sexta-feira, 3 de maio de 2019

POLICIAL: JOVEM ATINGIDA COM TIRO NO PESCOÇO NO ALTO DA MARAVILHA



No início da noite desta sexta-feira (03), a jovem, Jaqueline Batista de Souza, 26 anos, residente a Rua Nossa Senhora de Fátima, bairro Alto da Maravilha foi alvejada com um disparo de arma de fogo, tipo escopeta de fabricação caseira.

Nosso Repórter Netto Maravilha esteve no local e conversou com a mãe da vítima, que relatou o seguinte, "mais cedo o autor sismou com meu filho Cristiano, (usuário de drogas), porque ele tem mania de ficar sorrindo e o autor simplesmente sismou e perguntou porque meu filho estava olhando pra ele, dai se iniciou uma confusão e ele tentou matar meu filho, ainda veio aqui na minha casa entrou até ali na porta ameaçando, mas a arma falhou, eu fechei o portão depois ele voltou e começou a discutir com minha filha Jaqueline, xingando ela, e de repente ele ergue a arma e atirou na minha filha", disse a mãe.

A jovem foi atingindo no pescoço, vizinho prestaram socorro conduzindo até a base do SAMU, que providenciou o socorro para a UPA 24 horas. A PM já está no encalço do autor.

Blog do Netto Maravilha

ARTIGO: UMA HISTÓRIA DE CRUELDADE, MISERICÓRDIA E VINGANÇA

Uma história de crueldade, misericórdia e vingança (iniciada em Sento Sé e concluída em Campo Formoso)


É uma história surpreendente de covardia, coragem, pureza, ódio, amor e grandeza, ao final o leitor por certo se identificará com um desses sentimentos.

Por Ten Cordeiro

Há um povoado no município de Sento Sé, norte da Bahia, chamado de Cabeludas. É um garimpo de ametista espalhado por diversas grotas em uma área pedregosa. Ali, existem registros de pinturas rupestres numa imensa grota conhecida como Caretas. Notadamente essas pinturas evidenciam a presença de homens desde a Pré-história naquela região. As pinturas estão lá pra qualquer curioso, ou estudioso ir verificar. O nome do povoado, e do garimpo soa estranho. Mas sua origem nada tem a ver com a qualidade violeta da ametista extraída daquele chão. Este nome surgiu antes mesmo que os homens descobrissem a riqueza da ametista naquela área.

Aos pés de uma imensa Gameleira, árvore secular e frondosa, situada no centro do povoado, há uma nascente d’agua, ou olho d’agua, como chamam os sertanejos dessas bandas. Lá, antes da descoberta do garimpo, era ponto de descanso para caçadores e sobretudo local de extração de mel. Água e sombra em abundância, fizeram daquele lugar um oásis no meio dos grotões da região. Tais caçadores acabaram batizando aquele lugar, no início do século passado, em virtude das características físicas das abelhas existentes nas proximidades da nascente d’agua. As abelhas daquela região eram “cabeludas” e estranhas, diferentes das demais. (Provavelmente eram abelhas Mandaçaia). Daí surgiu o nome do povoado de Cabeludas, antes mesmo do início do garimpo, que só aconteceu na década de 40 do século passado.

Foi neste povoado que aconteceu o brutal homicídio de dois irmãos, no ano de 1968. Foram mortos a facadas e vingados igualmente anos mais tarde na cidade de Campo Formoso. É uma história surpreendente de covardia, coragem, pureza, ódio, amor e grandeza, ao final o leitor por certo se identificará com um desses sentimentos.

Na década de 60, o povoado de Cabeludas já era bastante famoso e para lá se dirigiam centenas de pessoas em busca de riqueza. O povoado já tinha uma vida agitada em razão do dinheiro que “corria”, pela compra e venda de ametista. Apesar de ser mais recente que os outros povoados ali existentes, Cabeludas era o centro catalizador das demais localidades, a exemplo de Limoeiro, bem perto dali, inclusive foram os habitantes de Limoeiro que batizaram Cabeludas, eles é quem mais se dirigiam até as adjacências da nascente para explorar mel.

