29 de outubro de 2020

COELBA DISPONIBILIZA FATURA POR WHATSAPP



 

O atendimento digital veio para ficar e a pandemia da Covid-19 acelerou esse movimento de interação entre empresas e consumidores de diferentes formas. Com o objetivo de oferecer mais facilidades aos clientes, a Coelba lança o serviço, inédito no setor elétrico, para cadastro da fatura digital pelo assistente virtual no WhatsApp. Com a inovação, a empresa se alinha à tendência de integrar novos meios de pagamento como o PIX, sistema criado pelo Banco Central que será lançado no dia 16 de novembro em todo o País, sendo disponibilizado pela Coelba na mesma data.

 

Para acessar a novidade, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp da distribuidora e escolher a opção Fatura Digital. A partir daí, é possível fazer o cadastro gratuito para receber a conta por e-mail ou pelo próprio WhatsApp. Ao optar receber pelo celular, a fatura é enviada diretamente no aplicativo todo mês. 

 

Além disso, o cliente poderá fazer o cadastro direto no Whatsapp para receber a fatura digital no e-mail. Nesse caso, a conta chega no endereço eletrônico informado já integrada ao novo meio de pagamento PIX, disponível a partir do dia 16 de novembro para todos os clientes que recebem a fatura de energia por e-mail. 

 

O serviço de cadastro da fatura digital continua disponível no site da distribuidora e lojas físicas e, em novembro, será disponibilizado também via SMS. A inovação pelo WhatsApp vem acrescentar mais uma facilidade, reforçando uma tendência que já vem sendo observada pela Neoenergia (empresa controladora da Coelba, Celpe, Cosern e Elektro). Entre fevereiro e agosto de 2020, houve um crescimento de 233% na quantidade de operações com cartão de crédito. No mesmo período, o acesso ao aplicativo da empresa também cresceu 112%. Já quando se analisa somente maio, mês com um dos maiores níveis de adesão ao isolamento social no Brasil, a companhia registrou que 37% dos clientes usaram os canais digitais para pagamento da fatura

 

Como funciona 

“A fatura digital traz comodidade aos clientes no que se refere ao recebimento da fatura em uma ferramenta acessível como o WhatsApp. É importante ressaltar os ganhos com o reforço da segurança diante da Covid-19, devido à preservação do distanciamento social, e aos benefícios ambientais como a diminuição de impressão de papeis”, afirma o supervisor de Soluções de Mensageria da Neoenergia, Mateus Prates.

 

O novo sistema vai estar acessível na conta simplificada que chega no corpo da mensagem, onde estará o QR-Code e o PIX Link que direcionam para pagamento via PIX. Basta apontar a câmera do celular para o código ou clicar no link que a tecnologia encaminha diretamente para o sistema de pagamento utilizado pelo cliente, seja por meio da conta em banco ou pela carteira digital.

 

A iniciativa integra o Conexão Digital, considerado o mais importante projeto de Pesquisa e Desenvolvimento do setor elétrico com foco no cliente. “Por meio dos canais digitais, a Neoenergia tem a possibilidade de interagir com o cliente de forma mais próxima e fluida, em uma ferramenta que está presente no cotidiano das pessoas, com todas as informações que elas precisam a respeito dos nossos serviços. Além de abrir a oportunidade para novas formas de pagamento, o meio virtual cria novas e melhores experiências aos clientes”, declara o gerente corporativo de Estratégia e Serviços Digitais da Neoenergia, Renato Suplicy. 

 

Tendências em novos meios digitais de pagamento 

 

Entre as novidades lançadas, neste ano, está a plataforma de negociação de dívidas. O acesso é feito pelo site de cada distribuidora, no qual é possível pagar a fatura em até 12x no cartão de crédito, parcelar faturas vencidas no boleto (a partir de três faturas em aberto) e usar o auxílio emergencial para efetuar o pagamento por meio do cartão Virtual Caixa Elo. A outra novidade lançada recentemente é a integração com o Pic Pay, que permite o uso do cartão de crédito e carteira digital para quitar a conta de energia elétrica. 

 

“A Neoenergia foi pioneira no lançamento de diversos serviços, como o pagamento por cartão de crédito e uso do auxílio emergencial, saindo na frente, mais uma vez, com a oferta do PIX no mesmo dia do lançamento pelo Banco Central”, relata a gerente de Arrecadação da Neoenergia, Renata Farias. Ela aproveita para destacar a promoção Energia para Recomeçar, que sorteará cerca de R$ 400 mil em prêmios para consumidores com as contas em dia. Para participar, basta acessar o site www.energiapararecomecar.com.br e efetuar o cadastro. O consumidor que optar pelo recebimento da fatura por e-mail terá mais um número e quem fizer o pagamento se cadastrando no débito automático e/ou utilizando internet banking ou a rede credenciada das distribuidoras, receberá um terceiro número. 

 

Para o superintendente de Processos Comerciais da Neoenergia, Leonardo Moura, a digitalização é um dos principais caminhos que a companhia tem seguido. “Todo o ambiente de pagamento está entrando em uma nova era e a Neoenergia evolui na mesma medida. Assim, temos acelerado a transformação digital no setor elétrico com o intuito de oferecer um atendimento que favoreça a jornada do cliente. Além disso, ainda estamos em um momento de pandemia e a aderência aos serviços digitais reforça a segurança”, conclui. 

 

Canais de atendimento da Coelba

Site e WhatsApp

Coelba www.coelba.com.br | (71) 3370-6350

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