27 de janeiro de 2019

CORAÇÃO DE POETA EM PROSA E VERSO: UM LIVRO BIOGRÁFICO, DOCUMENTAL E POÉTICO!


Resenha por: Edvan Cajuhy.
Coração de Poeta em Prosa e Verso
Autor: Marcos São Mateus Mônaco
Editora: Lura Editorial
Gênero: Não ficção/Biografia/cônicas/Poemas
Páginas:256
Ano: 2018
Onde comprar: Livraria da Lura
Livro adquirido na mão do próprio autor

CORAÇÃO DE POETA EM PROSA E VERSO: UM LIVRO BIOGRÁFICO, DOCUMENTAL E POÉTICO!

CORAÇÃO DE POETA em Prosa e Verso é o livro do autor Marcos São Mateus Mônaco natural de Ilhéus residente em Salvador capital da Bahia. Este livro é uma obra ricamente bem escrita, que vem nos revelar um poeta, contista, teatrólogo, dramaturgo e tradutor muito importante, com uma estupenda produção literária vasta e diversificada do século XX: Soares de Souza Júnior.

O escritor e biógrafo Marcos Mônaco invadido por uma inquietude, ao ser tocado por “uma placa no portão”, quando da sua estada em Portugal, onde estava escrito o nome do poeta com a seguinte inscrição: “Aqui viveu e desempenhou a sua missão Antônio José Soares”. Chegando ao Brasil ele começa a sua pesquisa e encontra um Antônio José Soares, mas acrescentado o termo Júnior, não era a mesma pessoa, porém este tem algo em comum com o autor dessa obra, Antônio José Soares Junior nasceu em 07 de abril.


Assim sendo, Marcos Mônaco envereda-se nesta pesquisa sobre esse poeta tão produtivo e reconhecido na sua época, mas que posteriormente caiu no esquecimento. O porquê desse esquecimento é uma das questões que o biografo traz para os leitores a possibilidade de descobrir através da leitura desta obra.

“Coração de Poeta em Prosa e Verso – primeira biografia do escritor Soares de Souza Junior, autor da letra do hino oficial do Estado do Rio de Janeiro e patrono da cadeira 42 da Academia Fluminense de Letras”.

Esta obra inicia-se com apresentação bem elaborada pela Doutora em Memória Social: Isabela Torres de Castro Innocencio. Depois Mônaco traz o texto: “Encontro com escritor” onde ele descreve o seu primeiro contato com o seu biografado, ao mesmo tempo em que descreve o seu processo e metodologia de pesquisa com uma escrita leve e fluida, revelando a sua “peregrinação” investigativa seguindo os passos do escritor, conhecendo sua obra, sua cidade, seus espaços, seus parentes mesmo que distante.

Temos na primeira parte a pesquisa sobre a vida do biografado com o tema: “Um Jovem Talentoso e Idealista – Ao Cantar Delirante dos Hinos”, delineado com uma escrita concisa, coerente e leve, apresentando uma riqueza e rigor documental, sem desprezar a fluidez de uma boa redação, além de apresentar cuidadosamente cópias desses documentos encontrados em arquivos, jornais e revistas da época.

A segunda parte Marcos Mônaco nos traz um conjunto dos poemas de Soares de Souza Júnior sob o tema – Antologias – poesias e nos apresenta um poeta sensível às questões dos sentimentos coração, da sociedade e da politica da época sendo um defensor dos direitos humanos na defesa dos escravizados e ao mesmo tempo já naquela época, cobrando postura de caráter dos governantes. Essa sensibilidade do biografado revela de certa forma a mesma sensibilidade do biografo ao escolher tais poesias para elucidar a produção e o pensamento do poeta.

A terceira parte Marcos Mônaco nos presenteia com “Alguns Contos”, evidenciando mais uma faceta do biografado Soares de Souza Junior, com contos de uma beleza literária singular. Depois nos são apresentados uma lista de obras e as respectivas datas do escritor, poeta, dramaturgo, teatrólogo aqui discutido, bem como, uma referencia de fontes bibliográficas pesquisadas, lidas e analisadas.

Em síntese, Coração de Poeta em Versos e Prosa é uma obra biográfica escrito com maestria por um escritor-biografo, inquieto e preocupado com a produção e as pessoas que fizeram desse nosso Brasil um país mais rico, principalmente cultural e literalmente.

Marcos São Mateus Mônaco teve a sensibilidade de um poeta, a audácia  de um biógrafo e destreza  de bom um escritor e pesquisador, iluminando um dos grandes homens do século XX, na arte literária e dramatúrgica. Parabéns Marcos Mônaco pela sua obra.   Recomendo a todos os poetas, escritores, estudantes, professores, pesquisadores de literatura, de dramaturgia e todo o povo a leitura de Coração de Poeta – em Versos e Prosa. Boa Leitura!

                    Edvan Cajuhy
  Escritor, poeta, cronista, contista artista plástico e
Presidente
                          Da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim - ACLASB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.