quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

AULAS DA REDE MUNICIPAL EM JAGUARARI RETORNAM NESTA TERÇA-FEIRA (19)

17:43

A Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Educação e Cultura – SEMEC informa  a toda população que na próxima terça-feira (19), terá início o ano letivo nas 42 escolas que compõe a rede municipal de ensino. Foram matriculados 5 mil alunos entre educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A secretária de Educação, Edneia Ferreira, afirma que pretende melhorar cada vez mais o aprendizado nas escolas. “O nosso maior objetivo é afinar os procedimentos para proporcionar um ambiente de aprendizado mais significativo, de bem estar para professores e alunos”, pontuou a secretária de educação.

O Prefeito Everton Rocha em nome de toda a equipe gestora da educação deseja a todos os alunos  e professores da rede municipal uma boa volta às aulas.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

COORDENADORES E PROFESSORES DA UNEB EM SENHOR DO BONFIM VISITAM NOVAS INSTALAÇÕES DOS CURSOS DE TEATRO E MÚSICA

17:42

Coordenadores e professores do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB em Senhor do Bonfim, juntamente com a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Dayse de Lago Miranda visitaram na manhã de hoje (14) as novas instalações dos cursos de Teatro e Música da UNEB no espaço, recentemente reformado, do Colégio Estadual Senhor do Bonfim.

O espaço foi nomeado Professor Marcos Fábio Oliveira Marques, em homenagem ao professor do DEDC falecido em 2017, que iniciou a articulação para a criação do curso de Teatro, e também para que Senhor do Bonfim fosse contemplado com o curso de Música, participando ainda da articulação para o funcionamento desses cursos dentro de uma escola da educação básica.


No primeiro semestre deste ano, os estudantes dos cursos de Teatro e Música da UNEB em Senhor do Bonfim terão aulas no novo espaço que conta com uma infraestrutura adequada para atender as necessidades dos cursos de artes. “Os estudantes terão um local específico onde poderão estudar, tocar, cantar, atuar, realizar atividades artísticas de uma forma geral”, afirmou a coordenadora do curso de Música (EaD), Edineiran Marinho.

Devido à parceria estabelecida com o Colégio Estadual Senhor do Bonfim, o coordenador da graduação em Teatro, Reginaldo Carvalho relatou que “Nos preocupamos em estabelecer uma proposta pedagógica que dialogasse diretamente com a educação básica, e que além dos experimentos artísticos e criativos envolverem os alunos da escola, pudéssemos também atender as demandas apresentadas pelo ambiente educacional, como por exemplo, assessorar os professores dos mais diferentes componentes curriculares interessados no diálogo com as artes”.

Esse espaço também será ocupado por outras licenciaturas e por alguns projetos especiais como: Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), Universidade para Todos (UPT), e o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET). Dessa forma, o coordenador Reginaldo Carvalho expõe que “Com esse novo espaço, almejamos construir uma integração maior com a comunidade, ampliando a rede de lazer, uma vez que teremos mostras de música, teatro, circo e dança, contribuindo para uma aproximação da universidade com a educação básica. Assim, nossa meta é estabelecer um diálogo profundo com alunos e professores para qualificar o ensino das artes, garantindo a sua presença na escola”.

115 FAMÍLIAS DA ZONA RURAL DE SENHOR DO BONFIM COMEMORAM A CHEGADA D´ÁGUA NA TORNEIRA

13:03

O novo sistema de abastecimento de água tratada foi implantado e entregue para os moradores das comunidades rurais de Picada e Lagoa do Boi. Ao todo, 12 quilômetros de tubulação foram instalados para o fornecimento de água potável.

A ação acontece graças uma parceria entre o município de Senhor do Bonfim, Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) e a Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb).

“Agora melhorou e muito. É uma grande vitória para nossa comunidade", declarou Jetro Mendes Muricy, presidente da Associação de Moradores da Fazenda Picada.

A aposentada Maria Pereira dos Santos, moradora da comunidade da Lagoa do Boi é só alegria. “Adeus carro-pipa! Estou muito feliz, só Deus para pagar ao prefeito Carlinhos, o vereador Cleiton e o deputado Bobô por essa bênção”.

A ação faz parte do projeto do prefeito Carlos Brasileiro de levar água tratada para todas as comunidades rurais do município, atualmente mais de 90% do interior têm cobertura de água encanada .

“Você ter água em sua casa encanada é de um valor imensurável. Até final de 2020 com apoio do Governo do Estado pretendemos levar esse bem precioso e fundamental para o consumo humano para 100% da nossa população rural”, enfatizou o prefeito Carlos Brasileiro.