Ali, em Cabeludas, morava uma senhora conhecida por Dona Téofila, a quem o populacho sacramentou como Dona Tiofa. Era casada e mãe de filhos e filhas. Tiofa era muito vistosa e formosa quando jovem, segundo dizem, arrebatava corações. Os filhos dessa senhora eram: Arquelino, Elizeu, Agenor, Guilhermino, Renato (Nego), Herblandes (Manu), Cecilia (Pombinha) e Olita (Lita). Todos feitos e já envolvidos com o garimpo e outras virações naquela época.

Havia também um jovem conhecido pelo apelido de Gino, das bandas do Limoeiro. Não tinha parentesco com os filhos de Teófila, era apenas conhecido deles. Ganhava a vida garimpando. Sujeito dado à bebedeira, um antro de valentia e violência. Muito parecido com João Valentão, da obra de Ariano Suassuna.

Arquelino Ribeiro dos Santos, o primogênito de Dona Tiofa, casado e pai de 06 filhos (05 homens e 01 mulher), à época tinha um Jeep, veículo que usava para trabalhar. Nesse tempo ele trabalhava entre Cabeludas e a Serra da Carnaíba. Costumava fazer “frete”, sempre que possível, para João Macambira, comerciante que, até o dia de hoje, ainda habita o povoado de Cabeludas. João Macambira, por décadas, tem sido o principal comerciante daquele lugar.

CENTER MÓVEIS E ELÉTROS PARABENIZA MAIS UMA VEZ O VENDEDOR JOSÉ RODRIGO


Parabéns a todos os vendedores da Center Móveis e Eletros pelo anseio em vencer e o comprometimento em buscar o melhor desempenho em vendas, que esta iniciativa contribua para o cumprimento das metas e determinação para conquistas.

Recebam o nosso mais sincero agradecimento e o desejo de que continuem conosco nessa caminhada rumo a excelência!

ÚLTIMAS VAGAS PARA CURSOS DE FARMÁCIA E ENFERMAGEM NA FACULDADE ANHANGUERA - INSCREVA-SE JÁ!


A faculdade Anhanguera está preparada para construir o seu futuro profissional! Cursos de Farmácia e Enfermagem, com aulas práticas até três vezes na semana. Inscreva-se já!

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 42, Centro. Prédio da Anhanguera, próximo a Rádio Caraíba. Tel. (74)3451-5865; Cel/whats (74)98114-3879

ATENDIMENTO JURÍDICO AOS SERVIDORES FILIADOS AO SISMUSB ACONTECERÁ DIA 06


ITIÚBA: CAMPANHA CONTRA GRIPE EM ITIÚBA


A Prefeitura Municipal de Itiúba, através da Secretaria de Saúde, informa que está preparando toda a logística para imunizar crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; indivíduos com 60 anos ou mais de idade e pessoas portadoras de doenças crônicas, contra a gripe (Influenza).

O dia D de vacinação, acontecerá neste sábado, dia 4 de maio de 2019.

Equipes da Secretaria de Saúde serão encaminhadas para os PSFs da sede e da zona rural do município conforme roteiro acima, onde estarão realizando a vacinação.

Secretaria de Saúde: Saúde que acolhe!!!

ASCOM - Levanto informação da gestão que mais avança nas mudanças!!!

