4 de fevereiro de 2021

BONFIM: AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS ESTIVERAM REUNIDOS E DISSERAM NÃO ABRIR MÃO DE PISO NACIONAL, PREFEITO DIZ QUE PELA PRIMEIRA VEZ EM BONFIM OS ACES RECEBERÃO O PISO




Reunidos de forma extraordinária nessa quarta-feira, 03 de fevereiro, ao ACE – Agentes de Combate às endemias de Bonfim, disseram que não abririam mão do piso nacional da classe, sancionado desde o ano de 2018. O que causa estranheza é que passaram se os anos de 2018, 2019 e 2020 e nunca foi feito tais pressões ao governo municipal, por parte dos ACE’s. Vale ressaltar que em janeiro o prefeito Laércio Junior afirmou que em março próximo a categoria será remunerada conforme lei nacional da classe.


Nosso repórter Netto Maravilha conversou com o presidente da AACE – Associação dos Agentes de Combate às Endemias, Marlon Reis que disse:


“Nossa assembleia ocorreu em um clima muito desconfortável.

Apenas no dia 02 de janeiro, as vésperas do pagamento fomos provocadas pela administração para participar de uma reunião onde o prefeito passou a nos informar das dificuldades financeira que estava tendo para cumprir o o tão esperado piso nacional da categoria. De pronto, os representantes preocupados com o risco inclusive de um atraso salarial, não restaram a eles outra alternativa a não ser entender o momento e levar a informação para os trabalhadores com a certeza do desconforto que isso iria causar.

Não deu outra!

Provocado novamente, desta vez pelos trabalhadores, a nossa diretoria cumprindo o estatuto convocou a assembleia geral extraordinária para expor as colocações e as dificuldades alegada pela administração que só teriam condições de cumprir o piso da categoria apenas em março deste ano após efetuarem o pagamento do retroativo dos meses de outubro e novembro do ano passado.

A nossa categoria de forma unanime decidiu não aceitar em nenhuma hipótese abrir mão do direito ao piso desta vez garantido em lei federal N° 1.708/18 e regulamenta na lei municipal 1.553/20. E exigiram que fosse protocolado um ofício informando o descontentamento se negando negociar qualquer proposta que não seja o cumprimento dos instrumentos legais acima citado.

Hoje logo mais as 10:00hrs estaremos protocolando o ofício no gabinete do executivo na tentativa de o quanto antes reabrir uma nova mesa de negociação exclusiva para essa categoria.

O nosso piso não é favor, é lei!”


Netto Maravilha conversou também com o Prefeito Laércio Junior, que reafirmou seu compromisso com a classe para o próximo mês, e expressou: “Será a primeira vez que o município de Senhor do Bonfim irá pagar o piso”. O Prefeito ainda lamentou a forma que está sendo tratada a situação no início de seu governo, uma vez que esteve reunido com os representantes ainda no início do ano de 2021, oportunidade em que os lideres demostraram satisfação na forma de tratamento e decisões prometidas para serem postas em práticas em breve, e ponderou: 


“A questão do piso salarial, que diga-se de passagem, NUNCA foi pago, mantive uma reunião com os representantes dos Agentes Comunitários de Saúde e também com os agentes de endemias aonde, em comum acordo, acertamos pagar em janeiro e fevereiro o retroativo de outubro e novembro deixado pela gestão passada e que também não deixaram recursos.

Decidimos também, em comum acordo que a partir do mês de março iremos garantir, pela primeira vez, o piso salarial da categoria.

Toda essa situação foi discutida com os representantes e saíram todos agradecidos pela forma democrática e respeitosa como agimos”, disse o prefeito.


Na manhã desta quinta-feira, 04, às 10hs, os representantes dos ACE’s, irão protocolar nova reunião com o executivo, a fim de agilizarem esse direito.


Blog do Netto Maravilha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.