23 de fevereiro de 2022

CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM REALIZA A 03° SESSÃO ORDINÁRIA DO 01° SEMESTRE



Nesta terça-feira, 22 de fevereiro, a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou a 03° Sessão Ordinária do 01° semestre presidida pelo Vereador Idailton Galeguinho, com a seguinte pauta: 


EXPEDIENTE


• PROPOSTA DE EMENDA À LEI ORGÂNICA Nº 02/2022, que “Altera o art. 33 da Lei Orgânica Municipal de Senhor do Bonfim e dá outras providências”. 

• INDICAÇÃO Nº 001/2022, de autoria do vereador João Carlos Bernardes Pereira Júnior, que indica “identificar os locais que estão se tornando verdadeiros lixões e coibir o descarte de lixos e objetos, móveis e entulhos nessas áreas públicas ou particulares”; • INDICAÇÃO Nº 002/2022, de autoria do vereador João Carlos Bernardes Pereira Júnior, que indica “que seja elaborado plano de orientação continuado com os profissionais de saúde da educação, criando um programa de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis, a ser debatido entre jovens e adolescentes no espaço escolar ou até mesmo de forma virtual pelas redes sociais”; 

• INDICAÇÃO Nº 004/2022, de autoria do vereador Arinaldo Urbano da Costa, que indica a “reforma e revitalização da Praça Simões Filho (Praça da Lagoa) ”; 

• Pedido de Providência nº 004/2021, de autoria da vereadora Lúcia Cristina Souza Cerqueira, que solicita “o conserto de rede de esgoto do calçamento na Rua José Pacheco, bairro Gamboa, Município de Senhor do Bonfim”.



ORDEM DOS INSCRITOS



Vereador Ary Urbano (DEM): Relatou que esteve em viajem oficial à cidade de Salvador – BA, visitando a superintendência da defesa civil do estado da Bahia, onde foi recepcionado pelo Sr. Coronel Flacton e a coordenadora Meire Mendes, que agendou uma reunião para atualizar o cadastro de estiagem de Senhor do Bonfim. O Edil também agradeceu pela recepção do Chefe de gabinete da SEAGRI - Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, onde conquistou vantagens para agricultura do Município como: 80mil alevinos e um curso de piscicultura. 


Vereador Biro Biro (PRB): Justificou suas faltas nas Sessões anteriores por exercendo isolamento social, por estar infectado com a COVID-19. O Vereador também exortou os cuidados que devem ser exercidos pela população. 


Vereador Cleiton Vieira (PCdoB): Solicitou da Mesa Diretora que convoque a todos os Vereadores da Casa para debaterem com a Secretária de Saúde do Município e os representantes do Poder Executivo para viabilizar emendas parlamentares que comtemplem a saúde infantil.  


Vereador Hermógenes Almeida (PT): Disse que tem acompanhado os recursos destinados ao Município e citou que no ano de 2021, para o executivo municipal foi um ano bom em recursos, apesar de ainda vivenciarmos a pandemia. O Vereador também fez comparações do governo atual com a gestão passada de quando o município recebeu em dinheiro. 


Vereador Rê do Sindicato (PT): O Vereador destacou que conseguiu para o Município duas mecanizações agrícolas, acompanhadas de grade, arado, caçamba, carreta e dentre outros equipamentos que irá melhorar a produção.  


Vereador Quinho do Carrapichel (PCdoB): Destacou algumas conquistas e parcerias com governo do Estado e os Deputados a quem apoia, onde conseguiu para região da Barroca o recurso de R$ 600.300,00 para água indústria de beneficiamento de frutas. 

O Vereador também ressaltou que foi à Salvador junto aos Vereadores Cleiton Vieira e Lúcia Cerqueira, onde conquistaram cerca de 300mil alevinos, que distribuirá para região. 


