quarta-feira, 3 de abril de 2019

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO É CELEBRADO COM CAMINHADA EM SENHOR DO BONFIM


O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi comemorado em Senhor do Bonfim nesta terça-feira (2), com a realização de uma caminhada que saiu da Praça Nova do Congresso e percorreu o Centro da Cidade com o objetivo de conscientizar a população sobre o transtorno.

A organização do evento foi realizada pela Associação de Crianças Autistas de Senhor do Bonfim (Acasb), com apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Assistência Social (Semas). Dezenas de crianças autistas, pais, professores e profissionais da saúde participaram da ação.

Este ano, o evento teve como tema: “Convivendo com o Autismo: Família, Escola e Especialistas”. Muitos balões e camisas nas cores branca e azul, faixas e cartazes deram o tom da caminhada que contou com grande número de alunos da rede municipal de ensino.

A dona de casa Priscila Silva Pereira tem um filho de 2 anos e 8 meses assistido pela Acasb. Durante a caminhada ela falou sobre os primeiros sinais que levaram ao diagnóstico. “A dificuldade de interagir com outras crianças e adultos, ele não mantinha contato visual, não atendia quando chamado e mostrava ações que se repetiam. Esses foram alguns dos sintomas que me intrigavam desde quando ele tinha 9 meses”, explicou Priscila.


Espectro - O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza por uma série de desafios relacionados às habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Assim, o termo “espectro” reflete a ampla variação nos desafios e pontos fortes de cada pessoa com autismo.

A Acasb é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2011, tem cerca de 60 mães cadastradas. No total, 53 crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos participam da entidade, que foi declarada como utilidade pública pela Prefeitura e pelo Governo do Bahia.

Outra conquista da Associação de Autistas foi a sede própria, localizada na Avenida Roberto Santos, nº 241, bairro Marista, espaço compartilhado pela Apae, doado pelo governo do Estado. “Além de comemorarmos nossas conquistas, a caminhada é importante para promover a inclusão social dos autistas, informar e chamar atenção da população para a causa do autismo”, destacou Umayra Araújo, presidente da Acasb.

Estima-se que o Brasil mais de 2 milhões de autistas. Contudo, apesar de numerosos, eles ainda sofrem para encontrar tratamento adequado. "Não existe diferença entre as pessoas, diferente é o preconceito. Nós estamos aqui dizendo ao mundo que autismo existe", explicou a secretária de Assistência Social, Vera Magalhães.

Origem - Comemorado no dia 02 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

ASCOM - Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.