22 de julho de 2019

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE - VOCÊ SABE O QUE É CROSS SELLING E UP SELLING


Tem termos que são diferentes no meio empresarial, porém que representam ações que devem ser implantadas nas empresas, principalmente quando pretendem vender mais. Algumas estratégias são consideradas até ilegais na venda de materiais como as chamadas vendas casadas. Também tem aquelas atitudes que mesmo não sendo consideradas ilegais, acabam sendo inconvenientes e, ao invés de alavancar o negócio, deixa o cliente com certa desconfiança, o que não é bom.

O Cross Selling e o Up Selling são formas de vender mais, no entanto não são atitudes que empurram de qualquer jeito algo que o cliente não vai precisar.

Mas então o que são esses termos?

Upselling é uma estratégia de venda na qual um vendedor ou um site sugere um adicional para o produto ou serviço que está sendo comprado. Já no Crosselling, que tem uma sensível diferença, são sugestões de produtos complementares. 

O Upselling é quando o vendedor oferece uma melhora na aquisição, ou seja, mostra para o cliente algo mais completo ou que trará mais valor para ele. A empresa deve conhecer mais do seu consumidor, o seu poder aquisitivo e entender dos benefícios do produto mais avançado. Um exemplo é quando um cliente ciclista  vai comprar em uma loja de bicicletas e quer comprar uma de 21 Marchas, porém o vendedor percebe que seria melhor para o mesmo a de 29 marchas. O vendedor oferece a mesma e o cliente percebe que o preço é mais compensatório.

Já o Cross Selling é quando o vendedor oferece um produto complementar para o consumidor. Como exemplo, o mesmo ciclista está comprando sua bicicleta e o vendedor oferece um capacete para sua proteção, ou seja, uma oferta adicional e correlacionada à aquisição da empresa.

Algumas dicas que podem te ajudar na hora de utilizar essas estratégias são:

01 – Mostre a diferença do preço quando for utilizar o Upsell, não o preço do produto em si.
02 – Saiba quais as expectativas do cliente na sua opção de compra. Observe o consumidor para entender e saber onde agregar nas vendas de maneira útil.
03 – Para o Cross selling, a regra simples é a de oferecer produtos correlatos com a compra principal do cliente.

Tanto cross selling quanto upselling são táticas que tem que ser bem estudadas para sua implantação. Os resultados virão, porém se bem aplicadas na sua empresa.

 Gostou? Próxima segunda estaremos com um novo artigo por aqui. Até lá!

Eu sou o seu contador!

Todos os textos são de autoria dos contadores da Primme CONTABILIDADE
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