quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

DESRESPEITO COM TRABALHADOR: RUI SANCIONA AUMENTO DE CONTRIBUIÇÃO DOS SERVIDORES PARA PREVIDÊNCIA


Cerca de 18 horas após aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o governador Rui Costa (PT) sancionou nesta quinta-feira (13) o aumento da contribuição dos servidores públicos para a Previdência. Isso quer dizer que, a partir de agora, os funcionários terão 14% do salário descontados para destinação ao fundo previdenciário do estado. Atualmente, essa porcentagem é de 12%.

Para levar esse reajuste na alíquota à votação, o Executivo fez uma manobra. O governador colocou a medida como mero artigo de um projeto de lei que reajusta os valores pagos por serviços prestados pela Agerba. A questão passaria despercebida, se a bancada de oposição não tivesse denunciado o movimento.

O aumento foi uma das propostas do pacotão de medidas econômicas e administrativas de Rui que mais gerou polêmica entre os servidores do estado. Na terça, em protesto contra os projetos, um grupo de 100 funcionários públicos invadiu o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e impediu a votação da reforma administrativa.



Não adiantou. O aumento da contribuição foi aprovado nesta quarta (12) em uma sessão atípica. O presidente da Casa, Angelo Coronel (PSD), transferiu a votação para o auditório, impediu a entrada de manifestantes no local e reforçou o esquema de segurança, com presença de equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Por outro lado, a bancada de oposição decidiu sair do auditório, em protesto contra a votação. Com isso, as propostas foram aprovadas em cerca de 10 minutos, com deputados governistas isolados do clamor popular, que pedia mais discussões sobre as medidas, antes da votação.

Bocão New

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.