quinta-feira, 30 de maio de 2019

CURSO DE ENFERMAGEM NA ANHANGUERA


Vamos juntos construir o seu futuro profissional, o curso de enfermagem está com o processo seletivo aberto na Faculdade Anhanguera.

Inscreva-se já!

www.anhanguera.com

O DEPUTADO ROBERTO CARLOS SOLICITA AGILIDADE NA IMPLANTAÇÃO DE UM PONTO SAC, EM JAGUARARI


O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, esteve no gabinete do secretário da Administração do Estado – SAEB, Edelvino Góes, para solicitar agilidade na implantação do Ponto SAC, no município de Jaguarari, sendo fruto de Emenda Parlamentar de sua autoria.

De acordo com o deputado, a necessidade de instalação foi apresentada pelo vereador Louri da Barrinha, representando um anseio antigo da comunidade que necessita dos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC), em Jaguarari, através da emissão de documentos essenciais para o exercício da cidadania, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Antecedentes Criminais, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e atendimento Previdenciário.

O secretário, Edelvino Góes, garantiu que está empenhado no atendimento deste pleito.

MEU MUITO OBRIGADO A DR GERALDO O “MAGO DOS SORRISOS”


Tempos atrás pessoas insatisfeitas com seu sorriso encontravam a solução na extração de seus dentes, o que acarretava sérios danos na mastigação, estética e incômodos sucessivos. As novas tecnologias avançam não somente no mundo digital, mas também em diversas áreas como a saúde e, uma área que evoluiu bastante foi a saúde bucal, hoje é possível corrigir imperfeições no sorriso de forma mais eficiente, satisfatória e esteticamente perfeita.

Chegaram num passando não distante, as lentes de contatos dentárias, na oportunidade vários artistas inovaram e mudaram literalmente sua autoestima, relembro aqui o caso do cantor Belo, que durante muito tempo teve uma falha em sua dentição, que de modo impactante o tornava tímido, mas com as lentes de contatos, seu sorriso ficou perfeito.


Aqui eu quero registrar um momento particular meu, pois há anos vinha sofrendo desgaste dentário, em virtude de uma medicação da qual faço uso e isso afetou seriamente o meu sorriso, que já não era visível, por ter dentes pequenos (risos), no fundo nunca fui a favor de extrações, muito menos simpatizante de dentaduras (nada contra), mas encontrei nas lentes de contato a oportunidade de tentar corrigir um pouco o meu tímido sorriso.

Foi aí que, conhecedor do excelente trabalho de Dr. Geraldo Menezes da CLIGE – Clínica Odontológica, localizada na Praça Nova do Congresso, que ao tomar conhecimento de que o mesmo já estava realizando tal procedimento, decidir procura-lo e fazer um orçamento.

O SUPER RODRIGUES DISPÕE AOS SEUS CLIENTES O FLOCÃO PURO MILHO, PRODUTO NÃO TRANSGÊNICO


Obtido através de grãos não transgênicos, isentos de agrotóxicos e produtos químicos, tornando o alimento muito mais puro, nutritivo e saudável.

Podem ser utilizados para preparo de cuscuz, bolos, doces, canjica e várias outras receitas.
Flocão de milho fabricada com sementes de milho crioulo não transgênicos cultivado no sertão da Bahia.

Confira, faça suas compras e divida em até 3 x sem juros nos cartões.
Economia e qualidade só o Rodrigues tem!

PREFEITURA DE JAGUARARI EFETUA O PAGAMENTO DOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS REFERENTE AO MÊS DE MAIO


A Prefeitura de Jaguarari informa que efetuou nesta quinta-feira (30) o pagamento do salário de todos os servidores efetivos e comissionados referentes ao mês de maio. A administração municipal, por meio da Secretaria das Finanças, transferiu para os bancos correspondentes os recursos, que estarão disponíveis para saque.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

VENHA CONHECER O CONDOMÍNIO NÁUTICO VERANO FILADÉLFIA


Você e sua família são nossos convidados para viver uma experiência única em OPÇÃO de lazer, qualidade de vida e bem estar. Na oportunidade apresentaremos todas as informações do empreendimento e condições comerciais.

Data: Domingo, 02/06/2019
Horário: 10h.
Local: Verano Filadélfia Condomínio Náutico, BR 407, Km 166, entre Filadélfia e Ponto Novo.

