18 de agosto de 2021

UNEB: GRUPO DE APOIO AO FAMILIAR EM UTI PEDIÁTRICA REALIZA SUA PRIMEIRA LIVE



O Ministério da Saúde, através da Política Nacional de Humanização, diz que “ao acolher, permitimos o encontro, o estar presente, o relacionamento, a criação de vínculo entre a família, paciente internado e a equipe de saúde”. Com essa premissa o Grupo de Apoio ao Familiar em UTI Pediátrica (GAP), projeto vinculado ao Departamento de Educação, Campus VII, UNEB, em Senhor do Bonfim, convida para a primeira live com tema: “Internamento Infantil: uma conversa sobre acolhimento ao familiar”, que acontecerá no dia 26 de agosto, às 19h30. A live terá a presença da psicóloga Andréa Bastos Orge e do mediador Ailton Oliveira, estudante do curso de Enfermagem e monitor do GAP.


A professora do Curso de Enfermagem do Campus VII, Verônica Mascarenhas, salienta que a importância do evento é refletir sobre “o adoecimento e a hospitalização da criança, em especial quando ocorre na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), provocam na família um estado de fragilidade, insegurança e medo”. Esse sofrimento dos familiares, também acarreta “em decorrência da ameaça de morte gerada pela doença e pelo tratamento, dessa forma, o acolhimento ao familiar passou a ser indispensável no contexto dos serviços de saúde”, acrescenta Verônica.


Os cuidados com a família, a formação do profissional da enfermagem para atender, compreender e ser solidário em tentar minimizar os efeitos desse processo de internação, serão focos das discussões.  O evento é voltado para estudantes e profissionais da saúde, além da população em geral e trará uma reflexão acerca das vivências no âmbito da UTI pediátrica e será transmitido através do canal GPCENF no YouTube.


Irenilda Maria

NAC – DEDC VII/UNEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.