25 de agosto de 2020

PORQUE AS EMPRESAS DEVEM FAZER O PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS?


Primeiramente, vamos esquecer que o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) de sua empresa só resulta em trabalho e gastos extras. Pois se elaborado, implantado, executado e monitorado da maneira correta ele será uma ferramenta importantíssima na gestão, organização e redução de custos no processo produtivo da empresa.

Logo, a AX Ambiental, selecionou as principais vantagens da correta gestão dos resíduos e quais profissional, as empresas devem procurar. 

O primeiro ponto em que vamos listar aqui, são as Reduções dos Custos, pois com a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), tem como um dos principais objetivos, diagnosticar possíveis pontos de geração excessiva de resíduos, propor medidas de redução e orientar a correta segregação dos mesmos, evitando que os resíduos sejam destinados de forma inadequada, o que acarreta diretamente no aumento dos custos de destinação.

Outro ponto a ser levantando é que o PGRS, quando bem elaborado, tem por objetivo, determinar a quantidade, tamanho, tipo e localização dos equipamentos de segregação, “contêineres ou bombonas” de armazenamento temporário, como também, a periodicidade ideal para a coleta dos mesmos, contribuindo com a liberação de espaço e organização da empresa. e principalmente a quantidades de profissionais necessários a realização da gestão dos resíduos. Ainda, presa -se por separar cada tipo de resíduo e o seu volume de geração, descrevendo o método de destinação final (aterro sanitário, tratamento, coprocessamento, aterro industrial, reciclagem, etc.) específicos, podendo alguns tipos de resíduos ficarem na empresa por longos períodos de tempo. 

A correta gestão dos resíduos sólidos, promove também a redução dos riscos de acidente do trabalho, uma vez que, para cada tipo de resíduos, são determinados métodos de manuseio, EPI’s a serem utilizados, rotas de transporte interno e externo, locais de armazenamento e horários para coleta e destinação. Com relação a higiene, um dos principais fatores associados a execução do PGRS é a redução do mau cheiro e das proliferações de possíveis vetores.

E um dos itens mais visíveis atualmente, é a melhoria da “Visibilidade da Empresa”, para com os clientes. A correta gestão dos resíduos sólidos aumenta a credibilidade da empresa perante seus fornecedores e clientes, assim como perante ao órgão fiscalizador, contribuindo desta forma para a agilidade dos processos de renovação das licenças ambientais e também reduzindo o risco de multas. Logo, sugere – se, que os profissionais que irão prestar estes serviços, sejam credenciados e habilitados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. 

Evite elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de sua empresa apenas para formalização junto ao órgão ambiental, o PGRS é uma ferramenta de melhoria contínua dos processos, redução de custos e organização da empresa.

Contate a AX Ambiental, e saiba mais sobre nossas soluções em gestão de resíduos e ajude sua empresa a continuar crescendo.

Tel. para contato (74) 9941-8502.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.