Maiores informações: (87) 9.9811-2838.

Assessoria de Comunicação do Verano Filadélfia Condomínio Náutico.

NOTA DE AGRADECIMENTO SOBRE NOITE GOSPEL EM BONFIM


Queremos agradecer a todos vocês que direta e indiretamente contribuíram com o sucesso da NOITE GOSPEL 2019. A dupla Daniel & Samuel atraiu o público esperado onde milhares de pessoas foram impactadas com os louvores e a mensagem pregado pelo Pr. Pedro Ribamar.

O nosso muito obrigado aos participantes, aos patrocinadores, a sonorização ao apoio do camarote, aos empresários pelo painel de Led que deu um charme a mais ao evento e ao site Itinga Gospel pela cobertura.

Que Deus continue abençoado o nosso Prefeito Carlos Brasileiro com toda sua equipe de Governo por sempre apoiar e realizar o maior evento Gospel da região aqui em Sr. Bonfim.

(Comissão Organizadora e Conselho de Pastores)

POLICIAL: HOMENS SÃO FLAGRADOS COM CAÇA ILEGAL DE ANIMAIS SILVESTRES PELA PRF EM SENHOR DO BONFIM


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde de ontem (29), quatro animais silvestres abatidos. O fato aconteceu por volta de 17h, no KM 117 da BR 407, trecho do município baiano de Senhor do Bonfim.

A ação foi registrada quando os policiais abordaram um Ford/Cargo, ocupado por três homens, e iniciaram a fiscalização. Diante do nervosismo dos ocupantes, os PRFs suspeitaram de alguma irregularidade, encontrando no interior do veículo quatro tatus mortos, típicos de caça irregular, além de diversas unidades de agrotóxicos. Os homens não possuíam licença ambiental para a atividade.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência em desfavor dos ocupantes pelos delitos previstos no art. 29 e 56 da Lei 9.605/1998, a qual tipifica os crimes ambientais.

Nucom PRF

POLICIAL: CETO /6ºBPM PRENDE ELEMENTO NAS CASINHAS COM ARMAS BRANCA E DE FOGO


Por volta das 18h do dia 29, a guarnição Tático Rural, foi informada pelo CICOM que em um bar no Bairro Brisas do Monte, se encontrava um indivíduo portando uma arma de fogo tipo espingarda de fabricação caseira, de imediato a guarnição se deslocou para o endereço e ao avistar a VTR o indivíduo tentou se desfazer da mochila jogando-a dentro de em uma casa. A guarnição abordou o mesmo e com autorização do proprietário do imóvel localizou a mochila que continha uma espingarda de fabricação caseira e uma faca tipo peixeira. O indivíduo foi identificado e juntamente como material foi encaminhado para o Depol, onde foi lavrado flagrante.

 6º BPM! “Aqui promovemos o bem!” (Ten Cel PM Soares).
Fonte: Ascom/6º BPM

PREFEITURA DE PONTO NOVO REALIZOU II EDIÇÃO DO FESTIVAL ESTUDANTIL DE ARTES E SORTEIO DE 06 TABLETS PARA ESTUDANTES MATRICULADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO


Na tarde desta quinta-feira, dia 24, a Prefeitura Municipal de Ponto Novo através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura realizou a II Edição do Festival Estudantil de Artes e o sorteio de 06 tablets para estudantes que foram matriculados na Rede Municipal de Ensino pela campanha de matrículas deste ano 2019.

O evento, realizado na Praça da Integração contou com apresentações de Teatro, Poesia, Música e Dança, além de exposição de telas que foram produzidas pelos estudantes do Ensino Fundamental Séries Finais da Rede Municipal a partir do tema "Ponto Novo: minha terra, minha história", uma celebração aos 30 anos de emancipação política do município de Ponto Novo.

EMPREGO: VAGAS DE EMPREGO EM BONFIM


O SINEBAHIA/SAC – Sr.do Bonfim está selecionando candidatos à vaga de:

REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO
Ensino Médio Completo
Experiência na função
03 Vagas

GERENTE COMERCIAL
Ensino médio Completo
Experiência na função
Ter disponibilidade para viagens
01 Vaga

MOTORISTA DE CAMINHÃO GUINCHO
Ensino médio Completo
Experiência na função
CNH: D
Residir na cidade de Senhor do Bonfim
01 Vaga

AUXILIAR DE COZINHA
Ensino médio Completo
Experiência na função
01 Vaga

ATENDENTE
Ensino médio Completo
Experiência na função
01 Vaga

VENDEDOR INTERNO
Ensino médio Completo
Experiência na função
01 Vaga
Vagas disponíveis até o limite de encaminhamento expirar podendo ser prorrogadas.
Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC Senhor do Bonfim dás 07 h. às 13h00min.