O sistema de abastecimento de água nas duas comunidades teve um investimento de cerca de R$ 200 mil. Para realização da obra, a prefeitura entra com maquinário, a Cerb doa a rede adutora (tubulação) , e a Embasa disponibiliza pessoal para execução do serviço.

“É uma satisfação imensa participar desse processo. Agora o nosso objetivo é a extensão da rede para cerca 50 residências que ficam adjacentes as localidades beneficiadas, acredito que até o final do ano estaremos realizados esse pedido dos moradores com apoio do deputado Bobô”, enfatiza Cleiton.

EMPREGO: 13 VAGAS DE EMPREGO EM BONFIM NESTA QUINTA-FEIRA 14

13:01

SINEBAHIA/SAC – Sr. do Bonfim está selecionando candidatos à vaga de:

VENDEDOR INTERNO
Ensino Médio incompleto
Experiência na função
Obrigatório possuir CNH ‘A’
02 VAGAS

BALCONISTA
Ensino Médio completo
Experiência na função
01 VAGA

SUPERVISOR DE VENDAS
Ensino Médio completo
Experiência na função
Obrigatório possuir CNH ‘A’
01 VAGA

ESTAGIÁRIO REMUNERADO
Ensino Superior incompleto em ADM, Ciências Contábeis e Pedagogia
03 VAGAS

JACOBINA: CHUVA CASOU ESTRAGOS EM VÁRIAS RUAS E UMA MULHER FOI LEVADA PELA ENXURRADA

11:47

Situação dramática vive a cidade de Jacobina. Alagamentos, fortes enxurradas e graves danos em ruas e prédios comerciais e residenciais foram anotados nesta manhã. Registros apontam que, em apenas 1 hora, as chuvas atingiram 105mm de precipitação. A geografia daquela urbe favorece os danos causados com chuvas fortes, já que há grandes e muito íngremes ladeiras.

Uma mulher, ainda não identificada, foi arrastada pela enxurrada. Ao ser socorrida, apresentava vários ferimentos pelo corpo e foi encaminhada para atendimento médico de urgência. As informações dão conta de que não corria riscos à sua vida.

Lidernoticias

JAGUARARI: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL REALIZA CAPACITAÇÃO FORTALECENDO O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PARA O ANO DE 2019

11:34

A Prefeitura Municipal de Jaguarari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou no ultimo dia 12 de janeiro de 2019, capacitação e planejamento das atividades para o ano de 2019 com os orientadores/educadores sociais e Técnicos dos CRAS que irão Referenciar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV para crianças, adolescentes e idosos.

O SCFV é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. É realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Foi um momento de grande valia para os participantes, haja vista que os mesmos puderam trocar suas experiências já desenvolvidas em cada trabalho executado nas diversas localidades do município e na sede. Hoje o serviço atende 430 indivíduos (Crianças, adolescentes e idosos), nas localidades de Gameleira, Olhos d’água, Santa Rosa, Flamengo, Jacunã e Pilar.

A Secretaria de Desenvolvimento Social vem através do SCFV, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários da população Jaguariense, através dos seus programas, projetos, serviços e benefícios.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

PROJETO DO DEPUTADO BOBÔ REFORÇA LUTA CONTRA FEMINICÍDIO

11:32

Em um dos seus primeiros atos legislativos, o deputado estadual Bobô (PCdoB) reforça a luta das mulheres baianas contra o feminicídio. O parlamentar protocolou na Assembleia Legislativa o projeto que institui o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, a ser realizado, anualmente, no dia 12 de maio.

A data escolhida é em função do dia do julgamento, ocorrido em 2017, do primeiro crime assim tipificado na Bahia. Neste dia, deverão ser realizados debates, campanhas, seminários, palestras e outras atividades para conscientizar a população sobre a importância do combate a esse crime e demais formas de violência contra a mulher.

Na justificativa, Bobô pondera que a violência contra a mulher está arraigada na sociedade, desde a sua subjugação até o fato de ser morta por questões de gênero (o feminicídio é a última instância do controle da mulher: o controle da vida e da morte).

“É importante ainda garantir o endurecimento da punição aos agressores e criar mecanismos de divulgação e conscientização da sociedade sobre o tema. Nosso projeto quer garantir um dia de luta  unindo poder público e sociedade no combate à violência e ao assassinato como motivação de gênero”, afirma Bobô.

Ascom – Deputado Bobô

APROVEITE AS ÚLTIMAS UNIDADES COM PREÇO PROMOCIONAL!

06:36

As obras da 1ª etapa do #MoradasdoMonte estão 95% concluídas!
São casas em local super valorizado, com 2 quartos, banheiro, cozinha, sala e POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO, com infraestrutura completa, segurança e área de lazer para sua família.
Vantagens que somente um condomínio fechado pode oferecer.
O #MoradasdoMonte é ideal para você e sua família. Segurança para morar e liberdade para se divertir.

