6 de maio de 2021

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DOS VEREADORES DE BONFIM




Nesta Terça-feira, dia 04 de abril, a Sessão da Câmara de Senhor do Bonfim, foi presidida pelo vereador IDAILTON JARLE SANTIAGO, que contou com a seguinte pauta:


EXPEDIENTE


REQUERIMENTO Nº 002/2021, subscrito pelo vereador Hermógenes Gomes de Almeida, requerendo ao Presidente da Mesa Diretora realização de Audiência Pública para tratar a questão do abastecimento de água no Município e Região;

PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 024, de 26 de fevereiro de 2021;

PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 029, de 11 de março de 2021;

Pedido de Providência nº 010, de autoria do vereador Elizeu Conceição de Souza, que solicita “Realizar o serviço de construção do Calçamento e rede de esgoto no Bairro Novo Horizonte, Rua Paraíba [sic], no Município de Senhor do Bonfim-BA”.

Ofício nº 043-2021, oriundo do gabinete do vereador Cleiton Vieira Pinto, que justifica sua ausência na Sessão Ordinária do dia 4-5-2021;

Ofício Gabinete nº 042-2021, oriundo do gabinete do vereador Reinaldo Ferreira Santana, que justifica sua ausência na Sessão Ordinária do dia 4-5-2021;

Ofício Gabinete nº 050-2021, oriundo do gabinete do vereador Genilson Pereira de Souza, que justifica sua ausência na Sessão Ordinária do dia 4-5-2021.


ORDEM DO DIA


REQUERIMENTO Nº 002/2021, subscrito pelo vereador Hermógenes Gomes de Almeida, requerendo ao Presidente da Mesa Diretora realização de Audiência Pública para tratar a questão do abastecimento de água no Município e Região;

PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 024, de 26 de fevereiro de 2021;

Projeto de Lei do Legislativo nº 024/2021, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, que” institui o ‘junho Violeta’ no município de Senhor do Bonfim”;

PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 029, de 11 de março de 2021;

Projeto de Lei do Legislativo nº 029/2021, de autoria da vereadora Lúcia Cristina Souza Cerqueira, que “Declara Utilidade Pública Municipal a Organização de Pesquisa e Prática em Artes Zé da Almerinda e dá outras providências”.


ORDEM DOS INSCRITOS


O Vereador Ary Urbano (DEM), em sua fala na tribuna da Câmara, parabenizou o prefeito Laércio Junior e a Secretaria Remata Maia, ela implantação das tendas do Drive thru, implantados no parque da cidade, o que vem agilizando o processo de vacinação contra o COVID-19, no município de Senhor do Bonfim.


Falou ainda da proposta da criação da associação de pais de crianças especiais no município, afim de melhorar o acesso ao atendimento aos pacientes infantis em nosso município.


Vereador Netinho do Taxi (Republicano), em sua fala enalteceu ao prefeito Laércio Junior por atender as demandas de transporte para os moradores da zona Rural, onde vem beneficiando as crianças com transporte escolar, pois até então estavam utilizando transporte com tração animal e que agora terão um transporte digno ofertado pela secretaria de educação do município.


Vereador Biro-Biro (Republicanos), começou sua fala enaltecendo a iluminação pública na cidade, que recebeu iluminação de LEDs, falou da ação, que foi realizada na localidade da fazenda barro entre outras inúmeras localidades da zona rural, fez referência a boa vontade do secretário de infraestrutura FRANCISCO MARINHO pelo empenho e dedicação.


Vereador Helson de Carvalho (DEM), parabenizou o vereador Ary, pelo seu comprometimento com as crianças portadoras de necessidades especiais do município de Senhor do Bonfim.


Falou da nova imagem em que nossa cidade vem recebendo com os novos investimentos na iluminação pública que hoje está em excelência e todo o município, tanto na sede quanto na zona rural.


Falou ainda dos investimentos de saneamento básico no distrito de Igara antes da tão sonhada pavimentação asfáltica.