PREFEITURA DE JAGUARARI DIVULGA ATRAÇÕES DOS FESTEJOS DA PADROEIRA DO DISTRITO DE GAMELEIRA


A Prefeitura de Jaguarari realiza nos dias 30, 31 e 01, no distrito de Gameleira, os festejos da padroeira Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Atrações como Tinho do Acordeon, Junior Maronny e Naldinho e Leone, além de atrações locais irão animar os festejos.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

PREFEITURA DE JAGUARARI LANÇA NO DISTRITO DE GAMELEIRA 1ª EDIÇÃO DO PROGRAMA PREFEITURA NAS COMUNIDADES


A prefeitura de Jaguarari através de suas secretarias de governo lançará nesta quinta-feira (30), no distrito de Gameleira o Programa Prefeitura nas Comunidades. Esta primeira etapa do programa possibilitará atender a várias demandas dos moradores do distrito e adjacências. Durante a ação os moradores terão acesso a diversos serviços oferecidos pelas secretarias.

Secretaria de Saúde - exames laboratoriais, exame de eletrocardiograma, consultas médicas, de fisioterapia, testes rápidos para DST com orientações para prevenção dessas doenças e distribuição de preservativos, teste de glicemia, aferição de pressão, vacinação contra gripe e orientação profissional com psicólogo e assistente social.

Secretaria de Assistência Social – Realizará junto aos moradores do distrito e adjacências atendimento e atualização cadastral do programa Bolsa Família.

Secretaria de Agricultura – Será realizado abastecimento de água com carro pipa, finalizado o programa de aração de terras na localidade, um técnico estará realizando a renovação da DAP. Para orientar o pequeno agricultor e criador de animais, estará à disposição um agrônomo e um médico veterinário.

Secretaria de Educação – Levará para Gameleira a Caravana da Educação, que promoverá uma grande Mostra Cultural garantindo a população muita diversão e cultura através de: Cinema na praça, Karaokê, Oficina de Artesanato, Roda de Capoeira, Fanfarra e Contação de histórias.

POLICIAL: LÍDER DE GRUPO CRIMINOSO PROCURADO EM BONFIM FOI MORTO EM CONFRONTO COM POLÍCIA EM SERGIPE


Na data de 29/05/19, Após investigação realizada pela Delegacia Regional do município baiano de Senhor do Bonfim, onde foram identificados diversos integrantes de uma facção, policiais da Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil do Estado da Bahia (COE/BA) solicitaram apoio da Polícia Civil Sergipana, através da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE/SE) para o cumprimento de mandado de prisão do líder desse grupo criminoso.

Durante as investigações, a polícia civil da Bahia identificou membros de uma organização criminosa responsável por diversos crimes violentos e tráfico de drogas. Também foi constatado que esse grupo se preparava para executar um plano com o objetivo de matar um delegado e um investigador da polícia civil da Bahia.

PASTOR MATA OUTRO PASTOR A PEDRADAS EM BRIGA POR CAUSA DA BÍBLIA


Um pastor de uma igreja pentecostal matou outro pastor da mesma denominação com golpes de pedra e faca, na madrugada desta quarta-feira (29), em Timbaúba, Zona da Mata de Pernambuco.

Após uma discussão por causa da Bíblia, José Carlos da Silva, 54, deu facadas em Paulo Germano da Silva, 58. O autor do crime foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia do município.
De acordo com a Polícia Militar, os dois estavam em um quarto, por trás da igreja pentecostal, que fica no bairro Coronel Maranhão, quando iniciaram uma discussão relacionada à Bíblia.

Durante o desentendimento, José Carlos pegou duas facas e golpeou o colega de congregação. A vítima ainda tentou correr, mas foi alcançada e levou pedradas.

