29 de novembro de 2019

“VEM ME VER” DA UNEB PARTILHA CONHECIMENTO COM CENTENAS DE VISITANTES


Durante os últimos três dias, o Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB abriu as portas da universidade através do “Vem Me Ver” para receber a comunidade externa que pôde conhecer sobre a produção da instituição e participar de mesas redondas e oficinas. O “Vem Me Ver” contou com a participação de centenas de pessoas, de crianças a idosos, que visitaram os espaços e laboratórios. 

A 7ª edição do “Vem Me Ver” propôs a discussão sobre “A importância da UNEB no Território Piemonte Norte do Itapicuru” e “Educação e diversidade sexual” temáticas relevantes para a comunidade acadêmica e externa, pois possuem relação com o desenvolvimento da sociedade como um todo. Além desses debates, o evento proporcionou serviços de saúde e 20 oficinas com temáticas variadas como: técnicas de shantala, malabarismo, fotografia, jogo de xadrez, dentre outras.


O público também teve a oportunidade de conhecer os laboratórios do DEDC VII, a exemplo do Espaço Ciência Micológica, Laboratório de Ecologia de Peixes e Museu de Zoologia (LEPMZ) e o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (LAP). Os visitantes também conheceram espaços planejados e montados por estudantes como “Madre Gaia”, que abordou sobre ação humana e os impactos ambientais, reproduzindo, entre os diversos exemplos, o rompimento de uma barragem de mineração e a poluição atmosférica natural causada por erupção de vulcões e tempestades de areia e as artificiais causadas pelo homem, como queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo).

A diretora do DEDC VII da UNEB, Suzzana Alice Lima, ressaltou que o “Vem Me Ver” é “Uma atividade acadêmico-científica importante, porque legitima e concretiza nosso diálogo com a comunidade externa. Abrimos as portas para o conhecimento científico dialogar com o senso comum, partilhando os saberes, pois entendemos que o que é produzido aqui não pode ficar preso dentro da universidade, uma vez que, a nossa função é partilhar o que está sendo produzido para impactar vidas”.

O “Vem Me Ver” foi idealizado há sete anos pelo professor, Marcos Fábio, falecido em 2017. No início era um evento realizado pelo curso de Ciências Biológicas, mas depois se tornou um evento do Departamento, onde todos os colegiados estão envolvidos para popularizar a ciência. Nesta 7ª edição, a coordenadora do “Vem Me Ver”, Rafaela Rocha, afirmou que “O grande brilho do evento foi perceber os discentes como protagonistas nos espaços de aprendizagem”.


Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.