19 de março de 2022

CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM REALIZA A 09° SESSÃO ORDINÁRIA DO 01° SEMESTRE



Nesta terça-feira, 17 de março, a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou a 09° Sessão Ordinária do 01° semestre presidida pelo Vereador Idailton Galeguinho, com a seguinte pauta: 


EXPEDIENTE


• Projeto de Lei do Legislativo nº 010/2022, de autoria do vereador Joaquim Inácio de Sousa Neto, que “Dispõe sobre instituir o Dia dos Desbravadores como data comemorativa no calendário municipal de Senhor do Bonfim e dá outras providências”; 

• Projeto de Lei do Legislativo nº 014/2022, de autoria do vereador Hermógenes Gomes de Almeida, que “Dispõe sobre autorização para distribuição de absorventes higiênicos para mulheres de baixa renda, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social”; 

• REQUERIMENTO Nº 002/2022, subscrito pelos vereadores Arinaldo Urbano da Costa e João Carlos Bernardes Pereira Júnior, que indica “que seja feito um estudo de viabilidade para implantação de sistema de conexão de internet via Wi-Fi fornecida gratuitamente pela prefeitura com cobertura na Praça Nova do Congresso, Comércio, Estádio Municipal Pedro Amorim e Centro do Município”; 

• INDICAÇÃO Nº 001/2022, de autoria do vereador Joaquim Inácio de Sousa Neto, que indica “que contemple a elaboração de um projeto de construção de uma praça, com academia para terceira idade, equipada com aparelhos de solução sustentável, bem como uma quadra poliesportiva para crianças e jovens praticarem esportes e terem um lazer sem sair do bairro”; 

• INDICAÇÃO Nº 011/2022, de autoria do vereador Arinaldo Urbano da Costa, que indica “estudo de viabilidade para implantação de um Centro Municipal Integrado de especialidades pediátricas, no Município de Senhor do Bonfim”; 

• INDICAÇÃO Nº 012/2022, de autoria do vereador Arinaldo Urbano da Costa, que indica “estudo de viabilidade para implantação do Programa Social ‘Creche da Terceira Idade’, no Município de Senhor do Bonfim”; 

• Pedido de Providência Nº 002/2022, de autoria da vereadora Maria Socorro de Andrade, que solicita a realização de “passar a máquina e cascalho na Rua Paulo Hilarião, no Bairro Alto da Rainha; passar a máquina e cascalho na Travessa Dr. Pedro Falcão, no Bairro Alto da Rainha, e na Rua Dr. Marlos Wanderley, Alto da Rainha, perto da JR Net”; 

• Pedido de Providência Nº 003/2022, de autoria da vereadora Maria Socorro de Andrade, que solicita “que seja feita limpeza e capinagem na Rua Bartilote (Travessa com a Rua Fernando Jatobá), avenida que segue indo para o Itamaraty”; 

• Pedido de Providência Nº 004/2022, de autoria da vereadora Maria Socorro de Andrade, que solicita “que sejam trocadas as manilhas da Rua Monte Santo (Bairro São Jorge), com urgência, pois quando chove as águas dos esgotos estão retornando para suas residências”; 

• Pedido de Providência Nº 004/2022, de autoria do vereador Gilson Ernesto Leite Rodrigues, que solicita “maior fiscalização sobre as pessoas que utilizam carros de som automotivos para muito além do permitido nas casas populares, principalmente nas intermediações da praça da feira”; 

• ATA da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos do Cidadão do ano de 2022 (processo de cobrança de valores referentes ao combustível e gás de cozinha em Senhor do Bonfim); 

• Ofício nº 035/2022, oriundo do gabinete do vereador Genilson Pereira de Souza, que justifica a ausência do vereador na Sessão Ordinária do dia 17-3-2022, em virtude de se encontrar executando atividades inerentes ao exercício do mandato parlamentar.


