quarta-feira, 27 de março de 2019

VEJA O RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM DESTA TERÇA-FEIRA


Nessa terça-feira, 26 de março, foi realizada a 7ª sessão ordinária, no ano de 2019, da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim. Conduzida pelo Presidente da Casa, vereador, Cleiton Vieira, a sessão teve início às 19h e após a leitura e aprovação da ata da sessão anterior, teve inicio o expediente, com a leitura de matérias encaminhadas pelo poder executivo e de autoria dos edis, com a sobra de tempo do expediente, foi dividido o tempo entre os vereadores inscritos Laércio Júnior e Reinaldo Ferreira Santana.


O vereador Laércio Junior, após uma saudação aos presentes, iniciou sua fala destacando o falecimento de um cidadão, que sofreu um infarto na última sexta-feira, onde, segundo o vereador após tentativa de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento - UPA, que estava sem médico, ele foi levado para o Hospital Regional, mas infelizmente quando chegou no HDAM já estava sem sinais vitais. "Ai vem aquele questionamento, se tivesse tido médico na UPA, pra dar os primeiros socorros, provavelmente o cidadão ainda estaria vivo, é mais uma morte na conta da secretária de saúde", disse. O vereador falou ainda sobre o atendimento precário da saúde de Senhor do Bonfim, "Está faltando anestesia no hospital, semana passada, trouxeram de Campo Formoso e de Filadélfia de novo, disseram aqui naquela audiência pública que isso teria sido um fato isolado, mas que isolado é esse que acontece todos os dias, no Distrito de Tijuaçu, para obturar um dente, não tem anestesia, o dentista nem assistente tem, mas servidor ganhando sem trabalhar na prefeitura é o que mais tem". Em seguida parabenizou a coragem dos membros do Concelho Municipal de saúde, que reprovou as contas do 3º quadrimestre da Secretaria de Saúde. Segundo Laércio, irregularidades na contratação de pessoal, a falta das prestações de conta do Hospital Regional, sob a gestão do Instituto Caminhada, prestação essa cobrada diversas vezes, e até hoje não apresentadas, dentre outras situações na área da saúde, os conselheiros decidiram reprovar as contas da Secretaria de Saúde. Finalizando o vereador, falou sobre as audiências públicas realizadas pela Câmara Municipal, pedindo independência aos vereadores, para que não tenha mais interferência do governo nas audiências públicas e possam fazer um trabalho que a população espera.


O próximo escrito foi o vereador, Reinaldo Ferreira Santana, que iniciou sua fala saudando os presentes e em seguida iniciou uma prestação de contas da sua ultima viagem a Salvador. "Estive em várias secretarias, na SEINFRA, pedi celeridade no pedido de iluminação pública, na região da Missão e também no trecho que liga a UNEB a entrada do Residencial Águas Claras, outro projeto que conseguimos foi para os apicultores de Senhor do Bonfim, que já está recebendo equipamentos para iniciar o projeto", disse. O vereador também tratou sobre as estradas e da iluminação pública do município. "Está difícil trafegar no município de Senhor do Bonfim, e aí não é questão das chuvas, as chuvas só aumentou a situação que já estava complicada, cobro do secretário de infraestrutura, Ivan Barbosa, agilidade, do prefeito que dê prioridade, ao patrolamento das estradas". O parlamentar falou sobre a iluminação pública, que segundo o Reinaldo Santana, continua deficitária, apesar do esforço que o governo municipal vem realizado, "precisa de prioridade, porque tem povoados, partes de distritos e alguns bairros que precisa de reparo, precisamos de prioridades nesses serviços com urgência". Aparteado pelo vereador, João Carlos de Castro, que parabenizou o vereador pela cobrança da patrolamento das estradas e da iluminação pública. Finalizando sua fala o vereador, tratou sobre o seminário realizado na UNIVASF, que tratou sobre a reforma da previdência.

Após os discursos o presidente da casa, vereador Cleiton Vieira, falou sobre a última audiência Pública. "Quero deixar claro, que por parte da condução dos trabalhos na ultima audiência pública, não ouve qualquer interferência por parte do governo municipal, é tanto que acabou de chegar aqui, um oficio do governo, e eu quero passar para os senhores vereadores, tomarem a decisão, pois essa mesa sempre age de maneira democrática", disse. O oficio lido pelo presidente solicita que a audiência pública com o secretário de administração, que será realizada da próxima quinta-feira. A solicitação foi colocada em votação e foi mantida a audiência pública para a próxima quinta-feira.

NA ORDEM DO DIA FORAM DISCUTIDAS E VOTADAS AS SEGUINTES MATÉRIAS:

     * MOÇÃO DE PESAR Nº 002/2019, de autoria do vereador Reinaldo Ferreira Santana e subscrito pelo vereador Gerivaldo Ribeiro Sampaio, pela morte Araci Batista dos Santos.

Aprovado por unanimidade, a Moção de Pesar de nº 002/2019 foi discutido pelos vereadores Reinaldo Ferreira Santana, Gerivaldo Ribeira Sampaio e Elizeu Conceição.

     * MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E APLAUSOS_, de autoria dos vereadores Reinaldo José da Silva, Elizeu Conceição de Souza e Edson Ribeiro da Silva, ao senhor Ednelson Marques sobrinho.

Aprovado por unanimidade, a Moção de Reconhecimento e Aplausos foi discutido pelos vereadores Elizeu Conceição, Reinaldo José, Edson Ribeiro e Carlos Alberto Dias dos Santos.

     * MOÇÃO DE RECONHECIDO E APLAUSOS_, de autoria do vereador Cleiton Vieira Pinto, ao senhor Vugner Amador da Silva._

Aprovado por unanimidade, A Moção de Reconhecimento e Aplausos foi discutido pelos vereadores Cleiton Vieira, Andreilto Almeida, Elizeu Conceição, Carlos Alberto Dias dos Santos, Gerivaldo Sampaio e Laércio Muniz. ASCOM - Câmara Municipal de Senhor do Bonfim.

Veja a Sessão Completa:  https://www.youtube.com/watch?v=c9nqDEE3Rsw

ASCOM - Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.