segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE: QUAL O LUCRO DA SUA EMPRESA?


No artigo de hoje, os consultores e contadores da Primme Contabilidade e Gestão de Negócios falarão  sobre Lucro. Sua empresa está tendo Lucro? Você consegue quantificar? É satisfatório para o negócio? Será que você empresário não está pagando para trabalhar? Você sabe dizer qual foi o lucro de 2018?
Sabemos que o Brasil é o país com de pessoas empreendedoras, porém nem todos sabem o significado da palavra LUCRO, com isso hoje PASSAREMOS para você, nosso leitor, um pouco do significado desta palavra.

LUCRO é o retorno de seu investimento, seja de aplicação financeira, compra de mercadoria para revenda, compra de insumo para industrialização ou investimento em serviços prestados. Para precificar o seu produto, é interessante  o empresário entender e saber qual o lucro ideal para o seu negócio, a partir daí ele irá empregar no seu produto  a Margem de Lucro. Esses conceitos são diferentes, pois a empresa poderá ter muito lucro possuindo uma Margem atribuída menor para cada produto, bastando para isso vender um grande volume.

Saber o lucro desejado de um negócio é muito importante, pois será uma das bases para precificação dos produtos e serviços. Imagine você tendo a possibilidade de decidir entre investir em um negócio, que sabemos que possui um risco atribuído, ou aplicar em uma renda Fixa. Sua análise principal se daria em saber qual o retorno seria mais interessante para os recursos aplicados.

A Margem de Lucro desejada  é utilizada como porcentagem para determinar o preço da mercadoria para revenda. Sua fórmula matemática é a seguinte: margem de lucro = lucro líquido / vendas líquidas. Cuidado para não confundir com Markup, que é a porcentagem direta colocada em cima do produto, usualmente utilizada e muito confundida com a Margem.  Com uma meta de lucro, podemos saber qual a Margem seria adequada, assim como qual a quantidade necessária para atingir os objetivos da empresa.

Perceba o quanto o lucro é importante para tomada de decisão na empresa. Para entender mais sobre, devemos saber a diferença entre o Lucro Bruto e Lucro Líquido:

O Lucro Bruto é o valor que permanece para a empresa após a dedução de todos os custos necessários para a obtenção deste rendimento. Esses custos são os valores da mercadoria produzida, mercadorias vendidas ou serviços prestados. Também é conhecido como Lucro das Vendas ou Lucro Operacional Bruto.

O Lucro Líquido é quando a empresa parte do resultado do lucro bruto e deduz todas as despesas necessárias para que suas atividades aconteçam. (são as despesas de publicidade, despesas administrativas, despesas financeiras, entre outros).

A empresa pode ter um bom  lucro bruto, porém ter prejuízo no final. Suas vendas poderão cobrir os custos, mas devido as suas despesas altas essa sobra poderá ser corroída, gerando um prejuízo no final. Esses são dados imprescindíveis para o sucesso da empresa, o empresário não pode ficar sem conhecer esses números. Entenda mais sobre os lucros do seu negócio.

Nós da Primme Contabilidade & Gestão de Negócios podemos analisar seu caso.
Praça Juracy Magalhães, 290 – 1° andar (30m do Banco Bradesco) – Centro - Senhor do Bonfim/BA.
74 3541 0379
contatoprimmecontabilidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.