13 de agosto de 2021

AÇÕES DO PODER LEGISLATIVO

 


Nesta quinta-feira, 12/08/2021, a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou Sessão Ordinária, presidida pelo Vereador Ary Urbano. Com a seguinte pauta:

 

EXPEDIENTE

 

• Projeto de Lei do Legislativo nº 069/2021, de autoria do vereador Reinaldo José da Silva, que “Institui no âmbito do Município de Senhor do Bonfim o Programa Nutrição, e dá outras providências”;

• Projeto de Lei do Legislativo nº 074/2021, de autoria da Mesa Diretora, que “Altera as Leis Municipais nº 1.359/2015 e 1.528/2020, dispondo sobre reposição inflacionária anual dos servidores públicos do Poder Legislativo do Município de Senhor do Bonfim”;

• Projeto de Lei do Legislativo nº 077/2021, de autoria do vereador Cleiton Vieira Pinto, que “Dispõe sobre a gratuidade às pessoas com deficiência, no sistema de transporte público coletivo do Município de Senhor do Bonfim, e dá outras providências”;

• Projeto de Lei do Legislativo nº 078/2021, de autoria do vereador Cleiton Vieira Pinto, que “Institui no Município de Senhor do Bonfim o Programa de Apoio Psicológico e de Orientação para as mães de filhos portadores de síndrome de dawn e dá outras providências”;

• Projeto de Lei do Legislativo nº 085/2021, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, que “Institui o Dia Municipal em memória às Vítimas da Covid-19”;

• Moção de Reconhecimento e Aplauso nº 001/2021, de autoria do vereador Cleber Nilton Lima do Nascimento, à senhora Germany dos Anjos;

• Moção de Pesar nº 001/2021, de autoria do vereador Arinaldo Urbano da Costa, ao senhor Manoel Rodrigues Silva;

• Moção de Pesar nº 001/2021, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, ao senhor Edualdo de Oliveira Silva; • Moção de Pesar nº 002/2021, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, ao senhor Roberto Francisco dos Santos;

• Moção de Pesar nº 003/2021, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, ao senhor Alexis Coelho Borges;

• Moção de Pesar nº 004/2021, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, ao senhor Valdeido Serafim da Costa;

• Ofício nº 074/2021, oriundo do gabinete do vereador Cleiton Vieira Pinto, que justifica a ausência na Sessão Ordinária do dia 12/08/2021 em virtude de se encontrar em viagem oficial;

• Ofício nº 078/2021, oriundo do gabinete do vereador Genilson Pereira de Souza, que justifica a ausência na Sessão Ordinária do dia 12/08/2021 em virtude de se encontrar em viagem oficial;

• Ofício nº 087/2021, oriundo do gabinete do vereador Joaquim Inácio de Sousa Neto, que justifica a ausência na Sessão Ordinária do dia 12/08/2021 em virtude de se encontrar em viagem oficial;

 

ORDEM DO DIA

 

• Moção de Reconhecimento e Aplauso nº 001/2021, de autoria do vereador Cleber Nilton Lima do Nascimento, à senhora Germany dos Anjos.

• Moção de Pesar nº 001/2021, de autoria do vereador Arinaldo Urbano da Costa, ao senhor Manoel Rodrigues Silva.

• Moção de Pesar nº 001/2021, de autoria do vereador Reinado José, ao senhor Edualdo de Oliveira Silva.

• Moção de Pesar nº 002/2021, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, ao senhor Roberto Francisco dos Santos.

• Moção de Pesar nº 003/2021, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, ao senhor Alexis Coelho Borges.

• Moção de Pesar nº 004/2021, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, ao senhor Valdeido Serafim da Costa.

 

DISCUTINDO A MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E APLAUSO Nº 001/2021:

Vereador Cleber Nilton (Republicanos): Pediu aos edis que votassem favorável a Moção de Reconhecimento e Aplauso destinada à senhora Germany dos Anjos, pelo seu excelente trabalho na UPA de Senhor do Bonfim.

