segunda-feira, 3 de junho de 2019

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE - SÉRIE: COMO MONTAR UMA EMPRESA


COMO MONTAR UMA CAFETERIA?  (5 DE 7)

Caros leitores, estamos finalizando a série COMO MONTAR UMA EMPRESA. Nesses últimos artigos, falaremos como montar um certo tipo de negócio. Vale lembrar que o sucesso de um negócio depende de vários fatores, como o mercado, o comportamento do empreendedor, a experiência no negócio, dentre outros.  Com isso, as dicas aqui expostas são formas de nortear aqueles que desejam criar um negócio, porém é importante que o mesmo estude ainda mais o setor que pretende atuar e procure ajuda para adquirir as informações necessárias. 

Hoje vamos mencionar a respeito de como montar uma cafeteria.

Sabemos que café é o queridinho do brasileiro, então, porque não transforma isso em um negócio?

O primeiro passo é procurar saber mais e adquirir expertise no assunto. Existem cursos que podem potencializar aquele que quer iniciar nesse ramo, como curso de degustador e barista voltado para café. É interessante ter esses profissionais em um estabelecimento desse, pois poderá ser o diferencial do seus concorrentes que, além das cafeterias já existentes, são lanchonetes, padarias, e outros.

Para a escolha do local, que é muito importante para o negócio dar certo, deve ser realizado uma pesquisa e avaliar o publico local, quais as suas preferências, os gostos, o que costumam comer, quais os horários e o que desejariam encontrar em um negócio de café.  É recomendado instalar uma cafeteria em um local de muita movimentação. Também é importante fazer visitas aos concorrentes para avaliar o que oferecem, quais os pontos fortes e os pontos fracos, avaliar quais as necessidades do seu público não atendida por eles.
Para cumprir as exigências legais, é recomendado que o empresário procure um contador para que o mesmo possa dar início ao processo de legalização perante os órgãos competentes. O profissional também irá informar e orientar qual a melhor forma tributária que se encaixa. Pode optar pelo Simples Nacional, ser MEI, em caso de ter como previsão de faturamento anual de até R$ 81.000,00 (Ano 2019, pelo dia da postagem deste artigo, seria proporcional), ter um funcionário com salário do sindicato e não ser sócio ou dono de outra empresa. Também pode optar por estar fora da sistemática do Simples. Seu contador irá orienta-lo da melhor forma.

Para a estrutura da cafeteira, primeiro, deve ser observado o perfil do cliente que irá atender e porte do negócio pretendido. O espaço deve proporcionar ao consumidor um confortável momento, isso ajudará para que ele passe mais tempo e consuma mais produtos.  Questão de decoração, iluminação, cores e objetos devem ser bem analisados pelo empreendedor.  O adequado é que o espaço de uma cafeteria contemple balcão, salão, estoque, cozinha, banheiros de funcionários e clientes e um escritório administrativo.

A sua abertura pode se dar através de uma franquia ou montando a própria marca. O primeiro tem o benefício de montar algo que possivelmente já deu certo em outros lugares e você irá “copiar” o modelo de negócio proposto por eles. Normalmente exige que tenha um alto investimento inicial. A segunda opção você vai iniciar do zero com algo que irá montar com suas ideias. Possa ser que você não possua um valor alto de investimento para adquirir uma franquia, com isso seria mais adequado iniciar um negócio seu mesmo.

Para este seguimento alguma dicas são relevantes:

- Mantenha o local sempre limpo
- O padrão é importante
- O café deverá ser servido sempre com temperatura adequada
- Os atendentes devem ter um humor agradável com o cliente
-  Ao invés de açucareiro, troque por sachês de açúcar
- Café combina com algumas doses de bebidas, como licor, uísque.
- Treine constantemente sua equipe
- Agregue valor ao café. Sirva salgados, doces, bolos
- Avalie se é ou não interessante agregar almoço no estabelecimento. Pode descaracterizar o foco.

É importante a empresa sempre inovar no atendimento, nos produtos. Pesquisa de satisfação é importante para que sempre possam existir melhorias constantes.

Então é isso, próximo artigo falaremos de um outro tipo de negócio,
Até breve!

Eu sou o seu contador!

Praça Juracy Magalhães, 290 – 1° andar (30m do Banco Bradesco) – Centro - Senhor do Bonfim/BA.
74 3541 0379
contatoprimmecontabilidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.