segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

SAÚDE: DIA MUNDIAL DO CÂNCER EM BONFIM CERCA 500 PACIENTES ENFRENTAM ALGUM TIPO DA DOENÇA


Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 600 mil novos casos da doença até dezembro de 2019. Apesar da quantidade de informação, a multiplicação dos estudos e desenvolvimento de novas drogas, o câncer ainda é responsável por mortes no mundo inteiro — muitas delas, evitáveis.

O câncer é uma mutação do DNA que ordena um crescimento desenfreado e desordenado de células anormais. Agressivas, as células se juntam formando tumores e invadem tecidos e órgãos, destruindo o que encontram pela frente. Os cânceres que começam em tecidos epiteliais (pele ou mucosas, por exemplo), são chamados de carcinomas. Os que têm início em tecidos conjuntivos (ossos, músculos ou cartilagem), recebem o nome de sarcoma. A metástase é quando a doença se espalha para outras partes do corpo. [metrópole]

Em Senhor do Bonfim cerca de 500 pessoas enfrentam algum tipo de câncer e recebem auxilio do serviço público municipal, através do TFD – tratamento Fora de Domicílio.


Em Salvador, pacientes são atendidos nos seguintes locais: Hospital da Mulher, Aristides Maltês, CICAM e no Instituto Irmã Dulce. Em Petrolina o atendimento é feito na APAMI e em Juazeiro no Hospital Regional.

O município oferece transporte e alimentação e hospedagem em Salvador já que os pacientes que fazem acompanhamento em Petrolina e Juazeiro vão e volta no mesmo dia.

De acordo com Joselene, responsável pelo TFD em Bonfim, a maioria das pessoas com a doença é mulher, com câncer de mama e nos homens a maioria sofre de câncer de próstata.

Há também pacientes que enfrentam a doenças em outras partes do corpo, tais como, pele, ovários, boca, nariz e olhos.

 Blog do Netto Maravilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.