O Vereador Hermógenes Almeida (PT), começou sua fala pedido perdão ao povo de Senhor do Bonfim, pela exaltação cometido na sessão passada, pois aprendeu com seus pais a reconhecer seus erros, mais não se esquivaria diante de pressões ou ameaças, pois seria uma voz ativa naquela casa legislativa. Na oportunidade, pediu o cumprimento do regimento interno da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, pelo uso indevido da fala do presidente daquela casa legislativa e não abriria mão do seu poder de fiscalizar. Finalizou dizendo que teve um pedido de questão de ordem negado na última sessão e que ninguém vai lhe calar naquela casa, pois lutará sempre pelos seus direitos.


ORDEM DO DIA


•         REQUERIMENTO Nº 002/2021, subscrito pelo vereador Hermógenes Gomes de Almeida, requerendo ao Presidente da Mesa Diretora realização de Audiência Pública para tratar a questão do abastecimento de água no Município e Região;


“APROVADO POR UNANIMIDADE”


•         PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 024, de 26 de fevereiro de 2021;

•         Projeto de Lei do Legislativo nº 024/2021, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, que” institui o ‘junho Violeta’ no município de Senhor do Bonfim”;


DISCUTINDO O PROJETO


Biro-Biro, ao discutir o projeto parabenizou o autor da preposição vereador IDAILTO JARLE, pela indicação daquele importante Projeto que tende a combater a violência contra o idoso.


O edil, disse ainda que sempre prezou pelo respeito e valorização dos conselhos dos mais velhos, pois são verdadeiros mestres do conhecimento e da experiência.


Ary Urbano, falou da satisfação deque projeto belíssimo da causa em defesa dos idosos, lamentava da perda de seu pai, mais felizmente ainda contava com a existência de sua mãe e que se espelha neles a importância do projeto.


Tachou de um imenso desrespeito alguém agredir um idoso ou até mesmo uma criança e que algum dia todos nós seremos idosos e precisaremos de cuidados.


Hermógenes Almeida, fala sobre o cuidado que o município deveria ter em educar a população sobre a importância de cuidar bem dos idosos e parabenizou a autoria do projeto por parte do presidente IDAILTO JARLE.


Idailton Galeguinho, agradeceu aos colegas Ary, Biro-Biro e Hermógenes Almeida, que declararam apoio ao seu projeto.


Fez um relato sobre o crescimento da violência contra o idoso principalmente neste período de confinamento da pandemia do COVID-19 o edil, afirmou que o crescimento da violência tem sido absurdo e que era necessário uma discursão e ação contra esse fato.


“O PROJETO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE”


•         PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 029, de 11 de março de 2021;

•         Projeto de Lei do Legislativo nº 029/2021, de autoria da vereadora Lúcia Cristina Souza Cerqueira, que “Declara Utilidade Pública Municipal a Organização de Pesquisa e Prática em Artes Zé da Almerinda e dá outras providências”.


DISCUTINDO O PROJETO


Vereadora Lucia Cerqueira, autora do projeto falou dos relevantes serviços prestados pelo grupo OPA, que desenvolve competência e habilidades no campo das artes junto a juventude no distrito de Igara, que tem como meta tirar os jovens do campo da vulnerabilidade.


Que o projeto oferece, música, dança, teatro, poesias entre um seleto repertorio de opções que são oferecidos para os jovens daquela comunidade e pediu aprovação do projeto.


Helson de Carvalho, agradeceu e parabenizou a colega Lucia Cerqueira pela indicação daquele importante projeto, que o grupo OPA nasceu com o nome de CANOART, lembrou que fez doações de instrumentos musicais no início daquele projeto e na oportunidade fez uma retrospectiva do lindo projeto do grupo OPA, que sempre foi destaque não só no distrito mais em todo o município pelos seus belíssimos espetáculos teatrais.


“PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE”


ASCOM - CMSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.