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM DESTA QUINTA-FEIRA


Nesta quinta-feira, 2 de maio, foi realizada a 16ª sessão ordinária, no ano de 2019, da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim. Conduzida pelo vice-presidente da Casa, vereador, Andreilto Almeida, em razão da ausência do Presidente da Mesa, Vereador Cleiton Vieira Pinto, por estar na Capital do Estado a serviço do Município, a sessão teve início às 19h10min, após a chamada dos vereadores, onde havendo número legal é declarada aberta a sessão. Onde atendendo o Regimento Interno, em seu art. 141, foi encaminhada a ata da sessão anterior aos e-mails de todos os Vereadores, foi coloca em discussão e ninguém querendo discutir é colocada em votação, sendo aprovada.
Passa-se à leitura do expediente, que consta das seguintes matérias: PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 016/2019 de autoria do Vereador Otávio Xisto de Souza Júnior, que “Dispõe sobre a renomeação dos logradouros públicos que especifica, situado no Município de Senhor do Bonfim, e dá outras providências”; PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 002/2019, de autoria do vereador Otávio Xisto de Souza Júnior, que “concede título de cidadão bonfinense ao sr. Renato Domingos Vieira e dá outras providências”; PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 003/2019, de autoria da Vereadora Lúcia Cristina Souza Cerqueira da Silva, que “concede título de cidadã bonfinense à sra. Regivan Gomes dos Santos e dá outras providências”; PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 004/2019, de autoria de todos os Vereadores, que “concede título de cidadã bonfinense à sra. Ana Cláudia Matos da Silva Rodrigues e dá outras providências”; PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 005/2019, de autoria do Vereador Edson Ribeiro da Silva, que “concede título de cidadão bonfinense ao sr. Janeildo Dias do Carmo e dá outras providências”; PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 006/2019, de autoria do Vereador Jorge Souza e Silva Filho, que “concede título de cidadão bonfinense ao sr. Fernando Pereira Garcia e dá outras providências”; PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 007/2019, de autoria do Vereador Carlos Alberto Dias dos Santos, que “concede título de cidadã bonfinense à sra. Lucimeire da Silva Morais e dá outras providências”; PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 008/2019, de autoria do Vereador João Carlos de Castro, que “concede título de cidadão bonfinense ao sr. Tulio Vasconcelos Alves e dá outras providências”; INDICAÇÃO Nº 003/2019 de autoria do Vereador Elizeu Conceição de Souza, que “solicita tomada de providências sobre o fato de as ruas do bairro Alto da Maravilha encontrarem-se sem emplacamento, o que dificulta a localização das ruas pelos moradores e também a entrega de documentos pelos Correios e demais impasses”; INDICAÇÃO Nº 005/2019 de autoria do vereador Alexandre Ferreira, que “solicita a recuperação da Praça da Convivência, no Distrito de Igara”; PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 007/2019, de autoria do Vereador Andreilto de Almeida Barbosa, que “solicita o serviço de capina, limpeza na Rua Carrapichel, na sede do Município de Senhor do Bonfim”; PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 006/2019, de autoria do vereador Alexandre Ferreira, que “solicita a retirada do lixo da Rua do Bolo, no Distrito de Igara”; PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 007/2019, de autoria do Vereador Alexandre Ferreira, que “solicita a limpeza e capinação das escolas municipais do Distrito de Igara”; PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 009/2019, de autoria do Vereador Laércio Muniz de Azevedo Júnior, que “solicita a reposição de lâmpadas no Povoado de Cruzeiro”; PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 010/2019, de autoria do vereador Laércio Muniz de Azevedo Júnior, que “solicita a reposição de lâmpadas no Bairro Bonfim I (Casas Populares), nas ruas: Rua 1, Rua 3, Caminho C e Caminho N, todos na Quadra A”; OFÍCIO Nº 021/2019, oriundo do gabinete do Vereador João Carlos de Castro, que “justifica a sua ausência, por motivo de estar de atestado médico”; OFÍCIO Nº 175/2019, oriundo do gabinete do Vereador Cleiton Vieira Pinto, que “justifica a sua ausência, por motivo de estar na Capital do Estado a serviço do município”; OFÍCIO Nº 128/2019, oriundo do gabinete do Vereador Hermógenes Gomes de Almeida, que “justifica a sua ausência, por motivo de estar na Capital do Estado a serviço do município”; OFÍCIO Nº 051/2019, oriundo do gabinete do Vereador Reinaldo Ferreira Santana, que “justifica a sua ausência, por motivo de estar enfermo”.
O presidente, Andreilto Almeida, passa para ordem dos Vereadores inscritos e franqueia a palavra ao primeiro, Vereador Laércio Muniz de Azevedo Junior, dando continuidade franqueia a palavra ao segundo, Vereador Carlos Alberto Dias dos Santos, em seguida franqueia a palavra ao terceiro, Vereador Alexandre Ferreira, depois franqueia a palavra ao quarto, Vereador Elizeu Conceição de Souza.

