2 de dezembro de 2019

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE – SAIBA COMO APROVEITAR SEU 13° SALÁRIO


Olá caros leitores, chegamos ao último mês do ano de 2019. Final de ano é sinônimo de um recurso extra para quem é empregado, pois receberá seu 13° salário, sendo a primeira parcela até dia 30/11 e a segunda parcela até dia 20/12. Nesse mesmo período está acontecendo o Black Friday, será por que, hein?..rs

Podemos afirmar que a maioria das pessoas trabalha não para ganhar o dinheiro, mas trabalham para gastar o dinheiro, ou seja, trabalham para comprar celular, comprar TV, roupas, status e etc. Não queremos entrar no mérito do certo e errado, mas a forma que muitos fazem, pode trazer complicações em sua vida financeira.

Por isso, vamos dar nossa contribuição para você que recebeu seu extra e quer uma forcinha no entendimento de como melhorar sua vida financeira.

Primeiramente, é interessante que você analise sua situação financeira. Ela é consequência de suas escolhas passadas. Caso perceba que tenha dívidas acumuladas em atraso, dê preferência para o seu pagamento, principalmente aquelas com juros. Possa ser até o momento de você tentar negociar com seus credores para que obtenha um desconto no pagamento.

Outra dica é a de segurar esse recurso, pois o inicio do ano é muita conta para pagar: IPTU, matricula e material escolar, IPVA, reajustes de aluguel e ai vai...Esse recurso do 13° pode te dar um fôlego maior para que você passe por esse momento mais tranquilo. Reserve o recurso.

Aproveitando a deixa de falarmos em finanças pessoais, você pode aproveitar este momento de recebimento do extra e começar a elaborar seu planejamento financeiro. Caso nunca fez, aproveita essa virada de ano para colocar em prática.

Já pensou em conquistar aquela casa que sempre sonhou, ou um veículo, ou, quem sabe, um negócio? Tudo isso é fruto de um bom planejamento. Saiba o que você quer, qual o seu objetivo. Você pode pensar que o valor é pouco para alcançar seu propósito, porém ele servirá para iniciar e criar o hábito de poupar todos os meses uma determinada quantia. Com isso, poderá se livrar das altas taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras.

Caso seu objetivo não seja um bem patrimonial, poderá criar o seu colchão de liquidez. Colchão de liquidez é um recurso que terá disponível sempre que precisar para situações de emergências. Esse valor pode ser de seis vezes o seu salário mensal. Após você alcançar o valor do colchão, o próximo passo seriam os investimentos, para que faça com que seu dinheiro trabalhe para você através dos rendimentos recebidos. Isso é assunto para outro tema.

Então, elencando as dicas para você, seriam:
- Analise seu estado atual
- Pague suas dívidas
- Crie seu objetivo
- Planeje suas contas no inicio de ano
- Monte seu colchão de liquidez
- Invista seus recursos

Gostou?

Próxima segunda estaremos com um novo artigo por aqui. Até lá!
Novidade da Primme Contabilidade para você: Estamos com nova ferramenta de comunicação. Disponibilizamos para você conteúdos gratuitos e de grande relevância através dos Podcasts. Clica no Link: https://www.spreaker.com/show/3690680

Eu sou o seu contador!

Todos os textos são de autoria dos contadores da Primme CONTABILIDADE
Praça Juracy Magalhães, 290 – 1° andar (30m do Banco Bradesco) – Centro - Senhor do Bonfim/BA.
74 3541 0379
contatoprimmecontabilidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.