26 de maio de 2020

BONFIM NÃO TEVE, MAS POPULARES FAZEM GUERRA DE ESPADAS PRÓXIMO A UPA DE PERIPERI


Contrariando as regras de isolamento social e a própria segurança, populares no bairro de Periperi, em Salvador, aproveitaram a noite de feriado antecipado para improvisar uma guerra de espadas. O local escolhido para fazer a “brincadeira” não poderia ter sido mais perigoso, próximo a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de acordo com relatos obtidos no canal de denúncias via Whatsapp de A TARDE: Cidadão Repórter.

Vídeos enviados ao Portal A TARDE mostram dezenas de homens aglomerados, todos sem máscara. Em uma das filmagens, dois deles ironizam o distanciamento e citam a antecipação do feriado de São João. “É São João antecipado, né?”, diz um. “Aqui não tem negócio de Bolsonaro não”, responde o outro. Em seguida, o homem coloca a “espada” acesa dentro da própria boca e depois a retira, lançando na direção de um carro.

Considerada uma tradição típica das festas juninas, especialmente em cidades do interior da Bahia, a guerra de espadas sempre causou polêmica devido aos riscos de queimaduras. Atualmente, cidades como Senhor do Bonfim e Cruz das Almas mantém a prática proibida. Em Salvador, o bairro de Periperi costuma reunir os chamados “espadeiros” no dia 28 de junho, véspera dos festejos a São Pedro.

A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.