VEREADOR CARLOS DE TIJUAÇU BUSCA FORTALECER O TURISMO EM SR. BONFIM E REGIÃO


Na sessão desta quinta feira (02/05) O Vereador Carlos de Tijuaçu, apresentou um vídeo produzido pela Câmara Municipal de Juazeiro, onde propõe parceiras com as Câmaras e as Prefeituras de Jaguarari e Sr. Bonfim para fomentar o Turismo Regional por meio da reativação do transporte de passageiros de Trem, entre Sr. Bonfim e Juazeiro. "A reativação desse serviço pode trazer de volta o que perdemos e multiplicar o que ainda temos. Reativando as Estações, as Locomotivas, o Vagão etc, poderá ter hotéis, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniências, comercialização de artesanato, Umbu, ‘Licuri’, Melancia etc que essa região tanto produz. Em cada parada as passageiras e turistas, poderão consumir esses produtos e vislumbrar as belezas da vegetação, da fauna e da flora", disse o Negão, que está motivado para entrar com um requerimento na próxima sessão pedindo uma Audiência Pública na Câmara para debater melhor o assunto, bem como a comercialização do Acarajé e outros produtos para Turistas as margens da BR 407.

ASCOM - Mandato do Negão

JAGUARARI: PROJETO PELOTÃO MIRIM É APRESENTADO A PROFESSORES NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO DE MATOS


Na ultima terça-feira (30), foi apresentado na Escola Municipal João de Matos o Projeto Pelotão Mirim: Formando cidadãos pra transformar presente e futuro. A apresentação contou com a presença do Prefeito de Jaguarari, Everton Rocha, do Secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Augusto, vereador Louri da Barrinha, do Subtenente Washington Antonio, professores de diversas escolas da rede municipal e representantes do CAEEJ e Conselho Tutelar.

O projeto idealizado pela Secretária de Educação, Edinea Ferreira da Silva e coordenado por Poliana Cavalcante Duarte, da área de humanas da Semec, em parceria com Capitão da Policia Militar, Neymar Batatinha de Castro, objetiva contemplar alunos do 6° ao 9° ano com palestras e diversas atividades socioeducativas, formando um pelotão de 30 "recrutas" com base no ensino militar, sobretudo no que se refere à hierarquia e à disciplina, buscando a formação de cidadãos para o futuro e o fortalecimento da escola na comunidade.

SOLIDARIEDADE DA SORTE ADQUIRA JÁ A SUA


DEPUTADO BOBÔ ESTEVE NA SESAB COM PREFEITOS DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU E DISCUTE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NA POLICLÍNICA


O deputado Estadual Bobô do PCdoB esteve  na Secretaria de Saúde com o secretário Fábio Vilas-Boas e prefeitos do Consórcio de Saúde do Piemonte Norte do Itapicuru.

Foram tratados assuntos  da estruturação da policlínica regional de Bonfim, no que se refere à ter também um equipamento de ressonância magnética, além dos 17 outros procedimentos.

O Presidente do consórcio, o prefeito Carlos Brasileiro (Bonfim) colocou a importância do equipamento para a região.

Participaram os prefeitos Everton (Jaguarari); Renato Brandão (Andorinha); Cecília Petrina (Itiúba); Rose Menezes (Campo Formoso); Erivaldo Carvalho (Nordestina). Estaremos acompanhando essa demanda.

Ascom – Dep. Bobô

JAGUARARI: DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ACONTECE NESTE SÁBADO (04)


A prefeitura de Jaguarari por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica informa à população que acontecerá neste sábado (04 de Maio), o dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza). Poderão ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, idosos a partir de 60 anos, professores da rede pública e privada, pacientes com comorbidades ,adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e militares.

As vacinas estarão disponíveis em 4 pontos estratégicos: Calçadão, USF Pilar, USF Salomão Carvalho, USF Odilon Gonçalves, das 8:h as 14:h. Todos que forem aos pontos estratégicos neste sábado receber a vacina contra a gripe deverão estar munidos do cartão de vacina.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

MORADORES PEDIRAM AO VEREADOR DOUTOR JORGINHO CAPINAÇÃO DA ESTRADA DE ACESSO AO POVOADO DE PASSAGEM VELHA


Depois de solicitar a recuperação da estrada asfáltica que dá acesso a localidade de Passagem Velha, e comemorar a chegada da energia mudando totalmente o visual da via de acesso da localidade, os moradores de Passagem Velha, solicitaram ao vereador, Doutor Jorginho, a roçagem do mato que já estava tomando a estrada, “O que nós podemos fazer e o que estiver ao nosso alcance nós iremos sempre fazer, tenho um imenso carinho por esse povo. Fomos procurados, solicitaram a roçagem e nós imediatamente providenciamos, cada um fazendo a sua parte, só quem ganha é o povo de Passagem Velha”, disse Doutor Jorginho.

Ascom – Vereador Dr. Jorginho