terça-feira, 7 de maio de 2019

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE - SÉRIE: COMO MONTAR UMA EMPRESA


RISCOS E OPORTUNIDADES  (2 DE 7)

Abrir um negócio não é uma tarefa fácil, por isso, não deve ser uma decisão tomada por modismo ou qualquer situação que esteja focada no conforto ou em uma ideia de ganhar dinheiro com facilidade e sem gastos de energias ou estresses. Claro que existem sim suas vantagens, que são muitas e vamos mencionar neste artigo, mas, antes disso, exige muito planejamento, dedicação, trabalho e foco.

São muito os casos de não continuidade de empresas, principalmente daquelas que possuem uma vida de até 5 anos. Hoje se exige muito mais do que coragem e uma boa ideia nas mãos. É preciso que o empreendedor entenda que não será uma rotina fácil.

Algumas das rotinas empresariais são: Lidar com vários tipos de problemas operacionais, administrar as finanças da empresa, liderar pessoas, lidar com fornecedores, atender e superar as expectativas do cliente. O grau de complexidade depende muito do tamanho da empresa, mas essas situações todas passam, independe de ser pequeno ao grande.

Os riscos são inerentes ao negócio, mas quero deixar claro que eles fazem parte da vida humana.

Quem quiser chegar a um patamar mais alto deve entender que o nível do risco vai determinar o lugar que vai chegar. Um atleta de alto nível está sujeito a lesões e derrotas que podem impactar de forma negativa sua carreira, no entanto ele se esforça mais que os outros para atingir seus objetivos.

Com base neste entendimento, hoje quem tem um projeto de abrir um negócio tem duas opções:

Abrir mão e viver com o menor risco possível, ou tentar o novo e se preparar para os grandes desafios que surgirem no trajeto.

O conhecimento é a melhor forma de desenvolver estratégias para superação dos obstáculos que virão e estarão presentes no cotidiano de um negócio. Você pode ganhar experiências no seu negócio através de estudos por meio de palestras, mentores, livros, artigos.

Seguem algumas dicas para minimizar os riscos. Acreditamos que a quarta é de grande importância:

1 – Avalie o mercado que deseja abrir a empresa e analise se você tem vocação e está em concordância com seu objetivo principal;
2 – Escolha bem os sócios. Saiba as características da pessoa pretendida e divida bem as funções de cada um;
3 – Planeje sua empresa detalhadamente. Crie um plano de negócios;
4 – Aprenda a mais sobre você mesmo, será mais fácil para lidar com outras pessoas. Primeiro tenha conhecimento sobre você;
5 – Escolha um bom local para o seu ponto comercial;
6 – Separe as finanças da empresa com a pessoal;
7 – Foco no cliente, ele é a peça chave do seu negócio;
8 – Dê importância aos três P’s: processos, pessoas e produtos.

A persistência é um dos segredos para o sucesso. Sem ela a continuidade do negócio estará ameaçada por quaisquer outras decisões tomadas pelo empreendedor.

Muitos artigos são postados defendendo você de fazer o que ama, porém, porque não amar o que faz?

Sim, você pode quebrar este paradigma quando encontra uma oportunidade de negócio e a mesma não estar relacionada ao que você ama fazer, mas ela poderá te ajudar a conquistar seu objetivo principal mais rapidamente, ou seja, sua empresa pode ser uma ponte para atingir seus sonhos, e quem sabe pode até ser o seu sonho, daí vem a importância de amar o que faz, pois ela te levará para algo maior. Todas as suas decisões deverão ser tomadas com vista a um proposito de vida maior.

Se você tem um proposito de conquistar sua independência financeira, por exemplo, dificilmente conquistará sendo funcionário. Não que isso seja ruim, mas cada um possui o seu desejo e plano de vida. Então caso seu desejo seja o da independência através de uma empresa ele poderá ser atingido mais rapidamente.

Então é isso, abrir um negócio deve ser baseado, primeiramente, no seu objetivo principal de vida. A partir disso, você deve buscar e criar constantemente oportunidades e procurar diminuir os riscos inerentes ao negócio. As chances para crescer estão em todos os lugares, por isso foque e esteja em alerta para não deixá-las passar.

Até breve!

Eu sou o seu contador!
Praça Juracy Magalhães, 290 – 1° andar (30m do Banco Bradesco) – Centro - Senhor do Bonfim/BA.
74 3541 0379
contatoprimmecontabilidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.