4 de fevereiro de 2020

BONFIM CELEBRA OS 60 ANOS DO PREFEITO CARLOS BRASILEIRO


CARLOS ALBERTO LOPES BRASILEIRO nasceu em Senhor do Bonfim, no dia 04 de fevereiro de 1960, filho do agricultor Atacias Batista Brasileiro e da costureira Aderalcy Lopes Brasileiro. Casado com Maria de Fátima Souza Brasileiro, tem duas filhas: Carina e Indira Souza Brasileiro. Funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal. BRASILEIRO foi estudante e cursou o Ensino Fundamental na Escola Municipal de Quicé, o curso médio no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim e no Centro Educacional de Periperi, na cidade de Salvador, formou-se em Contabilidade, também cursou Eletrotécnica na Escola Técnica Federal da Bahia e Engenharia Sanitária, por 2 anos, na Universidade Federal da Bahia.

A vida político-social de CARLOS BRASILEIRO tem início nos seus 12 anos de idade, quando, na sua comunidade, participa ativamente da organização de torneios de futebol, de festas envolvendo comunidades vizinhas e de grupos de estudos da Igreja. Aos 17 anos de idade, morando em Paripe e estudando em Periperi, Subúrbios Ferroviário de Salvador, também sob a coordenação da Igreja, participou de atividades socioeducativas nas periferias de Paripe, São Tomé de Paripe, Coutos, Periperi e Plataforma. Como estudante, CARLOS BRASILEIRO participou de organizações estudantis, a exemplo do Centro Cívico do Colégio Estadual de Senhor do Bonfim. Ao chegar na UFBA, em 1981, engaja-se também nos movimentos estudantis, filiando-se ao Partido dos Trabalhadores, participando de várias atividades em pró da redemocratização do Brasil, foi às ruas lutar pela promulgação da nova carta constitucional e pelas Diretas Já.

Nos anos 80, de volta à Senhor do Bonfim, após estudos na capital baiana, ingressa na Caixa Econômica Federal, e de imediato retoma com intensidade à vida social do município. Como desportista, defendeu a Seleção Bonfinense de Futebol por duas vezes no Campeonato Intermunicipal promovido pela FBF; eleito presidente da LDB – liga Desportiva de Bonfim em 1989 e em 1990 consagra-se campeão baiano como Treinador da Seleção Bonfinense de FUTSAL pelos Jogos Abertos do Interior, promovido pela SUDESB.  Em 1993 é convidado a ser Diretor Social do Campo Clube de Senhor do Bonfim onde, por haver contribuído para o aumento do número de associados e, por ter tornado o clube mais popular e mais frequentado pela família bonfinense, recebe homenagem honrosa dos Associados e Dirigentes da época.

A intensa atividade social e participação popular de CARLOS BRASILEIRO o credencia para, junto com o Partido dos Trabalhadores, Partidos Progressistas e a Sociedade organizada de Bonfim, coordenar um dos mais importantes movimentos daquela época: ÁGUA DO SÃO FRANCISCO JÁ, ocorrido em abril de 1994, que levou à BR-407, mais de 10 (dez) mil pessoas reivindicando do Governo do Estado água em quantidade, como fonte de abastecimento e fortalecimento do desenvolvimento regional, o que culminou com a construção das importantes Barragens do AIPIM e PONTO NOVO, que servem à região. Neste mesmo ano CARLOS BRASILEIRO é convidado pelo PT e por segmentos da sociedade bonfinense e regional a concorrer nas eleições como Deputado Federal, ficando na 2ª suplência. O mesmo aconteceu em 1998 quando obteve, aproximadamente, 27 mil votos. Um marco importante que impulsionou a sua carreira política.

Em 2000 CARLOS BRASILEIRO é acalmado pelo povo Bonfinense e elege-se Prefeito de Senhor do Bonfim, com 56% dos votos. Com a sua Equipe, realizou administrações extraordinárias, sendo reconhecido em toda região, com citações na imprensa estadual, nacional e internacional, atuação reconhecida pelo povo bonfinense que o conduziu à reeleição em 2004 com 64% dos votos.  Durante os seus mandatos foi premiado por 11 vezes, sendo destaque: na EDUCAÇÃO, a diminuição da evasão escolar e do analfabetismo, a potencialização da educação infantil, a valorização dos servidores, implementando, inclusive, o Plano de Cargos e Salários; na SAÚDE, com a redução da mortalidade infantil e ampliação da rede de serviços e especialidades, o que levou a sair de um orçamento de R$170mil/ano, para 1.020 mil/ano, que, em termos percentuais significam um aumento de 500%; na Área SOCIAL, implantou 7 programas voltados para o atendimento às crianças e aos adolescentes, recebendo, por 2 vezes o Selo UNICEF – Município Aprovado, 2 programas voltados para o atendimento ao idoso, sendo um deles UATI – Universidade Aberta da Terceira Idade; na área FINANCEIRA, recebeu 1 prêmio em cada mandato, pela aplicação correta dos recursos públicos, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, equilibrando as finanças municipais e promovendo o aumento do orçamento de 18 milhões/ano, para 42 milhões/ano, o que representou um aumento de 133%, em 8 anos de governo.

