28 de fevereiro de 2021

AGENTES DE ENDEMIAS DE SENHOR DO BONFIM REALIZAM AÇÕES DE COMBATE A CHAGAS




Os Agentes de Combate às Endemias de Senhor do Bonfim vem realizando atendimento as denúncias com medidas de Vigilância e Controle dos barbeiros, transmissores da doença de Chagas com ações importantes para a redução e supressão do contato entre a população e a espécie. O objetivo é controlar o processo de infestação e de reinfestação domiciliar, para interromper o risco de transmissão vetorial da doença.


O morador que encontrar um inseto suspeito em sua casa deverá encaminha-lo, em recipiente vedado, por meio das unidades de saúde da localidade considerada a referência dos Postos de Identificação de Triatomíneos (PIT). A amostra da espécie seguirá ao laboratório do setor de endemias para identificação. Se for confirmado o barbeiro, o agente agendará uma visita/inspeção na casa do morador e, se necessário, aplicará as mediadas indicadas para o controle.


Importante ressaltar que será necessário que o morador entregue um exemplar do inseto suspeito, para análise. Não é recomendada a notificação por meio de fotos, mensagens da rede social ou contato telefônico. A identificação da espécie exige a visualização do inseto com equipamentos apropriados disponíveis no laboratório do setor de endemias.


Recomendações importantes 


Os locais, no domicílio, como potenciais esconderijos de barbeiros, buracos e frestas deverão ser tampados e vedados, vistoriados atrás dos quadros de parede, embaixo de colchões e travesseiros, evitar guardar entulhos (caixas, restos de obras, roupas, sacos de alimentos no chão, entre outros), encostados e armazenados dentro de casa, sacadas e varandas;

Os quintais devem ser limpos, sem entulhos (telhas, montes de madeiras e outros materiais de construção), criações de animais (galinheiros, chiqueiros, apriscos, entre outros) construídas longe da casa e suas estruturas bem conservadas (sem frestas);

Fiquem atentos e procurem um profissional de saúde para maiores esclarecimentos sobre o risco de transmissão da doença em sua comunidade.


Os serviços serão concluídos durante a próxima semana no Bairro dos Pebas e no povoado de Salinas na zona rural do município. 



ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.