ORDEM DO DIA


REQUERIMENTO Nº 002/2022, subscrito pelos vereadores Arinaldo Urbano da Costa e João Carlos Bernardes Pereira Júnior, que indica “que seja feito um estudo de viabilidade para implantação de sistema de conexão de internet via Wi-Fi fornecida gratuitamente pela prefeitura com cobertura na Praça Nova do Congresso, Comércio, Estádio Municipal Pedro Amorim e Centro do Município”. 


DISCUTINDO O REQUERIMENTO N° 002/2022:


Vereador Ary Urbano (DEM): Falou que esse requerimento é um estudo de viabilidade para instalação de internet gratuita no Centro da Cidade, favorecendo aos estudantes da rede pública de ensino que necessitam de uso de internet, como também toda sociedade bonfinense. 

O Parlamentar sugeriu que o Poder Executivo faça uma parceria com empresas que ofereçam internet para cidade para flexibilizar o processo. 


Vereador Biro Biro (PRB): Falou que o requerimento está pedindo um estudo de viabilidade ao Poder Executivo e não determinando o estabelecimento de internet gratuita em pontos públicos. 

O Vereador disse que esse requerimento é para o estudo de um sistema que está havendo em várias cidades do país, que resulta na condição de estudantes e cidadãos bonfinenses adquirirem flexibilidade em suas ações.


Vereador Elizeu dos Temperos (PROS): Falou que a tramitação desse requerimento foi equivocada. Segundo o Edil, o correto seria propor uma indicação ao Poder Executivo. 


Vereador Netinho do Táxi (PRB): Questionou se não possui o direito de escolha em votar ou não no requerimento. Indignado com um dos propositores, Vereador Biro Biro, o parlamentar afirmou que não será favorável ao requerimento pelo motivo de estar sendo tramitado de forma incorreta e pela falta de educação do Vice-presidente da Câmara quando expressou que se os Edis votarem contra, ele também será contrário aos projetos dos colegas.


Vereador Gilsinho do Ernesto (PSL): Pediu ao Presidente da Câmara para averiguar, junto ao jurídico da Casa, se já não possui uma indicação dessa protocolada pelo mesmo na Câmara.


Vereador Helson de Carvalho (DEM): Falou que esse requerimento está sendo tramitado de forma errada. Segundo o Edil, o requerimento em pauta deveria ser feito como Indicação ao Poder Executivo, por esse motivo o Vereador se declarou contrário a proposição.


Vereador Cleiton Vieira (PCdoB): Pegando gancho na fala do Vereador Helson de Carvalho, o Edil falou que o requerimento possui uma finalidade que não cabe a proposição em discussão. O Edil falou que esse tipo de proposição deveria ser realizado como indicação. 


O REQUERIMENTO DE N° 02/2022 FOI REPROVADO COM 03 ABTENSÇÕES, 03 VOTOS FAVORAVEIS E 06 VOTOS CONTRÁRIOS.


ORDEM DOS INSCRITOS


Vereador Cleiton Vieira (PCdoB): Destacou para a comunidade desportista bonfinense que, através de emendas parlamentares e emendas que ficaram travadas na gestão anterior, anunciou a reforma de 07 quadras poliesportivas que se encontram deterioradas no Município.  As quadras são dos bairros: Monte Alegre, Cidade Nova, Barbosa Santos, Santos Dumont, Paulista II, passagem velha e lagoa. 


Vereador Rê do Sindicato (PT): Destacou que esteve presente na solenidade de inauguração do NEAM – Núcleo Especial de Atendimento à Mulher, nesta quinta-feira (17). 

O Edil salientou que essa conquista é fruto da parceria do governo do Estado e o governo Municipal que, juntos, estão trabalhando em prol do apoio às políticas públicas para mulheres, fortalecendo a defesa do acolhimento, acompanhamento e encaminhamentos para especializas.