E o melhor, você pode conseguir um desconto de até R$14.765,00*!
Entre em contato conosco através dos telefones: (74) 9.9933-4060 / 9.9107-4267

BONFIM: MUDANÇAS NO TRÂNSITO DE BONFIM COMEÇARÁ COM EXONERAÇÃO DO DIRETOR MUNICIPAL

06:31

Durante entrevista aos apresentadores do Jornal Bonfinense dessa quarta-feira (13), o Prefeito Carlos Brasileiro comentou sobre a mudança no quadro de seu secretariado e de algumas superintendências.

Sem citar nomes, mas afirmou que para o bom desempenho dos planos de governo, Brasileiro disse que já estudou e irá mudar pelo menos os titulares de duas secretarias de seu governo e que irá substituir o diretor de trânsito, “esperava mais ação do setor e infelizmente não estamos percebendo o empenho necessário para ordenar o trânsito, a gente observa o centro da cidade, motoristas fazem o que bem quer, quando o município tem autoridade para chegar lá e mandar retirar tais veículos”, disse o Prefeito.

Na ultima terça-feira era para ter acontecido à licitação do transporte urbano, mas a procura tem sido pequena e apenas duas empresas compareceram e decidiram por bem não abrirem os envelopes, assim uma nova data será marcada para a execução da licitação.

UNEB DISCUTE SOBRE O FUTURO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (20) EM SENHOR DO BONFIM

06:09

O Seminário “Reformas Educacionais e o futuro da Educação Pública no Brasil” acontecerá na próxima quarta-feira (20) das 8h às 18h no Auditório Professor Paulo Batista Machado na UNEB- Campus VII, Senhor do Bonfim. O evento objetiva abordar as reformas em curso na educação e os desafios colocados para a rede pública de ensino na atual conjuntura.

A diretora do Departamento de Educação, Suzzana Alice Lima ressalta que esse seminário é um ambiente de debate. “Entendemos que é nossa responsabilidade e obrigação produzir espaços de reflexão e conhecimento. Para isso, receberemos várias entidades, professores e pesquisadores que têm conhecimentos sobre políticas públicas em torno do ensino público no Brasil desde a educação infantil até o ensino superior. Pessoas que acompanham e defendem a pauta da educação pública”, afirma Suzzana. 

O evento é direcionado aos docentes da educação básica e superior, conselhos de educação, gestores municipais, secretários de educação, sindicatos, movimentos sociais e toda a comunidade interessada no tema. A realização do Seminário é uma parceria entre o Departamento de Educação (DEDC VII), ADUNEB e Articulação Interterritorial para Fortalecimento da Educação do Campo. A atividade tem o apoio da UNEB e da Câmara de Educação do Território Piemonte Norte do Itapicuru.

Programação completa 

ANDORINHA: PREFEITO DE ANDORINHA VISITA ANDAMENTO DAS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM DO PARAÍSO

06:05

O prefeito Renato Brandão acompanhou na manhã desta quarta-feira,13 de fevereiro, o andamento das obras de recuperação da Barragem do Paraíso, que fica entre a divisa de Andorinha e o distrito de Igara, no município de Senhor do Bonfim.

A estrutura física da Barragem do Paraíso estava rompida há mais de 10 anos. A recuperação era um antigo pedido dos moradores das comunidades do entrono do reservatório.

Trabalharmos muito, diariamente, para melhorar a vida das pessoas que moram em Andorinha. Aqui é mais um compromisso que temos com nossa população. Essa barragem vai ajudar muito os moradores das comunidades de Teixeira, Tanquinho e Lagoa do Poço no período de estiagem", declara Renato.

Ainda segundo o prefeito Renato Brandão, o objetivo do governo é limpar e ampliar cerca de mil aguadas no interior do município até o final de 2020.

POLICIAL: TENTATIVA DE HOMICÍDIO NAS POPULARES

06:03

Por volta das 20h40min dessa quarta-feira (13), mais uma tentativa de homicídio foi registrada no Bairro Populares em Senhor do Bonfim.

De acordo com informações a vítima identificada como, Bruno Batista de Jesus, 22 anos, foi se encontrava próximo a Quadra do Paulista no bairro citado, quando elementos em uma moto passaram e efetuaram vários tiros contra o mesmo que foi alvejado na mão direita e na região torácica.

Socorrido pelo SAMU a vítima foi levada ao HDAM, onde passou por exames e aguardava para saber se seria transferido para a região do Vale do São Francisco.