18 de dezembro de 2019

SAÚDE: JOVEM PASSA BEM APÓS RETIRADA DE FETO EM ÓBITO NO HDAM


A reportagem do Blog do Netto Maravilha vem acompanhando o caso de Lorena, 19 anos, moradora do COAHB Minha Casa Minha Vida em Senhor do Bonfim, que estava com uma perda gestacional havia pelo menos 5 dias, conforme conclusão de ultrassonografia obstétrica.

Lorena estava grávida de praticamente 4 meses (completaria na próxima sexta 20), e vinha realizando pré-natal normalmente no 1º Centro de Saúde, localizado à Rua Salustiano Figueiredo, Centro de Bonfim.

Sua penúltima consulta havia sido realizada no dia 09 de dezembro, uma segunda-feira, quando retornou nessa segunda-feira 16, sua médica informou que não conseguia ouvir os batimentos cardíacos, mesmo achando que poderia ser um problema no estetoscópio a médica solicitou uma ultrassonografia de urgência, que foi realizada particular em uma clínica na cidade, e diante da conclusão, que apontou óbito fetal há pelo menos 5 dias, o médico pediu para que Lorena fosse levada com urgência para o HDAM, onde foi recebida por Dr. Francisco Brito, que recomendou que a jovem retornasse na manhã do dia seguinte, pois não havia na unidade hospitalar a medicação adequada para indução do parto. Retornando na terça-feira (17), a jovem foi orientada a voltar para casa e aguardar até que conseguissem o medicamento com o fornecedor. A partir desse momento a avó Raimunda bastante preocupada com a notícia de que seu bisneto estava morto no útero de sua neta, procurou a reportagem do Blog do Netto Maravilha, que em contato com o Secretário de Saúde, este pediu para que a jovem retornasse ao HDAM, assim procederam avó e neta, e mais uma vez, foi orientada a retornar para casa e somente ir ao HDAM no final da tarde.

Segundo o Secretário de Saúde, a pedido do prefeito Carlos Brasileiro iria providenciar a medicação em outra cidade e assim foi providenciado em cidade no Vale do São Francisco.

Lorena foi recebida no hospital por volta das 16h30min de terça-feira e, às 17hs já estava internada para os procedimentos.

Foram feitas aplicação da substância indutiva às 04h desta quarta-feira (18), outra às 07hs e por fim a terceira dose foi aplicada às 11h30min, quando a paciente começou a sentir as contrações dando início ao trabalho de extração fetal, que foi concluído por volta das 13hs.

Lorena é mãe de uma criancinha de 5 anos, essa foi sua segunda gestação, os motivos que provocou a interrupção gestacional são desconhecidas, ela permanece em observação, passa bem e será liberada na manhã desta quinta-feira (19).

O exemplo serve para que a Secretaria de Saúde, a Direção e os médicos daquele nosocômio possam dar a devida atenção às pessoas nesses momentos delicados.

Blog do Netto Maravilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.