8 de março de 2020

DIA INTERNACIONAL DA MULHER – MOTIVO DE COMEMORAÇÃO


08 de março, comemora-se na maioria dos países o “Dia Internacional da Mulher”, sendo originado da Revolução Russa de 1817, tendo como data oficial pela ONU 1975.
Satisfatoriamente o que tem se notado é o maior crescimento das mulheres no campo político, jurídico (social como um todo). Podemos relembrar como um dos maiores marcos o direito ao voto feminino.
A representação feminina ainda e pequena no judiciário, principalmente nos seus órgãos superiores. Em compensação esse quadro está se modificando aos poucos, graças aos esforços individuais e reconhecimento de seus méritos, apesar de vivermos em uma sociedade que de certa forma acolhe os moldes patriarcais.
A igualdade das mulheres é amparada pela Constituição Federal, explicitada no artigo 5º, inciso I:
"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - HOMENS e MULHERES são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
Portanto, bem verdade que é de ser notado que a maior participação no cenário social por parte das mulheres contribui e muito para o melhor convívio, buscando rechaçar/coibir qualquer forma de segregação de classes.













DIOGO COSTA
(ADVOGADO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.