segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE: VOCÊ SABE COMO O CONTADOR PODE AJUDAR NO SUCESSO DA SUA EMPRESA?


 No dia 12 de janeiro foi festejado o DIA DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL. Comemorado desde  março de 2011, instituído com a Lei nº 12.387, criada pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP). Aproveitamos a passagem desse dia para falarmos que o sucesso da sua empresa pode ser conquistado com o auxílio do profissional contábil. A Primme Contabilidade & Gestão de Negócios é grande defensora da maior inserção do contador dentro das micro e pequenas empresas.

Aqueles que adotam  a contabilidade de forma eficiente, sabem da importância associada aos profissionais que exercem essa profissão.   É indispensável às informações geradas pelos relatórios contábeis para o crescimento seguro do negócio, como exemplo dessas informações temos os custos, giro do capital, encargos, tributos, projeções de caixa, índices que avaliam a situação atual da empresa e seus riscos, análise de investimento, dentre outras situações.

Sabemos que existe uma visão deturpada a respeito do Contador, pois muitos acreditam que o mesmo é um profissional  que apenas traz os impostos para serem pagos. Ou seja, que seria uma ponte entre a empresa e o governo.  Claro que a parte tributária é muito relevante para a empresa, com isso um bom profissional contábil sempre estará preocupado em atender seus clientes nesse quesito, assim como reduzir, de forma legal, através da elisão fiscal, os tributos. Porém, ela sendo utilizada de forma mais ampla, mais próxima do cliente, será uma ferramenta determinante no sucesso do negócio.

Para você entender o quanto as informações oriundas da contabilidade são úteis no gerenciamento diário, perceba que para obter um desempenho adequado da organização existem pelo menos três fases indispensáveis: Planejamento, apuração e análise dos resultados.
O planejamento é uma tentativa de estabelecer uma previsão do futuro da empresa, utilizando dados do negócio, do mercado e da conjuntura socioeconômica. Para realizar um plano para a empresa e traçar objetivos e metas, deve-se conhecer o estado atual do negócio, dados como a  rentabilidade e lucratividade, custos e despesas, situação de liquidez, precisam ser conhecidos e esses são gerados através de informações de uma contabilidade eficiente.

A apuração dos resultados é gerada pela única fonte confiável de informações que são os dados contábeis. Podemos enfatizar que empresas sem relatórios e informações contábeis adequadas não têm futuro. Dados são precisos, não pode o empresário continuar dirigindo seu negócio sem saber o que está acontecendo nele e para onde estar indo.

A análise do resultado vai demonstrar se a empresa atingiu o esperado. Os números devem ser transformados em indicadores de desempenho, servindo de referência de medida daquilo que foi planejado na fase de orçamento.

Existem três peças, dentre tantas que a contabilidade pode gerar, que o empresário deve solicitar (Claro que a empresa deve fornecer as informações necessárias para o escritório), são elas:

- Demonstração do Resultado do Exercício
- Balanço Patrimonial
- Fluxo de Caixa
Para o empresário que deseja ser grande, deve criar o hábito de analisar o seu negócio, pois sem o domínio dos números nunca poderá conquistar o que almeja. Principalmente quando falamos de Micro e pequena empresa, pois sabemos que é o empresário o responsável por quase todas as áreas do negócio.

Em Suma: algumas das funções que a contabilidade trazer para sua empresa?

- Cuidar que as contribuições com impostos estejam corretas
- Analisar custos do negócio
- Acompanhar questões trabalhistas
- Acompanhar de perto os números e resultados
- Auxiliar no processo de tomada de decisões, com base em dados
- Verificar a possibilidade de possíveis recuperações de créditos tributários
- Planejamento tributário para reduzir valores pagos ao governo. Elisão fiscal.
- Planejamento financeiro do negócio

Em resumo quando o contador é o alicerce da empresa, auxiliando na gestão do dono do negócio, e assumindo responsabilidades maiores para si (no que diz respeito ao seu campo de atuação).

Nós Primme Contabilidade & Gestão de Negócios estamos disponíveis para tirar suas dúvidas..
Praça Juracy Magalhães, 290 – 1° andar (30m do Banco Bradesco) – Centro - Senhor do Bonfim/BA.
74 3541 0379
contatoprimmecontabilidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.