quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE: PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: BOM OU RUIM?


Quando mencionamos a respeito do planejamento estratégico, ouvimos em boa parte das vezes que: “Isso é para empresa grande”; “Não preciso para minha empresa”; “é muito difícil”; “É algo para ficar no papel”. São vários obstáculos criados que acabam distanciando as empresas de crescerem e de alcançar o sucesso.

Existe uma frase interessante que menciona a respeito do  chegar, ela fala que “Se você não sabe para onde  ir, qualquer lugar serve”. Infelizmente, muitos empresários simplesmente abrem suas portas, espera o cliente entrar para realizar compras e pronto. Não visualizam um futuro para o seu negócio e acabam “deixando a vida levar”.

Empresa é mais do que isso. Ela deve passar pelo processo de idealização, estudo, planejamento, execução e acompanhamento. Então, o primeiro passo é o momento que surge a ideia de negócio. Será percebida uma oportunidade e, a partir daí, começa a desenhar como será o caminhar da empresa, esse é o Planejamento. Através da visão de futuro do negócio, você traça um planejamento estratégico para poder atingi-lo.

O planejamento é a definição dos meios e alternativas mais eficazes de alcançar um futuro desejado. O futuro será possível, com boa probabilidade de ser alcançado, mediante tomadas de decisões no presente. Ao planejar, você estará compatibilizando as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas.

Uma empresa sem o devido planejamento é um empreendimento sem direção, sem rumo, sem saber o que espera atingir e com as chances de sucesso reduzidas. Sabemos que existem empresas que sem planejamentos formais são bem sucedidas, enquanto há outras que com o planejamento acabam fechando. Porque isso? Não vamos vincular o sucesso do negócio ao grau de formalidade do planejamento, mas sim a concentração e o foco nos objetivos, no que é critico e vital e na realização do que é importante ao desenvolvimento.

Um bom planejamento não precisa ser complexo, ele pode ser simples e objetivo, isso é até o ideal, principalmente para as pequenas e médias empresas, porém não possuir um é uma decisão totalmente errada.

Um bom plano  pode propiciar:
- Melhor entendimento do negócio;
- clareza quanto ao que fazer e não fazer;
- melhor contratação de pessoal;
- Visão de oportunidades;
- direção e rumo;
- disciplina e motivação.

Nós da Primme Contabilidade & Gestão de Negócios, acreditamos que o melhor conselho que podemos deixar para os empreendedores para este ano de 2019 é que planeje. Nós podemos te ajudar a preparar um caminho para sua empresa. Faça isso, ganhe tempo planejando para que não possa perder na execução de trabalhos sem objetivos.

Eu sou o seu contador.
Conte com a ferramenta CONTADOR GERENCIAL da Primme
Praça Juracy Magalhães, 290 – 1° andar (30m do Banco Bradesco) – Centro - Senhor do Bonfim/BA.
74 3541 0379
contatoprimmecontabilidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.