ADVOGADO DR. VITOR KLEY CRITICA INERCIA SOBRE A GREVE DA UNEB QUE CHEGA A 60 DIAS


O advogado bonfinense Dr. Vitor Kley postou em seu status em aplicativos de redes sociais, uma crítica alusiva a falta de manifestação por parte de professores estaduais, que na visão do advogado se tornam inertes nesse momento em que se chega a 60 dias de greve nas universidades e nenhuma defesa aos interesses dos estudantes, que são os maiores prejudicados.

A título de informação irá acontecer na cidade de Senhor do Bonfim, no próximo dia 30 de maio, uma audiência na Câmara de Vereadores, com representantes das instituições de ensino superior local.

SISMUSB LAMENTA FALECIMENTO DE JORNALISTA BRITO


É com todo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de nosso querido companheiro o jornalista Antonio Batista de Britto. Ele parte deixando-nos muitas lições de amizade, profissionalismo, ética e humanidade.

Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, e os console e lhes dê serenidade para atravessar esta tempestade.
A Deus pedimos também que dê ao nosso companheiro o merecido repouso eterno em seu reino.


Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.

Diretoria do Sismusb

JACOBINA: JOVEM É ENCONTRADO ENFORCADO EM ÁRVORE COM ARAME FARPADO


Na manhã desta quarta-feira, 29 de maio de 2019, o corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado sem sinais vitais, enforcado na região do Bairro Félix, sentido a Serra da Pingadeira em Jacobina.

Segundo informações, o jovem que deve ter entre 20 e 25 anos, foi encontrado pendurado pelo pescoço em uma árvore com um arame farpado.

A Guarda Civil Municipal esteve no local e o Departamento de Polícia Técnica recolheu o corpo para o Instituto Médico Legal de Jacobina.

As investigações e perícia deverão divulgar a causa da morte, se houve um homicídio ou suicídio.

Augusto Urgente

EDUCAÇÃO: EDITAIS DE 2° CHAMADA PARA OS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES EM AGRIMENSURA E ZOOTECNIA


O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe confere a Portaria n° 451 de 19 de março de 2018, publicada no D.O.U. em 20/03/2018, torna público os editais de 2° chamada para os cursos técnicos em Agrimensura e Zootecnia.

Para ter acesso aos respectivos editais:

1. Edital de 2° chamada do curso técnico em Agrimensura
2. Edital de 2° chamada do curso técnico em Zootecnia

Ascom - IF Bonfim

O ENCONTRO DE SANFONEIROS E SUA CONSEQUÊNCIA


Por tenente Cordeiro.

Que evento fascinante!

Não foi somente um encontro de pessoas para tocarem acordes de sanfona, mesmo diante do panteão dos maiores expoentes da sanfona em nossa região, muitos de projeção nacional e internacional, o encontro representou um culto ao forró genuíno. O evento excedeu a si mesmo, indo direto ao seio do povo de Bonfim. É como se a memória despertasse ao modo antigo de fazer São João. O local, a música e o povo, sincronizaram-se dando a impressão de que Bonfim havia retornado ao seu passado, provando que a tradição ainda pulsa no sangue dessa gente.

O evento foi belo. Belo pela organização e por tudo que foi apresentado. O revezamento de dezenas de sanfoneiros no palco, tocando forró autêntico e a presença da sociedade de bem, espelhou o porquê de Senhor do Bonfim, ainda permanecer como marco de resistência do forró tradição.  Mas teve algo igualmente magnânimo e poderoso originado deste evento. Se você desejar saber o que foi, continue lendo que já te conto.

Estava de serviço naquela noite, juntamente com meus companheiros, garantindo a segurança do evento e de toda a Villa Nova da Rainha. Observamos cada movimento e comportamento daquela multidão pacifica de nativos, em dois pontos diferentes da cidade: Praça Nova do Congresso e Catedral Diocesano. Nesses locais as apresentações de forró começaram bem cedo com um público gentil.

Por volta das 23h, fizemos a escolta do povão que se deslocou da frente da Catedral Diocesano sentido Praça Nova. Saíram pela Rui Barbosa contornando pela 02 de julho, tocando e dançando em animação contagiante até chegarem à Praça Nova, quando se deu a abertura oficial do evento. Estivemos atentos de forma ostensiva captando e prevenindo o comportamento desviante. Entretanto, tudo aconteceu de forma ordeira, mesmo com um público presente de cerca de 10 mil pessoas, o que nos surpreendeu, já que o 6ºBPM, estava cobrindo eventos paralelos, como a festa tradicional de Ponto Novo e a Lavagem de Queimadas. Esperávamos que o público se dividisse. Contudo compreendemos o que havia acontecido.

