4 de maio de 2020

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE – BLINDAGEM DA EMPRESA


Sabemos que gestão possa ser algo não tão fácil assim, principalmente em tempos como o que estamos passando. O gestor deve manter o foco nas pessoas, finanças, crise, clientes e em todo seu processo, fazendo com que a empresa possa se manter e sobreviver. Os empresários devem analisar sua empresa em partes, mas ter uma visão do todo para que tomem suas decisões.

O planejamento financeiro é algo imprescindível para as empresas. Planejar, neste momento fará com que o empresário enxergue seu negócio, porém não deve ser algo com tempo longo, o ideal seria algo em torno de 3 meses, pois uma analise com tempo maior possa ser não assertiva.

Para realizar algo assim, deve seguir alguns passos para verificação da empresa.

01 – Verificação do Caixa

O empresário deve analisar seu caixa, entender o período que sua empresa tem de recursos para sobreviver. Para isso, você deve entender as suas despesas e seus custos. Caso não tenha isso lançado, deverá fazer uma projeção e acompanhar durante esse curto espaço de tempo.

Entender o estado atual é crucial para que possa estabelecer as estratégias a seguir. Esse é o primeiro ponto que o empresário deve realizar.Isso faz com que analise o negócio de cima e estabeleça metas de despesa e custo. O momento é para que reduza as despesas e custos necessários e elimine os desnecessários. Ou seja, eliminar tudo que a empresa pode dispensar e tentar diminuir o que não considera dispensável.

Responda a seguinte pergunta: Com seu capital de giro, consegue manter sua empresa por quanto tempo?

02 –Estabelecer cenários

Os cenários deverão ser analisados. Importante estabelecer cenários pessimista, moderado e otimista. Eles poderão variar em torno dos 30%. O pessimista deve ser algo em torno dos 30% do faturamento normal. O cenário moderado pode variar entre os 60% e o otimista uma variação entre 90%.

03 - Projetar despesas de acordo com os cenários

Após estabelecer os cenários, seria o momento de estabelecer os cortes das despesas proporcionais aos possíveis faturamentos. No cenário pessimista, os cortes das despesas devem ser próximo aos 70%, no cenário moderado, redução em torno dos 40% e no cenário otimista redução em 10% ou mais para tentar resguardar o caixa futuro.

04 –Analisar as possibilidades

Ao verificar a situação da empresa, verifique as possibilidades e tome decisões. É momento de negociar com fornecedores, locadores e todas aquelas despesas fixas. Avaliar as possibilidades de créditos que o governo disponibilizou, verificar os benefícios concedidos aos empregados e adiamentos de tributosseriam algumas opções que o empresário possui. Você deve analisar possíveis reduções de jornada de trabalho, isso fará com que você mantenha caixa e também garantirá o trabalho do empregado.

Enfim, a blindagem parte da analise da situação atual da empresa, os possíveis cenários e tomadas de medidas necessárias para sobrevivência do negócio.

Entre em contato conosco!

Segunda-feira nos encontraremos aqui novamente.  Até lá!

SEGUE NOSSOS PODCAST’s: Clica no Link: https://www.spreaker.com/show/3690680
Eu sou o seu contador!
Todos os textos são de autoria dos contadores da Primme CONTABILIDADE
Praça Juracy Magalhães, 290 – 1° andar (30m do Banco Bradesco) – Centro - Senhor do Bonfim/BA.
74 3541 0379
contatoprimmecontabilidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.