segunda-feira, 19 de novembro de 2018

JAGUARARI: PREFEITURA DE JAGUARARI MANIFESTA SUA INDIGNAÇÃO COM O DESCASO ENCONTRADO NA CASA DE APOIO EM SALVADOR


A Prefeitura de Jaguarari vem a publico externar sua indignação pela situação de abandono em que a casa de apoio que recebe os pacientes que fazem Tratamento Fora de Domicilio – TFD localizada na cidade de Salvador foi encontrada. O local que após sua inauguração foi considerada pela imprensa baiana como uma das mais confortáveis e seguras casas de acolhimento do estado, hoje encontra-se em total abandono. Somente agora após o regresso ao comando do executivo municipal pode-se ter uma dimensão da falta de cuidado com a casa de apoio gerida pela administração anterior do vice-prefeito.

No relatório feito pela atual equipe gestora da casa de apoio enviado a administração municipal fica evidente a falta de zelo com a estrutura e principalmente ao paciente que se deslocava a capital para tratamento e consultas medicas e tinham o local como sua segunda casa.



“Em uma analise mais aprofundada podemos dizer com que a casa de apoio está muito deteriorada. Assim que tivemos acesso ao local a imagem da casa inaugurada em abril de 2017 ficou no passado. Em pouco mais de seis meses a casa encontra-se com infiltrações, lâmpadas queimadas ou ausentes, paredes sujas e necessitando de pintura, banheiros com privadas, box e chuveiros arrancados e armários totalmente destruídos. As camas utilizadas pelos pacientes que aqui pernoitavam muitas foram encontradas quebradas. A casa precisa de reparos na parte elétrica, pois em diversos locais como no cantinho da criança a fiação encontra-se exposta e tomadas arrancadas possibilitando que uma criança ou adulto receba descarga elétrica”.


Alem de problemas estruturais na casa de apoio, diversos pacientes relataram maus tratos como no fornecimento da alimentação, em algumas oportunidades os internos tendo que comprar comida, ainda ausência de transporte para os hospitais e centros médicos, fazendo com que pacientes realizassem vaquinha para seguir para consultas e exames. Outro ponto relatado pelos pacientes é que pacientes que realizavam quimioterapia estavam retornando para a cidade na sexta e voltando a capital no domingo à noite, causando um desgaste desnecessário aos pacientes que fazem esse tratamento, já que nos finais de semana a casa de apoio estaria sendo fechada não estando disponível para os pacientes e seus acompanhantes.

A administração municipal ressalta que quando a nova casa de apoio foi inaugurada ela sempre foi cuidada como sendo realmente uma segunda casa para quem necessita, proporcionando aos pacientes e seus acompanhantes do TFD uma estrutura confortável, moderna, segura, com bom atendimento e acima de tudo gratuita.

Informamos a toda população e em especial aos pacientes que realizam o TFD que a casa de apoio continua funcionando apesar dos problemas encontrados. As ações de recuperação foram iniciadas e em breve estaremos disponibilizando a todos os pacientes e seus acompanhantes uma estrutura confortável, moderna, segura como sempre foi na gestão Uma cidade para todos. Agradecemos a compreensão de todos.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari - BA
Uma cidade para todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.