12 de junho de 2020

CASOS DE COVID-19 VÊM CRESCENDO EM CIDADES DA REGIÃO NORTE DA BAHIA


A pandemia da doença já atingiu 347 municípios do estado, incluindo diversas cidades da região norte da Bahia. Os números vêm crescendo nas cidades dessa região, conforme apuração do PNB. Com exceção de Remanso e Uauá, que não apresentam novos casos há mais de uma semana, as demais cidades vivem um efeito contrário.

Sem levar em consideração os números do município de Juazeiro, de acordo com os últimos dados divulgados, as cidades de Sobradinho, Senhor do Bonfim e Curaçá registram o maiores números de confirmações da doença. O PNB não teve acesso aos dados recentes da cidade de Pião Arcado, e está tentando contato com a Secretaria.

Sobradinho

Até às 18h desta quinta-feira (11), a cidade registrava 73 casos confirmados da covid-19. Cinco deles foram confirmados ontem. O casos registrados são de quatro mulheres de 25, 26, 48 e 53 anos, e um adolescente de 14 anos, todos os casos foram confirmados para a infecção através de teste rápido.
Ainda segundo o boletim, Sobradinho possui 14 pacientes recuperados (a cura clínica é registrada quando o paciente, após 14 dias de isolamento, não apresenta mais sinal ou sintoma da doença). 3 casos suspeitos estão em investigação e 414 já foram descartados. A cidade já confirmou 7 mortes pela doença.

O primeiro caso foi registrado no dia 13 de maio. Dez dias depois, Sobradinho declarou transmissão comunitária e confirmou o primeiro óbito.

Senhor do Bonfim

O município de Senhor do Bonfim apresenta um alto número de notificações para a doença: são 1.606, segundo o último boletim divulgado na noite de ontem (11). Desse total, 1.526 casos suspeitos foram descartados, 67 foram confirmados (sendo 54 exames de teste rápido), com 36 pacientes já com cura clínica declarada.

O primeiro caso confirmado da covid-19 foi registrado no dia 11 de maio. No dia 21, a cidade registrou o primeiro óbito.

Curaçá

Segundo a Secretaria de Saúde de Curaçá, até ontem (11), o município tinha 48 casos confirmados da covid-19. A cidade contabiliza ainda 41 recuperados e 35 casos suspeitos sendo investigados. Com isso, Curaçá já notificou 281 pessoas, sendo que 198 exames foram descartados.
O primeiro caso foi anunciado no dia 16 de abril, quando a Secretaria de Saúde também declarou transmissão comunitária.

Jaguarari

Na edição do boletim da quarta-feira (10), o último divulgado, foi confirmado mais 1 caso positivo da covid-19 em Jaguarari. Com isso, a cidade tem 42 confirmações da doença, sendo 40 delas com resultados através de teste rápido. A cidade registra 30 pacientes recuperados. 769 exames de casos suspeitos foram descartados, e, segundo a secretaria, nenhum está em investigação.
O primeiro registro da doença na cidade foi no dia 28 de abril.

Casa Nova

Dados de ontem apontam que Casa Nova possui 39 casos confirmados, desses, 37 tiveram resultados por testes rápidos. Já o número de casos recuperados subiu para 14. Ainda segundo o boletim, 814 casos já foram notificados e 775 casos suspeitos foram descartados.

O primeiro caso foi registrado no dia 16 de abril. Casa Nova já registra 1 óbito, anunciado nesta sexta-feira (12) (leia mais).

Irecê

De acordo com o último boletim divulgado na quarta-feira, o município possui 31 resultados positivos, sendo que 14 se encontram recuperados. 10 casos suspeitos estão em investigação e 1.167 casos deram negativo para a doença, segundo a secretaria.
O primeiro caso foi registrado no dia 14 de abril.

Remanso

Até às 19h dessa quinta-feira, Remanso apresentava 171 notificações da doença. Desse total, 21 foram confirmados (sendo 12 por exame laboratorial no Lacen), 149 descartados e um está em investigação. Ainda segundo a secretaria, 20 pacientes já estão curados clinicamente.
O primeiro caso no dia 4 de maio. O primeiro óbito foi confirmado no dia 22.

Sento Sé

A Secretaria de Saúde de Sento Sé soma 20 casos confirmados da doença. Das 350 notificações, 330 casos suspeitos foram descartados.

Os primeiros casos na cidade foram confirmados no dia 1º de junho.

Uauá

De acordo com o último boletim divulgado também na quarta-feira, o número de casos confirmados permanecem 4 (três via teste rápido). Desses, três já são considerados curados. No total, a cidade possui 42 notificações. Desse total, 33 exames foram descartados e nenhum suspeito aguarda resultado.

Os primeiros casos foram confirmados no dia 18 de maio.

Pilão Arcado

O último boletim da cidade que o PNB teve acesso é do dia 3 de junho, quando a cidade contabilizava 388 notificações. Desse total, 48 casos foram confirmados (sendo 42 por testes rápidos), com 5 pacientes recuperados, 338 casos suspeitos foram descartados e 2 casos em investigação.

O primeiro caso foi registrado no dia 3 de maio.

Bahia

A Bahia registra 33.891 casos confirmados de coronavírus, o que representa 19,08% do total de notificações no estado. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 14.610 pessoas recuperadas, 1.013 óbitos e 18.268 indivíduos monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 347 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (55,85%). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 49.615 casos descartados e 94.080 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (11).

Na Bahia, 4.845 profissionais da saúde foram confirmados para covid-19.

Da Redação Preto no Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.