18 de janeiro de 2020

CURIOSIDADE: URNA FÚNEBRE ENCONTRADA COM OSSOS HUMANO EM PASSAGEM VELHA ZONA RURAL DE SENHOR DO BONFIM


Sob a coordenação da Arqueóloga Dra. Cristiana Santana, que está a frente do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UNEB Campus VII, de Senhor do Bonfim, foram iniciadas na manhã deste sábado (18), escavações na propriedade do Senhor Marcelo, localizada no Povoado de Passagem Velha, zona rural desta cidade.


Com apoio de Dra. Joyce Santana, Dra. Márcia Xavier, ex-alunas da UNEB, além de alunos do Campus e de duas empresas da área de arqueologia a HAS Consultoria e Patrimônio Consultoria, os trabalhos deram bons resultados, principalmente no final da tarde, quando ao escavarem a urna, foram encontrados ossos, que segundo Dra. Cristiana, são de humanos.


Foram coletadas diversas amostras de fragmentos que serão profundamente analisadas no laboratório na UNEB, e ainda segundo a Arqueóloga, essa descoberta dará início a outras diversas pesquisas, “essa descoberta teve um resgate emergencial, mas solicitaremos do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para que sejam feitas novas pesquisas futuramente na localidade”, disse Dra. Cristiana.


Conversamos com Marcelo que se diz feliz com a descoberta e relata como tudo começou.

“Cheguei em um dia comum, no 1º dia do ano, eu e meu filho começamos a cavar para plantar umas mangueiras e, no quarto buraco nos deparamos com o abjeto, que no início eu pensei que seria uma panela de barro, e pra nossa surpresa surgiu ai uma urna funerária indígena”, disse o dono das terras.

Nascia aqui o 1º Sítio Arqueológico de Bonfim

Segundo Marcelo, houve muitas opiniões para quebrar e ver o que havia dentro, mas resolveu procurar a arqueóloga Dra. Cristiana Santana.




Blog do Netto Maravilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.