25 de maio de 2020

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE – O QUE SERÁ DO MEU NEGÓCIO?


O ser humano possui uma grande capacidade de se reinventar, de atravessar desafios e conquistar novas situações. O momento está pede isso, porém, junto com ele, pode vir outra situação que o ser humano também está propício que é o medo do que não é controlável, ou seja, o medo do futuro incerto. Isso pode paralisar as tomadas de atitudes das pessoas, principalmente do empresário no tocante à sua empresa.

O fato é que decisões deverão ser analisadas e tomadas diante do cenário. Nada é estável, isso temos que ter em mente, com isso, algumas precauções devem ser seguidas para que os negócios passem por esse momento com menor impacto possível.

Nós escrevemos um artigo aqui no blog sobre como você blindar sua empresa. Hoje, escrevemos algumas dicas a mais para enfrentar esse momento turbulento.

01 – Manter Caixa

A primeira dica e regra é manter o caixa da empresa, principalmente aqueles negócios considerados não essenciais, que tiveram que fechar suas portas nesse período. Mas, aqueles que continuam abertos devem também manter caixa. Como aquela história da formiguinha que trabalhar muito e estoca alimentos para os momentos mais escassos.

02 – Blinde o seu negócio.

A blindagem da empresa foi um artigo que escrevemos aqui no blog. Os passos seriam: Verificação do Caixa; Estabelecer cenários; Projetar despesas de acordo com os cenários; Analisar as possibilidades.

03 – Organize seu negócio

Caso nunca observou seu negócio de cima, é hora de analisar o mesmo. Veja seu estoque, quem são seus clientes, quais deles, separados por classes, poderão ser mais atingidos com a crise. Faça uma analise financeira da sua empresa e planeje a prazos curtos e também tente acompanhar como serão seus consumidores pós-crise. Tenha um olhar critico sobre estruturas e processos dentro da empresa.

04 - Renegocie com fornecedores

Existe um efeito dominó nessa relação. Se um se prejudicar, as consequências poderão ser sentidas lá nas empresas da frente. Não adianta você simplesmente deixar de pagar seu fornecedor, você deve tentar conversar com ele. A parceria deve ser sentida nesses momentos. Tente alongar prazos com eles o quanto puder.

05– Avalie a possibilidade de postergar tributos

Está existindo a possibilidade da prorrogação de alguns tributos. Entre em contato com seu contador, pois ele poderá te orientar da melhor forma. Postergar pode ser uma boa opção para manter caixa, mas deve ser gerido da melhor maneira e inserir em seu fluxo de caixa esse compromisso. Lembre-se, foi prorrogado, sem juros, mas terá que pagar mais a frente.

06 - Tome medidas sobre seus funcionários

O governo permitiu algumas flexibilidades para questões trabalhistas, como antecipar férias, reduzir carga horária com redução de salário, suspensão em funcionários com não pagamento de salário. Cada caso tem sua particularidade, mas também uma possibilidade de manutenção de caixa e dos empregos.

07 – Analise os créditos disponíveis

Estão sendo liberados muitos recursos tanto por bancos públicos, como por bancos privados e cooperativos. Boa parte das empresas está encontrando dificuldade para obtenção.

Quando da busca, a prudência deve ser tomada, pois deve ser analisada sua real necessidade e sua aplicabilidade, assim como quais as taxas e prazos que irá pagar o empréstimo.

08 – Observe as oportunidades a sua volta

É a fase da reinvenção, do achar novas possibilidades. Cada negócio tem sua particularidade e suas dificuldades, porém isso está dentro do empreendedor. Criar novas formas de conquistar os clientes, novos meios de comunicação, novas formas de vendas, novo tipo de produto, essas são algumas maneiras de criar novas receitas.

Gostou?

Segunda-feira nos encontraremos aqui novamente.  Até lá!

SEGUE NOSSOS PODCAST’s: Clica no Link: https://www.spreaker.com/show/3690680
Eu sou o seu contador!
Todos os textos são de autoria dos contadores da Primme CONTABILIDADE
Praça Juracy Magalhães, 290 – 1° andar (30m do Banco Bradesco) – Centro - Senhor do Bonfim/BA.
74 3541 0379
contatoprimmecontabilidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.