22 de junho de 2020

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE – É HORA DE “ORGANIZAR A CASA”


Nunca é tarde para começar.

Muitas empresas estão passando por situações difíceis no momento o qual vivemos. Claro que a pandemia está trazendo consigo uma problemática devastadora para muitos setores, assim como, devido ao efeito dominó, está respingando em outros e poderá atingir mais tarde os que não estão em momentos tão ruins. Isso é devido ao fechamento dos negócios não essenciais por parte dos governantes, o que resulta em queda no consumo.

Tendo em vista o momento, outro fator que está atingindo e trazendo a tona as dificuldades das empresas é falta de organização. Essa faz com que as empresas fechem mais cedo ou não suportem crises.

Mas, quais seriam os ajustes que poderíamos tomar para que pudéssemos possuir um alicerce mais consistente na empresa?

Primeiramente você deve estabelecer caminhos para seguir com seu barco, isso para não viver a deriva de quaisquer ventos que o empurre em direções sem rumo. No momento é natural existir uma pressão sobre os empresários e donos de negócio trazendo à tona parte do iceberg que estava coberto por agua, demonstrando a falta de alinhamento do negócio. Com a primeira tempestade a falta de rumo acaba sendo o resultado de muitos.

Isso fica ainda mais claro em empresas que possuem sócios. O não alinhamento do negócio, a falta de regras claras e de um rumo que pretende seguir, pode fazer com que questões emocionais sobreponham aos aspectos racionais. As decisões seriam desalinhadas e as consequências determinantes para a continuidade da empresa.

Quando possui regras definidas, a empresa se ajusta para muitas questões, assim como a própria relação societária pode se alinhar e isso faz com que tomem medidas assertivas e diminua custos com perdas.

O primeiro passo para isso é determinar objetivos com a determinação da missão, visão e valores do negócio. Por mais bem elaborado que seja o planejamento, é preciso que sua concepção seja compreendida e aceita por todos na empresa, caso contrário, os planos não serão seguidos por eles.

Então, para você ter um negócio mais consistente, arrume a casa, crie um plano estratégico para que possa desenvolver uma empresa que possua um rumo e controle:

- Definir a missão, visão e valores

1 - missão: É a razão de existir da empresa.
2 - Visão: Essa consiste em um estado futuro que a organização pretende alcançar
3 - Valores: São os princípios que guiam as atitudes da empresa.
- Realize um planejamento tributário
- Realize um planejamento financeiro
- Elabore estratégias
- Coloque a estratégia em prática e acompanhe os resultados

Gostou?

Próxima segunda estaremos com um novo artigo por aqui. Até lá!

SEGUE NOSSOS PODCAST’s: Clica no Link: https://www.spreaker.com/show/3690680
Eu sou o seu contador!

Todos os textos são de autoria dos contadores da Primme CONTABILIDADE
Praça Juracy Magalhães, 290 – 1° andar (30m do Banco Bradesco) – Centro - Senhor do Bonfim/BA.
74 3541 0379
contatoprimmecontabilidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.