Exceto eu, que trabalho em Bonfim há 06 anos, os policiais de serviço daquela noite são todos bonfinenses. E todos perceberam que o público presente era composto de senhores e senhoras, com suas famílias. Pessoas que não são vistas comumente em festas corriqueiras nas noitadas da cidade. A Praça Nova foi tomada pelo povo que magicamente imitou o passado (tempo que o São João acontecia nesta mesma praça). Quando o relógio marcou 04h00 da madrugada, as apresentações no palco se encerraram, foi aí que iniciou o fenômeno extraordinário e metafisico, quase espiritual. Um encanto!

O som do palco cessou. Bumbos, repiques, clarinetes, saxes, trompetes e trombones de vara se ajustaram no asfalto. O povo corria das imediações da praça em direção aos instrumentos. Corriam em desespero. Era a Alvorada que se iniciava. Pessoas se aglutinaram na frente do palco se apertando, desejando formar aquele imenso cordão humano. Milhares de pessoas. Posicionamos as viaturas na retaguarda e outros locais estratégicos para acompanhar aquele estouro de seres humanos cantantes e tomados por uma alegria sobrenatural, parecia até feitiçaria ou milagre, era uma alegria diferente.

Começaram o cortejo. Pulmões inflados e batidas nas caixas arrancavam melodias acompanhadas pela massa humana. Seguiram em direção ao Colégio Sacramentinas, passando pela Praça Alexandre Góes. A multidão cantava se abraçando. Eram pulos, gritos, danças... Alegria, alegria.

Acompanhando tudo aquilo, logo entendi que o São João estava começando naquela madrugada, pois temos como referência o 28 de maio, aniversario da cidade, mas ali era madrugada do dia 26 ainda.
Contornaram o Hotel Novo Leste, saudando a Estação Ferroviária, construções históricas de Bonfim. Por onde a massa se deslocava os moradores acordavam e saiam nas portas com risos nos lábios. O chão vibrava. Todos eles sabiam o que era aquilo. Era o passado mandando lembranças das tradicionais alvoradas. O povo acordou e saiu no sereno para ver aquela Alvorada fabulosa, uma multidão com vida própria engolindo as ruas de Bonfim. Para nós, policiais, em certos momentos dava até receio e temor. Eram milhares de pessoas. Às vezes, quando o farol da viatura que vinha à retaguarda, brilhava por cima da multidão, dava para ver a poeira em forma de nuvem sobre aquele mar de gente. Eles passavam perto do Hotel Vitoria, na Rua João Rodrigues, no cruzamento com a Rua Visconde do Rio Branco, ali a massa parou de se movimentar, após um breve lapso de tempo, como se estivessem fazendo uma deferência, e logo depois aparentavam que iria rumar sentido Rádio Caraíba, mas como uma revoada de andorinhas, que muda de direção de maneira orquestrada, eles volveram para a direita. Tivemos que voltar a viatura.

Na Visconde, sentido Batalhão, a massa retumbou um grito diferente. Ali, bem no cruzamento, tem um campinho de futebol, conjugado com um calçamento, a multidão tragou aquele espaço gritando “U-U É ESPADEIRO”. Parecia um uivo de animal feroz. Enquanto gritavam, os punhos sacudiam no ar. Entendi aquilo. Era a memória coletiva se manifestado naquelas pessoas, filhas e filhos de Bonfim. Aquele cruzamento, por toda uma vida, representou o último dia de São João de Bonfim. Era o local que se realizava a tradicional “Fogueira das Moças”, em homenagem a São Marçal. Aquela enxurrada de pessoas rugia cada vez mais forte, como quem passava alguma mensagem para o além, aquilo foi místico. Era uma espécie de choro e lamento daquele montão de gente.

Naquele local, no passado, no dia 30 de junho, se levantava uma árvore de médio porte, cheia de presentes e brindes, e se acendiam um fogo em torno do caule. Enquanto o fogo consumia a árvore aos poucos, as pessoas dançavam quadrilha e se animavam dando adeus ao São João. Na iminência da queda da arvore, as moças se reuniam em torno da fogueira e quando ela vinha ao chão, as mulheres corriam para pegar os brindes. Depois disso, os espadeiros se reuniam e iniciavam a última Guerra de Espadas fechando o São João de Bonfim. Como se ver, a multidão chorava e protestava naquele momento por essas tradições que foram tomadas do povo!

