14 de julho de 2020

CAFÉ COM A PRIMME CONTABILIDADE:VOCÊ SABE O QUE É CUSTO DE OPORTUNIDADE?


Fala caros Primmes!!

Gostaria de começar falando a máxima que, quando tratamos de recursos seu: Não existe um certo ou errado, existe apenas o que você considera ser o melhor para você.

Quando falamos em questão de vida, nós sempre estamos tomando decisões em direção para um lado da situação. Ou escolhemos um lado ou outro, claro que há determinadas situações que podemos escolher ambos, mas será que é algo oportuno? Será que não estamos deixando de dar atenção direta para algo que seria mais proveitoso destinar um foco 100%? Mais uma vez, é questão de escolha.

Na vida escolher vem desde decidir assistir um filme de terror ou um de comédia, assim como vestir uma camisa social ou uma mais esportiva. Das decisões mais simples, caminhamos para aquelas mais complexas e, dentre essas, temos aquelas que envolvem o dinheiro, que possui uma influência grande no quesito tempo.

Para um caminho mais assertivo, o planejamento é muito importante, pois vai mostrar as possibilidades que você possui. Uma boa tomada de decisão virá após analise do custo de oportunidade.

Você entende ou já ouviu falar em custo de oportunidade? Não? Então segue com a gente que vamos explicar.

Ao tratarmos do assunto nos referendamos às vantagens e desvantagens de uma determinada escolha, no quesito investimentos seria como elas se encaixam no perfil do investidor, objetivos de vida, analise dos riscos envolvidos, valorização, os prováveis ganhos futuros, se teriam mais liquidez, enfim, seria uma análise das possíveis escolhas.

Podemos dar alguns exemplos:

- Vamos supor que João possua R$ 100.000,00 (Cem mil reais) disponíveis para investir. Seria mais interessante aplicar em um novo negócio, ou destinar esses recursos no tesouro direto?
- Já Carla tem uma empresa, possui R$ 60.000,00 (Sessenta mil reais) disponíveis e está em dúvidas secompra uma máquina para o seu negócio atual ou se investe em uma nova pequena empresa.
- Paulo quer comprar um caminhão para sua empresa. O que seria melhor, comprar o caminhão a vista e receber um bom desconto por isso, ou financiar o veiculo e preservar os recursos disponíveis para possíveis outras aplicações?

Vantagens e desvantagens vão existir em quaisquer opções tomadas e quem vai decidir a melhor opção é você mesmo, assim como quais delas poderão se encaixar melhor em seu perfil.

Ao analisar as possíveis situações de investimentos e utilizar o custo de oportunidade como método de escolha, alguns índices financeiros são mais utilizados como base de cálculo, entre eles estão o CDI e a taxa Selic.

O que sempre mencionamos aqui é que deve tomar decisões baseada em uma analise prévia para não dar tiro no escuro. Não precisa fazer um planejamento de 50 páginas. O mais importante é ter clareza no caminho e, mesmo com os riscos e incertezas do mercado, saber que foi a melhor escolha.

Gostou?

Entre em contato conosco!
Próxima segunda estaremos com um novo artigo por aqui. Até lá!
SEGUE NOSSOS PODCAST’s: Clica no Link: https://www.spreaker.com/show/3690680
Eu sou o seu contador!
Todos os textos são de autoria dos contadores da Primme CONTABILIDADE
Praça Juracy Magalhães, 290 – 1° andar (30m do Banco Bradesco) – Centro - Senhor do Bonfim/BA.
74 3541 0379
contatoprimmecontabilidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.