segunda-feira, 22 de abril de 2019

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE: É VANTAGEM ABRIR UM CNPJ?


Duas perguntas que nos fazem com muita frequência: Vale a pena abrir um CNPJ? Qual é a vantagem que possuo? Muito desses acabam focando nas dificuldades existentes de manter um negócio aberto em nosso País, isso devido à alta carga tributária e demais obrigações que uma pessoa jurídica está sujeita. 

No entanto, podemos ter uma resposta padrão para esse tipo de pergunta: Depende de onde você quer chegar.

Sim, quando falamos de empresas, ou mesmo de negócios através de pessoas físicas, a necessidade de algo irá depender muito da visão futura que se tem do empreendimento. O planejamento deve ser realizado antes de qualquer decisão. Ao planejar, o empreendedor deve analisar as diversas situações e pesar na balança as vantagens e desvantagens de continuar o negócio como pessoa física ou abrir uma pessoa jurídica. Nesse caso, será visto questões tributárias, trabalhistas, fornecedores, relação com clientela, dentre outras situações que pesam na decisão.

A sugestão que damos para a maioria dos casos de quem quer ter um negócio bem sucedido e está planejando para isso é que abra sim um CNPJ. Diante disso, o que tem que ser feito é uma análise do tipo de empresa que deseja abrir, para depois ser determinada a forma de tributação que irá seguir. Alguns segmentos podem ser cadastrados como Microempreendedores Individuais – MEI, e nesse caso tem direito ao Simples Nacional, um regime de tributação que é muito vantajoso para empresários desse porte. Para outros casos esse cadastro não é permitido ou vantajoso. Dentre outras situações que valeriam a pena ter uma pessoa jurídica, temos:

- MELHOR ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO:
Ter um CNPJ traz mais seriedade ao negócio. Isso inspira mais profissionalismo e a sensação que os direitos do contratante serão respeitados. Para a clientela será uma melhor confiabilidade na relação. Com o negócio formalizado poderá emitir Notas Fiscais para comprovar uma transação, assim como uma prestação de serviços.

- POSSIBILIDADE DE MELHOR NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES

Como empresa, você poderá ter melhores condições de negociar com fornecedores para conseguir um bom acordo. Alguns fornecedores só trabalham com PJ. Até o plano de saúde pode ser mais barato do que fazer como pessoa física.

- BENEFÍCIO COM INSS:

Para ter uma ideia, a diferença de contribuir como Pessoa física e Pessoa Jurídica é de 9%, quando o contribuinte desejar ter direito a aposentadoria por tempo de trabalho. Como pessoa física o valor para pagar é de 20% de INSS mensal sobre seus ganhos. Já como empresa, contribui com 11% sobre os ganhos como pró-labore.
- MELHORES CONDIÇÕES DE RETER MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA

Mão de obra de talento exige que, para permanecer em um negócio, seja uma relação empregatícia formalizada com os diversos benefícios trabalhistas como FGTS, INSS, carteira assinada. Isso o contratante possuindo CNPJ fica mais fácil à relação e a segurança do profissional.

- PODER PARTICIPAR DE LICITAÇÃO

Empresas de todos os tamanhos poderão participar de licitações. Lembrando que a lei das licitações 8.666 não proíbe a participação de pessoas físicas nas licitações. Essa possibilidade deve ser analisada nas especificações e requisitos mínimos para prestação dos serviços a serem contratados. No entanto, algum desses requisitos poderão ser empecilhos para quem não possua empresa formalizada. Como exemplo tempos a exigência mínima de capital social. Para Pessoa Física é mais difícil de comprovar tal situação, diante da informalidade que a maioria se encontra. 

- MELHOR RELAÇÃO COM AGENTES DE CRÉDITO

Como empresa, você terá melhores chances de obter taxas mais baixas do que como pessoa física. Além disso, devido à classificação de risco ser menor, os bancos costumam liberar linhas de créditos maiores.

Enfim, são várias as vantagens de estar formalizado. Antes de abrir um negócio, procure um contador, ele poderá tirar todas as suas dúvidas e ajuda-lo a decidir qual a melhor forma para poder formalizar o seu negócio.

Sou o seu contador. Primme Contabilidade & Gestão de Negócios


Praça Juracy Magalhães, 290 – 1° andar (30m do Banco Bradesco) – Centro - Senhor do Bonfim/BA.
74 3541 0379 // 9 91204020
contatoprimmecontabilidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.