15 de março de 2020

O TRABALHO NÃO PODE PARAR...


O Vereador Carlos de Tijuaçu conseguiu uma Emenda Parlamentar no valor R$ 280.000.00 para construir uma Praça com Cascata, Park Infantil, Academia ao Ar Livre e Monumentos Históricos do Samba de Lata, na Rua do Campinho em Tijuaçu.


O recurso é fruto de Emenda Parlamentar do Dep. Federal Valmir Assunção, com a intervenção do Prefeito C. Brasileiro.


A Praça receberá o nome de "Praça do Samba de Lata" porque a história reza, que em meados do século 19, um grupo de mulheres negras, se dirigiam as fontes, em busca de água e ao pararem para descansar nas sombras das árvores, iniciavam batuques nas latas, com cânticos de lamentos e versos voltados para suas identidades culturais. Anos depois o Samba de Lata, passou a ser presença garantida, nos palcos do São João Bonfinense, a maior festa popular do Nordeste. Com essa vitrine o Samba de Lata de Tijuaçu, passou a ser convidado para se apresentar em todo Brasil, divulgando a força e a alegria do nosso povo Quilombola. ]


A construção de uma  praça com monumentos dessas mulheres regras, portando latas d'água na cabeça é um registro histórico e um reconhecimento como forma de materializar essa linda história, fomentando assim o Turismo local, pois Tijuaçu recebe constantemente, visitas de estudantes e pesquisadores, que vêem a comunidade conhecer a nossa história, fundamentar suas teses acadêmicas, ou elaborar documentários escritos, fotográficos e áudios visuais.

A Praça irá embelezar e beneficiar a nossa comunidade, pois é um anseio dos jovens e dos idosos, terem uma calçada para a realização de caminhadas matutinas, vespertinas e noturnas com segurança, com banquinhos para descascar e colocar os papos em dias. Por fim a construção desta Praça com Cascata e Monumentos Históricos das raízes da nossa comunidade, será uma forma de REPARAÇÃO e JUSTIÇA, que irá elevar a auto estima e a qualidade de vida do nosso povo negro tão sofrido, que muito contribuíram na construção do nosso país.

ASCOM - Mandato do Negão - Vereador Carlos de Tijuaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.