sexta-feira, 30 de agosto de 2019

RECEPÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA UNEB ABORDA SOBRE POPULAÇÕES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE


A 10ª edição da Recepção Acadêmica de Enfermagem (REACEN), do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, que este ano trouxe a temática “Populações em situação de vulnerabilidade: desafios e perspectivas do cuidado em Enfermagem” contou com minicursos, apresentações culturais e de trabalhos científicos e exposição da trajetória de egressos do curso de Enfermagem. A REACEN abordou também temáticas como: gênero, violência e vulnerabilidade das mulheres; a invisibilidade da população negra nos serviços de saúde; os serviços de saúde e a população de rua; e a visibilidade e vulnerabilidade de pessoas LGBTTQIA+.

O professor, Peu Rios, destacou que é importante que a universidade discuta acerca de questões ligadas à diversidade, gênero e sexualidade que são excluídas do discurso oficial. “Quando a comunidade acadêmica discute essas questões, estamos nos posicionando politicamente, a partir daqueles que, historicamente, têm sido excluídos. Precisamos ressaltar que em Senhor do Bonfim há um contingente muito grande de pessoas LGBTTQIA+ que são excluídas diariamente do convívio social. Então, mais do que discutir, incluir essas pessoas se configura como espaço de diversidade e inclusão”, frisou Rios.

Nesse sentido, a estudante do curso de Pedagogia, Denny Almeida, ressaltou que debater sobre os grupos excluídos é uma pauta importante para todos na sociedade. “Como mulher trans, percebo a importância da inclusão da comunidade LGBTTQIA+ dentro da academia para fortificar a política de acesso à universidade, que durante muito tempo foi segregada, e ainda hoje, sofre as faces do preconceito na nossa sociedade. A UNEB vem tratando de forma mais frequente as discussões sobre a temática da sexualidade e gênero, isso é ótimo, pois precisamos evidenciar que as pessoas LGBTTQIA+ existem e podem e devem fazer parte de todas as instituições”.

Em relação a 10ª edição da REACEN, a professora do curso de Enfermagem e uma das organizadoras da Recepção, Jane Conceição, destacou que “Os alunos se empenharam bastante na organização das atividades. Além das mesas de discussões, tivemos a apresentação de 18 trabalhos científicos com temáticas diferentes produzidos pelos estudantes. A REACEN foi um momento de absorver conhecimentos, tanto para os estudantes quanto para nós professores, pois alguns não trabalhavam com as temáticas discutidas".

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.