14 de março de 2021

DIOCESE SUSPENDE ATOS RELIGIOSOS ATÉ DIA 1º DE ABRIL




NOTA PASTORAL 02/2021, COM BASE NO DECRETO N. 20.310, DE 13 DE MARÇO DE 2021, DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA 


Senhor do Bonfim/BA, 14 de março de 2021. Domingo Laetare 


Aos Presbíteros, Religiosos e Religiosas, Agentes de pastoral, leigos e leigas de nossa Igreja Particular.


Compreendemos a gravidade do momento atual, quando vemos um vertiginoso crescimento de novos casos da Covid-19. Essa situação descontrolável nos leva a adotar medidas necessárias e não aquelas que gostaríamos, principalmente deste tempo litúrgico tão importante para a vida e crescimento da Igreja em Cristo Jesus.


Em consonância com o disposto no Decreto Estadual n. 20.310, de 13 de março de 2021, que suspende, até o dia 01 de abril do corrente, todos “os eventos e atividades, independentemente do número de pessoas”, incluso as atividades religiosas.


Em pleno espírito de cooperação e corresponsabilidade, com o intuito de preservar e cuidar da vida (cf. Jo 10,10), acolhemos as determinações emanadas pelo Governo do Estado da Bahia e SUSPENDEMOS, do dia 15 de março até o dia 01 de abril de 2021, todas as celebrações e eventos, com a participação presencial dos fiéis, em todo o território diocesano, até que se mande o contrário.


Visto que a Quinta-feira Santa (1º de abril) estará ainda sob os efeitos da atual restrição, fica adiada a Missa do Crisma, a ser fixada para nova data e comunicada posteriormente. As demais orientações para a Semana Santa serão divulgadas oportunamente.


Obviamente, não é esta a situação que vislumbrávamos e que gostaríamos de estar. Achávamos que as coisas estavam melhorando, mas, ao improviso, nos encontramos novamente em meio às incertezas que esta situação da pandemia nos traz. Mas, “no meio deste isolamento que nos faz padecer a limitação de afetos e encontros e experimentar a falta de tantas coisas, ouçamos mais uma vez o anúncio que nos salva: Ele ressuscitou e vive ao nosso lado. Da sua cruz, o Senhor desafia-nos a encontrar a vida que nos espera, a olhar para aqueles que nos clamam, a reforçar, reconhecer e incentivar a graça que mora em nós” (Papa Francisco, 27 de março de 2020).


É somente abraçando a cruz que encontraremos coragem para abraçar todas as contrariedades do momento atual. Por isso, exortamos a todos a continuarem vigilantes na oração, suplicando ao Senhor pelo fim desta pandemia. Que a Virgem Santíssima e São José, intercedam por nós, para que sintamos o abraço consolador e a bênção de Deus neste momento. 


Fraternalmente, 


Dom Hernaldo Pinto Farias, SSS Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.