial [Donald Trump] ao classificar o aquecimento global uma falácia. Em seguida, elencou os pontos fortes da produção orgânica em comparação à agricultura convencional.

A explanação dialogou com a fala de Robson Rodrigues e do público presente, que teve a oportunidade de fazer perguntas diretamente aos palestrantes, compartilhando reflexões acerca da temática da noite. O possível afrouxamento das leis ambientais, em detrimento da agricultura familiar e da causa indígena, também perpassou pela discussão. Robson ainda frisou a relação da poluição gerada por agrotóxicos em nível local com o macroambiente, instigando o público a pensar sobre o papel individual e coletivo no enfrentamento de tais problemas.   

Nesta quinta-feira, 29, o eixo do debate estará focado na gestão e no controle dos recursos hídricos na mineração. Na ocasião, os visitantes poderão prestigiar exposições de fotografia e animais silvestres, além do lançamento da obra “Os mineiros da Bolívia: Identidade, conflito e consciência de classe”, fruto da dissertação de mestrado do sociólogo e professor do IFBA  Joallan Rocha. No último dia de evento, 30, a mesa-redonda abordará a “Gestão das águas e o Saneamento Básico”.

Outros registros fotográficos está disponíveis na fanpage oficial do campus.

ASCOM - IFBA - JACOBINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.