terça-feira, 16 de abril de 2019

SENHOR DO BONFIM DISCUTE PROPOSTAS PARA SAÚDE PÚBLICA EM CONFERÊNCIA MUNICIPAL


A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde realizou entre os dias 11 e 12 de abril, a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. O evento aconteceu no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Os principais temas da conferência foram divididos em três eixos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Durante o evento foram votadas 15 propostas para serem encaminhadas à Conferência Estadual que acontece em junho. Sucessivamente as sugestões também serão levadas para a 16 ª Conferência Nacional, realizada no mês de agosto.

“Essa é a primeira etapa de apresentação de propostas. As apresentadas aqui foram bastante pertinentes e sempre voltadas para a garantia da qualidade da saúde visando a melhoria e consolidação do SUS”, destacou a secretária de Saúde, Angeli Matos.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.


Participaram autoridades como o promotor de Justiça, Rui Sanches, o vice-prefeito, José Antônio, os secretários municipais, Vera Magalhães (Assistência Social) e Benito Brasileiro (Planejamento e Finanças), servidores, entidades ligadas à área de saúde do Município, usuários do SUS e a população de modo geral.

Laércio Santana Dias, presidente do Conselho Municipal de Saúde, fez uma observação sobre a participação da população durante os dois dias de conferência. "É um evento de grande importância, não apenas para o conselho, para o gestor, para o trabalhador de saúde, mas para todos em geral. A nossa população deveria ter comparecido de forma mais expressiva”, destacou Laércio.

A conferência elegeu os delegados que irão representar o Município na Conferência Estadual em Salvador, no mês de julho. Neto Guimarães (categoria gestor/ prestador), Laércio Santana, (trabalhadores de saúde), e Antônio Alves Sobrinho e Andreia Durães (usuários do SUS).

ASCOM - Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.