 

Vereador Ary Urbano (DEM): Parabenizou ao Vereador Cleber Nilton pela iniciativa e a Sra. Germany dos Anjos pelo excelente serviço prestado na área da saúde.

 

A MOÇÃO FOI APROVADA POR UNANIMIDADE.

 

DISCUTINDO A MOÇÃO DE PESAR Nº 001/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR ARY URBANO:

Vereador Ary Urbano (DEM): Falou que o seu homenageado, Manoel Rodrigues da Silva, contribuiu no desenvolvimento do Municipal e pediu aos edis que votassem favorável.

A MOÇÃO FOI APROVADA POR UNANIMIDADE.

DISCUTINDO A MOÇÃO DE PESAR Nº 001/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR REINALDO JOSÉ: Vereador Reinaldo José (PROS): Falou que com grande satisfação homenageia Edualdo de Oliveira Silva pela pessoa querida que ele foi e manifestou eternas saudades.

A MOÇÃO FOI APROVADA POR UNINAMIDADE.

AS MOÇÕES DE PESAR Nº 002/2021, Nº 003/2021 E Nº 004/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR IDAILTON JARLE SANTIAGO DO NASCIMENTO FORAM APROVADAS POR UNANIMIDADE.

ORDEM DOS INSCRITOS

Vereador Rê do Sindicato (PT): O vereador citou a proposta de seu mandato em emitir para os agricultores o ITR – Imposto Territorial Rural, gratuitamente para todas as comunidades rurais.

Vereador Ary Urbano (DEM): Faltou da sua participação na corrida de atletismo. O edil disse que deve haver fortalecimento no esporte, pois a sua pratica contribui para uma vida saudável. O Vereador também cobrou ao Secretário de Infraestrutura do município, a pavimentação da Rua Ulisses Guimarães.

Vereador Elizeu, dos Temperos (PROS): Falou da nova Secretaria de Saúde. O edil disse que a visitou e ficou muito alegre com a estrutura confortável que trará dignidade aos munícipes.

Vereador Hermógenes Almeida (PT): Falou que o seu requerimento sobre a audiência pública com a Embasa, até então, não foi atendido. O vereador fez comparação com Projeto de Lei do Executivo sobre reposição salarial que, segundo o edil, passou tão rápido pela Câmara que nem deu tempo de o mesmo propor uma emenda.

ORDEM DAS BANCADAS:

Vereador Helson de Carvalho (DEM): Falou que se surpreende ao ouvir o Vereador Hermógenes (PT) falar de reposição salarial. Para o Vereador Helson, não é aceitável Moge dizer que tinha uma emenda para o Projeto do Prefeito sobre o reajuste salarial, sendo que nunca se propôs a lutar pelos servidores municipais.

Vereador Cleber Nilton (Republicanos): Respondeu ao Vereador Hermógenes Almeida, dizendo que o reajuste salarial dos servidores da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, está sendo estudado pelo jurídico da Casa. O edil ainda disse que nunca esteve incluso em escândalos de corrupção e que todos poderiam ficar tranquilos.

Vereador Elizeu dos Temperos (PROS): Falou que não entende o comportamento do Vereador de oposição Hermógenes Almeida. O edil questionou quando foi que o Vereador Hermógenes defendeu os servidores de Senhor do Bonfim. Segundo o Vereador Elizeu, isto nunca aconteceu. O Vereador também lembrou do episódio que todos os servidores viraram as costas para o Vereador de oposição.

Vereador Hermógenes Almeida (PT): O Vereador falou que em momento nenhum citou corrupção e muito menos o nome do Presidente da Câmara. O edil disse que não relatou que o reajuste salarial de 3% foi pouco, mas que colocaria uma emeda retroativa para janeiro que era a data base.

 

ASCOM - CMSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.