31 de janeiro de 2020

BRASIL: PLACAS PADRÃO MERCOSUL PASSAM A SER OBRIGATÓRIAS EM TODO O BRASIL


Os motoristas de todos os Estados brasileiros que instalarem placas novas em seus veículos vão receber, a partir desta sexta-feira (31), o modelo padrão Mercosul, já presente em 11 unidades da Federação.

Anunciada em 2014, a medida passa a valer em todo o país quatro anos após a previsão inicial. Desde então, a adoção do novo modelo de identificação foi adiada por seis vezes devido a disputas judiciais, problemas de adaptação e credenciamento dos fabricantes. O imbróglio persistiu até o ano passado com o estabelecimento de uma nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

As novas placas são compostas por quatro letras e três números, o inverso do modelo anterior. A mudança mira o aumento da frota de veículos no Brasil e permite mais de 450 milhões de combinações, quantidade 157% maior em relação às 175 milhões do sistema antigo. A expectativa do governo federal é de que “quase toda” frota de veículos nacionais circule com o novo modelo até 2023.

A instalação do novo modelo de placa é obrigatória apenas no emplacamento de carros novos, mudanças de cidade ou Estado, roubo, furto, dano ou extravio da placa antiga.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.