20 de julho de 2019

GESTORES DO 27 NÚCLEOS TERRITORIAIS DE EDUCAÇÃO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO NO IAT


A Secretaria da Educação do Estado deu início, nesta sexta-feira (19), ao IV Encontro de Dirigentes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Este é mais um ciclo da formação que vem sendo promovida com os gestores dos NTE e que segue até domingo (21). O objetivo é tratar de questões diversas, do pedagógico ao administrativo, de modo a otimizar cada vez mais a gestão, para a efetividade das políticas educacionais nos territórios e fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

A atividade foi aberta com a apresentação dos estudantes do grupo de dança do Coletivo Crespo, do Colégio Estadual Rômulo Almeida. Depois foram iniciados os debates sobre temas como o Sistema Estadual de Educação. Até domingo, serão discutidas questões como Educação a Distância e a Interface com a Educação Básica e o Ensino Superior; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Formação Indígena; a Educação Profissional em Debate: Novo Itinerário Formativo; Tecnologia e Educação: Avanços para o próximo ano letivo; Sistemas de Avaliação (SABE e SAEB); e o Planejamento como ferramenta indispensável à gestão da aprendizagem no âmbito do NTE.

“A quarta edição deste evento representa a consolidação da política de aproximação da Secretaria da Educação com o colegiado dos NTEs, buscando, cada vez mais, articular as políticas para os territórios. Os Núcleos têm uma capilaridade muito grande, porque estão presentes nas unidades escolares e, portanto, têm condições de fazer essa mediação", afirmou o subsecretário da Educação, Danilo Souza.

O diretor do NTE 15 (Feira de Santana), Ivamberg Lima, destacou que o ciclo de formação “é uma oportunidade de avaliarmos o trabalho conjunto que está sendo realizado, levando em conta que secretarias municipais e estadual devem estar unidas pela melhoria da qualidade da Educação em todo o estado. Estamos trabalhando muito no sentido de escolher os melhores caminhos, não simplesmente para aumentar os índices na Educação, mas pela proficiência dos nossos alunos, preparando-os para a vida”. 

A diretora do IAT, Cybele Amado, comentou sobre o papel do IAT neste contexto. “Este é um investimento importante da secretaria do ponto de vista do acompanhamento e da discussão de caminhos para a melhoria da Educação no estado. Estarmos juntos aqui com os dirigentes dos NTEs é uma oportunidade de organizarmos os comitês de acompanhamento, dos processos e resultados das formações".

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.