Dali o povo desceu pela Travessa da UNOPAR e caminharam para a Rua São Vicente, até chegar à Praça da Lagoa (Simões Filho). Lá se formou um cordão único de pessoas, desde a Travessa da UNOPAR até o Canal da Malária. Era um estrondear de gente.

Na Praça da Lagoa, a charanga tocou mais forte. Aquele lugar tem uma vibração diferente. Foi lá o começo de tudo. Bonfim respirou pela primeira vez naquele local. Ali é o berço. Foi onde a parturiente deu à luz, e o nome primeiro se chamou Rancharia da Tapera. Aquela praça era Bonfim, quando criança. Tropeiros, padres, e garimpeiros se estabeleceram naquela baixada de acumulo d’agua, escoada da Serra da Maravilha, e construíram essa cidade. Nessa altura, o formigueiro se juntava aos garotos da charanga, e estes correspondiam soprando seus instrumentos com entusiasmo e ruflando suas caixas no limite de rasgar as películas.

A multidão impactado pela vibração do lugar, cantou alto. Era uma celebração. A emoção tomou conta das pessoas. Vizinhos já estavam foram das casas acompanhando tudo. Os corações palpitavam, isso era visto nos nas faces. Não disse Salomão que “o coração alegre aformoseia o rosto”? (Provérbios 15:13). Pelo tamanho do riso se via o tamanho da satisfação das pessoas na Praça da Lagoa.

A multidão seguiu pela Malária, tive receio de uma tragédia. Pensei que o concreto que cobre o canal iria ceder, não iria suportar a imensa quantidade de pessoas. O povo escoou pelas vias laterais, dividindo o peso. A charanga estalava como pássaros novos em seus primeiros cantos, muito força e vontade nos pulmões. Olhei para minha retaguarda e vi o cemitério São Marcos, imaginei... Quantos dos que ali descansam são responsáveis por aquela alegria? Quantos que ora jazem, construíram o São João e a cidade de Bonfim? É como se ali estivesse acontecendo uma espécie de encontro entre vivos e mortos, refletidos na alegria diferente que bailava naquela gente. Coisas assim não se explicam, somente se sente.

Entraram pela direita, encontrando a Rua José Jorge, subiram em direção ao alto da prefeitura, os primeiros laivos de sol, combatidos pelas nuvens, já se mostravam, quando os primeiros componentes da multidão despontavam na Praça da Bandeira, correndo e pulando, misturando forró com frevo. Uma alegria de passarinhos pela manhã.

Quando o grosso do povo saiu daquele gargalo da Rua José Jorge, envolveu o prédio da prefeitura, pelas calçadas e ruas laterais, saudando aquela construção simbólica de Bonfim, construída em 1856 e reformada completamente em 1891, por Dr José Gonçalves, 1º governador republicano da Bahia. Dali tomaram a Praça Juracy Magalhães. Era um formigueiro humano se escoando por toda a parte, como água que se infiltra nos espaços, até chegarem na Catedral Diocesana. Ali um mais empolgado gritou: Viva a Senhor do Bonfim! E a multidão respondeu: Viva!

A Catedral Diocesano guarda um lanço forte com a gênese da cidade, talvez tenha sido lá que os primeiros habitantes, tenha erguido a cabana de palha que deu origem a esta cidade. Daquele local, quando Bonfim ainda era Rancharia, Arraial ou mesmo Villa, era possível ver com clareza a lagoa e os animais nos currais, em descanso para prosseguir viagem em dias posteriores. É um templo, palco de muitos acontecimentos marcantes na história de Senhor do Bonfim, a exemplo do assassinato do Cônego Pedro Hugo Teixeira, 18 de setembro de 1914, dentro da própria catedral. É sem duvidas, a construção mais querida pelos moradores de Bonfim, que teve sua segunda construção no ano de 1750, com uma cobertura de palha. Lá abriga a imagem do padroeiro, Senhor do Bonfim, desde o ano de 1774. Esta mesma imagem foi atacada e danificada parcialmente, no ano de 2012, por um doente mental, que invadiu o templo causando prejuízos terríveis ao patrimônio religioso e histórico da cidade.