segunda-feira, 13 de maio de 2019

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE - SÉRIE: COMO MONTAR UMA EMPRESA


EMPREENDEDOR X EMPRESÁRIO  (3 DE 7)
Buscar o desenvolvimento pessoal e aprender mais sobre você mesmo é essencial para o começo de um negócio. Muitas pessoas abrem empresas e imaginam que o abrir e fechar das portas e esperar o cliente chegar seja o necessário para a continuidade da mesma. Esse tipo de pensamento está equivocado, é muito mais do que isso. Quem abre um negócio deve ter atitudes que possam se diferenciar no mercado.

Quando você entende como age em determinadas situações, poderá perceber como irá encarar determinadas situações. Você se considera uma pessoa visionaria ou uma pessoa voltada para o presente e cautelosa? Não existe certo ou errado, mas para determinadas situações uma postura voltada para tomada de decisões pensando no futuro será mais adequada que uma voltada apenas para a situação presente e vice versa. Elas serão cruciais para sua empresa.

A característica que um dono de negócio possui poderá ser de empreendedor ou de empresário, ou quem sabe ambos, porém um sempre sobressairá sobre o outro.  Muitas pessoas acabam confundindo esses dois termos como sendo eles sinônimos, porém são perfis bem diferentes. Essa diferença deve ser compreendida por quem quer abrir uma empresa ou já possui uma.

O empresário é aquele mais voltado para área técnica e administrativa da empresa. Ele possui competências de fazer a empresa perpetuar e consegue fazer crescer aquilo que lhe foi entregue.

Normalmente são pessoas que dão continuidade a um negócio, seja ele herdado ou comprado. Possui uma postura cautelosa e conservadora, não gosta de correr riscos e tem dificuldade em pensar em inovação.

Em momentos em que a cautela será precisa, ele é adequado à situação, mas em outros, que exigem uma postura inovadora, ele poderá encontrar dificuldades diante de suas decisões.

Já o empreendedor é um idealizador, ele possui uma visão de futuro que pode fazer a diferença na hora de abrir uma empresa ou mudar o seu rumo. Já é mais aberto a mudanças, claro que busca sempre conhecer os riscos que correrá, mas é mais propenso a ele.

Dentre suas características estão:
Iniciativa;
Persistência;
Autoconfiante;
Planejador;
Executor;
Líder;

Perceba que essas características devem ser de um empreendedor, pois, o mesmo, como enxerga oportunidades onde outros não conseguem ver, deverão ter a iniciativa, ser persistente, autoconfiante. Essas características podem ser aprendidas. Também não precisa ter empresa para ser um empreendedor. Funcionários podem apresentar essa característica, inclusive muitas empresas procuram pessoas assim.

Para muitos que possuem predominância como empreendedor, o ideal é que busquem pessoas que as complementam, pessoas que possuam capacidade de gerenciamento. Essas pessoas poderão ser sócios. Assim como, os empresários que não possuem características empreendedoras poderão ir em busca de sócios que os complete.

Com isso, perceba que os detalhes podem fazer a diferença. Imagina uma empresa com sócios de perfil apenas empreendedor. Será uma empresa inovadora, mas a parte administrativa poderá ser muito falha e a mesma terá grandes dificuldades. Já o contrário, fará a empresa ser muito burocrática e pouco inovadora.

Conheça mais suas características e analise se será necessário buscar uma sociedade para que seu negócio possa iniciar com as pessoas certas.

Até breve!
Eu sou o seu contador!
Praça Juracy Magalhães, 290 – 1° andar (30m do Banco Bradesco) – Centro - Senhor do Bonfim/BA.
74 3541 0379
contatoprimmecontabilidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.