segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE: A IMPORTÂNCIA CONTABILIDADE GERENCIAL NAS EMPRESAS


Sabemos que as empresas são organizações complexas e que todas possuem suas devidas particularidades, isso independe de tamanho.  Mesmo com suas devidas subjetividades um ponto semelhante entre todas é a necessidade de informações para sua tomada de decisão. As informações qualitativas e quantitativas são importantes, principalmente no que se refere aos cumprimentos de metas para alcançar seus objetivos maiores. A falta desses dados é semelhante a dirigir um carro sobre uma ponte com os olhos vendados.  Imagina tal situação: O motorista tem em mente que quer chegar do outro lado, mas pela situação dos olhos vendados está sem um rumo certo. Ele pode bater o carro na proteção lateral, entrar na contramão, andar em zigue-zague, pode até chegar a algum lugar, mas de forma mais lenta, por fim poderia até cair da ponte.

São vários os transtornos e perigos de andar sem uma visão clara do seu caminho. Esse exemplo foi dado para demonstrar a semelhança de seguir com uma empresa sem as informações precisas. As consequências são: Tomadas de decisões equivocadas, queda de vendas, precificação errada, perda de lucratividade, gastos desnecessários, crescimento mais lento ou crescimento desestruturado, enfim muitas consequências que poderão quebrar a empresa.

Quando as vendas dos olhos são tiradas, dando luz através das informações qualitativas e quantitativas do negócio, o empresário poderá diminuir os riscos, crescer estruturado e mais rápido, aumentar sua lucratividade, planejar de forma mais acertada, e outras situações.  Para cumprir sua missão, a empresa deve possuir um sistema de informação que possa fornecer dados que a todo instante se fazem necessários.


A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. O contador tem o conhecimento necessário para ajudar a empresa crescer.  Sua função é de fornecer informações do negócio que servirão como parâmetros para definir suas projeções, tomar decisões com a segurança precisa e baseada em fatores confiáveis. Um exemplo bom é a respeito da precificação correta dos produtos e a análise de retorno ao decidir se compra ou não uma máquina nova.

Uma contabilidade voltada para o auxílio do gerenciamento de negócios tem a responsabilidade em transformar números em informações para a tomada de decisão, ou seja, desenvolver suas atividades participando das rotinas administrativas  de seus clientes e fornecendo o suporte para que esses possam ter maior clareza e conhecimento do negócio. É o contador mais próximo da empresa.

Com o avanço rápido das tecnologias, do grau de concorrência, das informações momentâneas as empresas devem tomar decisões mais rápidas, porém mais acertadas. Isso, salientamos mais uma vez, independe de tamanho.

Nós da Primme Contabilidade & Gestão de Negócios podemos ajudar você a gerenciar melhor a sua empresa. Para isso, temos o Contador Gerencial, ferramenta que fará da SUA EMPRESA ser mais.

Autor: Emerson Nunes, contador e consultor na Primme Contabilidade & Gestão de Negócios.

Praça Juracy Magalhães, 290 – 1° andar (30m do Banco Bradesco) – Centro - Senhor do Bonfim/BA.
74 3541 0379 // 9 91204020
contatoprimmecontabilidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.