Com este espírito de homem público comprometido com o país, preocupado com as desigualdades sociais, alinhado com o empreendedorismo, conhecedor das potencialidades e necessidades da sua região e do estado que CARLOS BRASILEIRO foi eleito deputado estadual na eleição de 2012, com o apoio de mais de 39 mil baianos. No mesmo ano de sua posse, em 2011, foi convidado pelo governador Jaques Wagner a fazer parte do governo, assumindo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), onde desenvolveu diversas ações que culminaram com a ampliação de vários programas sociais do governo estadual. Em abril de 2012, retornou para a Assembleia Legislativa, para também desenvolver ações que promoveram a garantia dos diretos da sociedade baiana, com a proposição de projetos, sugestão de novas fontes de recursos no orçamento e desenvolvimento de atividades que incrementem os investimentos regionais nas áreas, sobretudo na área social, seja em habitação, educação, saúde, assistência social, qualificação, e também na inclusão socio produtiva.

A verdadeira capacidade de estadista, cultura esmerada pelo estudo e convivência, vitalidade política somada à larga experiência na vida pública e o devido reconhecimento do povo bonfinense, além dos clamores socais, impulsionaram à terceira vitória ao cargo de prefeito em 2016 com 22.140 votos, 62,40%. Reuniram-se 13 (treze) partidos em uma coligação singular denominada “UNIDOS POR BONFIM”, sendo-a formação basilar para o plano de governo e condutor dos anos que se seguem, em dois anos, além de reorganizar as finanças do município, CARLOS BRASILEIRO criou o programa “BONFIM EM DESENVOLVIMENTO” que sintetiza no nome os avanços sentidos por todos e reúne investimentos locais, apoio dos Deputados estaduais e federais votados no município, incentivos dos Governos do Estado e Federal e parcerias com a inciativa privada um trabalho integrado que permitiu a realização de mais de 60 obras em apenas 24 meses, como exemplos: além das dezenas de ruas pavimentadas, incentivos à cultura com fortalecimento do São João e outras atividades culturais, reformulação da estrutura da educação, apoio às ações socais, às famílias do campo, ao agronegócio, ao esporte em todas as modalidades, comércio local através de parcerias com instituições, fomento do turismo, a tão sonhada reconstrução do HDAM, a construção da Policlínica, novos PSFs, finalização da UPA 24h, construção do Mercado Popular, a reconstrução do Mercado Municipal, a Iluminação da BR 407, construção do Aeroporto, estrada asfaltada do Quicé, avanços na resolutividade da construção do Aterro Sanitário do município, construção da nova Av. Antônio Laurindo em andamento, além das dezenas de investimentos da inciativa privada na cidade, são algumas demonstrações inequívocas de um trabalho com lisura e da retomada do desenvolvimento empreendida pelo PREFEITO CARLOS BRASILEIRO. Um marco revolucionário em todas as áreas que já ultrapassa milhões em investimentos em prol dos interesses do povo bonfinense. 

Em 2017 foi eleito pelos prefeitos da região para o exercício do cargo de Presidente do Consórcio do Piemonte Norte Itapicuru pelo período de dois anos. Nesse período, além da aquisição de equipamentos e as reiteradas solicitações coletivas às instâncias superiores, o destaque da gestão de BRASILEIRO foi o respeito com os (as) colegas prefeitos (as) – um compromisso compartilhado com visão de desenvolvimento integrado -  que permitiu, em 2019, a sua indicação para presidir Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Senhor do Bonfim. O consórcio e constituído pelo Estado da Bahia e os municípios integrantes. Fazem parte os seguintes municípios, Senhor do Bonfim, Jaguarari, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Andorinha, Ponto Novo, Itiúba, Queimadas, Nordestina e Antônio Gonçalves. A unidade de saúde vai garantir um atendimento de qualidade e rapidez a um custo mais baixo para os municípios, oferecendo serviços em até 18 especialidades, como cardiologia, angiologia e endocrinologia, além de serviços de imagem como tomografia, ecocardiograma, ultrassonografia, endoscopia, dentre outros.

Em 2020, CARLOS BRASILEIRO finaliza seu terceiro mandato com possibilidade de reeleição, mas já deixou sua marca histórica no dia 26 de agosto de 2019 quando ultrapassou o ilustre bonfinense Mariano Ventura tornando-se o prefeito que mais tempo governou o município. Cidadão dedicado aos interesses coletivos, esposo e pai de família exemplar, com reconhecidos e relevantes serviços prestados à cidade e sua história. Uma vida marcada por lutas onde o compromisso sempre foi o bem comum. CARLOS ALBERTO LOPES BRASILEIRO é um ilustre bonfinense, um homem do povo e uma belíssima página na história política do Brasil.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.