22 de junho de 2020

PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM INICIA TESTES RÁPIDOS DE COVID-19 EM BAIRROS DA CIDADE


A oferta de testes rápidos para Covid-19 para os moradores de Senhor do Bonfim está entre as ações adotadas pela Prefeitura para conter a proliferação da doença na cidade.

Na manhã desta sexta-feira,19 de junho, 50 testes rápidos foram realizados em pessoas sintomáticas e contactantes que moram no bairro Alto da Maravilha.
Atualmente o Alto da Maravilha se destaca com maior número de pacientes infectados pelo novo cornavírus.

“O teste foi para pessoas sintomáticas – que apresentaram sintomas nos últimos 30 dias. E também para pessoas que tiveram contato com pacientes positivos da doença”, disse a coordenadora da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Alto da Maravilha, Lígia Bartilotti.

O Alto da Maravilha é primeiro de diversos outros bairros, distritos e povoados que receberão a testagem massiva da população.

“O objetivo da testagem é verificar a situação epidemiológica e a proporção de casos da Covid. A amostragem embasará as ações e medidas de prevenção e controle adotadas pelo município”, destaca o secretário de Saúde, Neto Guimarães.

A dona de casa Maria das Neves, 52 anos, está entre as pessoas que fizeram o teste rápido. Maria conta que resolveu fazer o teste após o filho dela se queixar que ficou dois dias sem paladar (um dos sintomas da Covid). Ele [filho de dona Maria] testou já ter adquirido anteriormente a infecção viral, mas está totalmente curado.

“Esse teste é muito importante porque dá mais segurança para a gente”, comentou dona Maria.

Além da população, dos profissionais de saúde, também foram testados pela Vigilância Epidemiológica servidores de vários setores da administração Municipal, profissionais da segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica) e duas casas de longa permanência de idosos em Senhor do Bonfim (Centro e Olaria).

O município de Senhor do Bonfim é o que mais testa a população na região, e com a intenção de expandir mais a testagem, a prefeitura adquiriu mais 2 mil exames para diagnosticar o coronavírus.

A próxima ação será realizada no distrito de Igara e no Bairro Monte Alegre. A testagem se dará por meio de técnicos da área de saúde do município.

TESTE RÁPIDO

Os tipos de testes rápidos para o novo coronavírus disponíveis no Brasil são testes sorológicos, capazes de detectar a presença de anticorpos que o corpo produz depois quando o vírus invade o organismo. Os testes têm uma estrutura parecida com os testes de farmácia para gravidez, daqueles em que uma fita reagente muda de cor quando os anticorpos são detectados. A maioria deles é realizada com uma gota de sangue, semelhante aos testes rápidos para controle de glicemia.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.