ORDEM DO DIA 


Requerimento n° 01/2022, de autoria da mesa diretora da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, que solicita a antencipação da Sessão Ordinaria do dia 24 de fevereiro de 2022 para o dia 23 de fevereiro de 2022, pois conforme o projeto de lei 05/2022 do poder executivo existe urgência para que o projeto seja votado e reajustado os vencimentos dos servidores municipais efetivos.


O REQUERIMENTO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE.



ORDEM DAS BANCADAS 



Vereador Elizeu dos Temperos (PROS): Referindo-se ao Vereador Quinho do Carrpaichel, o Edil falou que não entraria na discussão sobre Vereadores viajarem e não trazerem nada para o Município. 

O Vereador parabenizou o Presidente da Casa Vereador Idailton Galeguinho por propor a emenda à lei orgânica que reduzirá o período de recesso da Câmara, de 15 de dezembro à 15 de fevereiro, para 15 de dezembro a 15 de janeiro. 

O parlamentar parabenizou o Poder Executivo por alugar máquinas de patrolamento para executar serviços nas zonas rurais do Município.


Vereador Biro Biro (PRB): falou sobre as reivindicações das comunidades que cobram a retirada lixos e entulhos representes em seus bairros, mesmo após o Município ter retirado cerca de 2mil caçambas de entulhos de toda Cidade. Segundo o Edil, deve-se haver orientação para os munícipes de como e onde descartar os lixos, para evitar lixões nas estradas vicinais e bairros do Município. 


Vereador Netinho do Táxi (PRB): Manifestou indignação por pessoas não identificadas que criaram perfis fakes nas redes sociais utilizando a imagem de suas filhas. O Edil informou que os envolvidos não ficarão impunes, pois as medidas cabíveis serão tomadas. Ainda em suas palavras, salientou que esteve em Salvador – BA acompanhado do Prefeito Laércio Júnior, o vice – Elizeu Rios e o Vereador Biro Biro visando o gabinete do Deputado Estadual Márcio Marinho para reivindicar demandas para o Município. 


Vereador Hermógenes Almeida (PT): Relatou que visitou a comunidade de Quebra Facão, região do distrito de Tiajuçu e se deparou com a estrada intransitável.  

O Vereador disse que observou a reforma da Escola de Quebra e percebeu que somente pintaram a frente da escola, deixando o fundo sem pintura. Ainda, relatou que o governo construiu uma fosse e deixou aberta, podendo causar acidentes. O Edil falou que perguntou os moradores quem estava realizando a obra e foi informativo que seria o pai do prefeito, o ex vereador Laércio Muniz. Na tribuna, o Edil questionou qual o vínculo do mesmo com Município. 


Vereador Idailton Galeguinho (DEM):  justificou a sua ausência na Sessão Ordinária do dia 17 de fevereiro de 2020, apresentado a declaração de comparecimento à unidade de saúde onde esteve acompanhando sua mãe, que realizara procedimentos médicos. Referindo a palavra ao Vereador Elizeu dos Temperos, sobre os questionamentos referentes aos vereadores que possuem 60 dias de recesso, o Edil bradou que entrará com Projeto a emenda a Lei Orgânica que altera o período de recesso parlamentar de 60 dias, 15 de dezembro à 15 de fevereiro, para 30 dias, de 15 de dezembro a 15 de janeiro.  

Ainda em sua fala, o Presidente da mesa agradeceu o Prefeito Laércio Júnior e a Secretaria de Infraestrutura por providenciarem maquinas que proverão as necessidades da sede e zona rural. 

Direcionando a fala ao Vereador Hermógenes Almeida, disse que as máquinas estão trabalhando na região de Tijuaçu, por sua reivindicação e que executarão os serviços demandados com perfeição. Ainda usando a palavra, o Edil disse que o Vereador Hermógenes Almeida não possui credibilidade para criticar as ações do ex vereador e pai do prefeito atual Laércio Muniz de Azevedo, pois o mesmo trabalha pelo Município sem ganhar absolutamente nada. 


ASCOM – CMSB – “O FUTURO DO NOSSO MUNICIPIO PASSA POR AQUI. ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

analytics