Vereador Biro Biro (PRB): Falou que, em parceria com Presidente da Câmara, solicitaram reforma da “quadra do paulista” e ontem, em reunião com Prefeito de Senhor do Bonfim, obteve a confirmação da requalificação completa da quadra.


Vereador Netinho do Táxi (PRB): Destacou que foi cobrado pelos cidadãos bonfinenses sobre o trabalho mal feito que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA, está realizando na Cidade. O Vereador também relatou que os servidores da empresa tratam os moradores mal. 


Vereador Cleber Nilton Babão (PRB): Convidou a comunidade bonfinense para Ordem de Serviços da Rua Castro Alves – no distrito de Igara e para o momento Solene da Entrega de uma Ambulância para o Distrito. O Edil destacou que Senhor do Bonfim virou um Canteiro de obras. 


Vereador Socorro do Pelé (DEM): Destacou suas reivindicações ao governo do Municipal, que totalizou 120 pedidos de providências. 

A Vereadora agradeceu e parabenizou o Poder Executivo por atender suas solicitações. 


ORDEM DAS BANCADAS


Vereador Helson de Carvalho (DEM):  anunciou as obras realizadas pelo gestor municipal e o parabenizou pelo trabalho que está sendo realizado. 

O Vereador também parabenizou o Vereador Babão (PRB) pela indicação de um parquinho infantil e a conquista da ambulância, através de emenda concedida pelo Dep. Federal Elmar Nascimento, para o Distrito de Igara.


Vereador Elizeu dos Temperos (PROS): Referindo-se ao discurso do Vereador Cleiton Vieira (PCdoB) durante a ordem dos inscritos, falou que uma das quadras que o Edil citou que será reformada, a quadra localizada no Bairro Barbosa Santos, disse que o recurso para realização teria sido travada pela gestão passada e o Prefeito Laércio Júnior quem conseguiu destravar o recurso para dar início a reforma. 

O Vereador falou que o Partido dos Trabalhadores – PT, gostam de pegar ponga nos trabalhos. Segundo o Edil, moradores relataram que durante o bloqueio do recurso, nenhum representante político do PT visitou ou tentou solucionar o problema. 


Vereador Netinho do Táxi (PRB): Parabenizou o Chefe do Poder Executivo pelos trabalhos de reforma de quadras, escolas, asfaltamento, etc. Segundo o Edil, a Cidade se transformou em um canteiro de obras. 

O Vereador também falou sobre o desabamento da ponte do bairro alto do cigano e solicitou do Poder Executivo atenção para aquela área. 


Vereador Cleiton Vieira (PCdoB): Sobre as informações proferidas pelo Vereador Elizeu dos Temperos, o parlamentar falou que não usa da mentira para se aproveitar de situações. 

O Vereador falou que, independente de posição política, deixou claro que as obras de requalificações das quadras estão acontecendo por contribuição do governo atual. Disse que não declarou ser o reivindicador de todas obras, mas apenas das quadras dos povoados passagem velha e lagoa. 


Vereador Rê do Sindicato (PT): Comunicou a população bonfinense sobre a realização da 12° Feira do Umbu, que ocorrerá dia 17 de março, com as seguintes atrações: Cicinho de Assis, Lu Santana e autoridades. 


Vereador Idailton Galeguinho (DEM): Destacou que participou da inauguração do NEAM – Núcleo Especial de Atendimento à Mulher e se sentiu feliz pela realização, mas ao mesmo tempo triste por saber que o trabalho da polícia civil não está sendo valorizado pelo Governo Estadual da Bahia. 

O Vereador falou que o governo do Estado está gastando 27 milhões com publicidade e ignorando a requalificação da segurança pública.  Ainda, o Vereador destacou que a Bahia possui 05 cidades que estão no ranking das Cidades mais violentas do Brasil.  


ASCOM – CMSB – “O FUTURO DO MUNICIPIO PASSA POR AQUI. ”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

analytics